Sébastien Ogier assumiu a liderança do Rally de Monte Carlo, prova que abre a temporada 2019 do Mundial de Rally, nesta sexta-feira (25). O francês, que faz neste ano seu retorno à Citroën, venceu dois dos cinco estágios do dia no principado, tomou a primeira colocação na parte da tarde, e tomou a dianteira com um tempo acumulado de 1h37min17s3.

LEIA MAIS:
Tänak fecha quinta-feira do Rally de Monte Carlo na frente

A segunda posição pertence a Thierry Neuville, piloto da Hyundai que aparece apenas dois segundos atrás de Ogier. O belga chegou a liderar a prova pela manhã, mas um mau desempenho na sétima especial custou a ponta ao piloto, que venceu o oitavo estágio. Andreas Mikkelsen, também da Hyundai, aparece na terceira colocação, com 1min17s7 de atraso para o líder.

Vencedor do sexto estágio, Jari-Matti Latvala, com um Toyota, aparece na quarta colocação, e é seguido por Sébastien Loeb, com outro Hyundai. O francês, que disputará seis etapas com a equipe sul-coreana, triunfou nas especiais quatro e sete, entrando no top-5. Elfyn Evans, com um Ford da M-Sport, ocupa o sexto posto, e é seguido por Ott Tänak, piloto da Toyota que abriu o dia na liderança, mas sofreu um furo de pneu na sétima especial.

Kris Meeke, que corre com outro Toyota, aparece na oitava colocação após oito especiais, e é seguido por dois concorrentes do WRC2. Gus Greensmith ocupa a nona posição com um Ford da M-Sport, e lidera na classe WRC2 Pro, enquanto Yoann Bonatto, com um Citroën, fecha o grupo dos dez melhores. Ainda merece destaque o ex-piloto de Fórmula 1 Stéphane Sarrazin, que com um Hyundai, aparece em 11º.

A sexta-feira também foi marcado por problemas. A organização optou por cancelar a terceira especial da prova – a primeira do dia – por motivos de segurança. Torcedores se posicionaram em posições consideradas perigosas, e não houve tempo para retirá-los antes do início da especial. Entre os competidores, Pontus Tidemand abandonou a disputa no sexto estágio após uma quebra de suspensão. Esapekka Lappi também teve este problema, mas seguirá na prova.

Neste sábado (26), serão realizadas mais quatro especiais. O Rally de Monte Carlo terá seu encerramento no domingo, com outros quatro estágios.

Fotos: Red Bull Content Pool