Notícias
  • 25/06/2022
Coluna da Bel: Mariano Perez, o cara da Motul no Brasil

Mariano Perez é o cara da Motul no Brasil! Após ficar nada menos do que 17 anos na Pirelli, o executivo argentino, que acumula uma vasta experiência nos mercados de automóveis, motocicletas e no universo das competições assumiu recentemente o posto de General Manager da multinacional francesa no Brasil. 

E ele chega ao posto em um momento bastante especial para Motul, que em 2022 comemora 30 anos de operações no Brasil. As metas de Perez para esta nova etapa são bem grandiosas. Entre os propósitos do executivo estão a missão de triplicar os resultados da marca francesa nos próximos três anos, além de dar continuidade a expansão do portfólio da empresa, que além de lubrificantes começou a diversificar a oferta de produtos, disponibilizando linhas com itens para cuidados com motos, capacetes e até mesmo bicicletas.

A diretora da Motor Mídia Editora, Isabel Reis, entrevistou Mariano Perez, e você confere a entrevista completa em vídeo no canal do YouTube da revista MOTOCICLISMO Brasil, ou então dando play no vídeo abaixo:

A seguir, você confere os principais trechos da conversa que estão ligados ao universo automobilístico. Para ler todo o conteúdo, clique aqui, ou assista em vídeo.

Como é a atuação da Motul no setor de lubrificantes para automóveis, no Brasil?

Mariano Perez: Nessa área temos um produto lançado aqui e direcionado para maior economia de combustível, e para também para veículos com quatro ou cinco anos de uso. Somos uma empresa de alto valor agregado. Temos também linhas com maior tecnologia e inovação, com uma formulação homologada para carros premium. 

LEIA MAIS:

Porsche apresenta hipercarro para correr provas de endurance
MotoGP disputa GP da Holanda; confira horários e onde assistir na TV
Veja como está o grid da F1 para 2023 após a renovação de Gasly

A Motul tem uma ligação muito forte com o automobilismo. Nos conte como é feito este desenvolvimento e como começou a ligação da Motul com as pistas?

Mariano Perez: Motul tem historicamente uma ligação muito forte com o automobilismo. No final das contas o nosso produto 300V é super histórico, com grande presença no automobilismo mundial. Sem dúvida, falar de Le Mans é falar de Motul. Voltei recentemente de Le Mans: é uma sinergia de muitos anos de parceria. A Motul, por exemplo, ficou nos pódios de praticamente todas as categorias. Desde o hipercar e conquistando os primeiros lugares nas categorias mais relevantes. Com certeza o nosso produto 300V, que é o indicado para o mundo das competições.

Motul, Mariano Perez, Le Mans
A Motul tem grande tradição no automobilismo e está sempre presente em Le Mans (Foto: Divulgação)

E como é essa relação com o automobilismo no Brasil?

Mariano Perez: O nosso embaixador é o Nelsinho Piquet, em uma parceria que começou em 2021. Ele é um superpiloto, com uma força que nos ajuda a levar a nossa marca ao topo do mais alto nível. Temos uma estratégia muito consolidada nesse segmento. Ele atua mais na imagem do que em sugestões tecnológicas, até porque os nossos produtos de competição são desenvolvidos na França. Aqui no Brasil o Nelsinho atua mais como embaixador da marca e como nosso piloto, seja na Stock Car, seja nas corridas da Porsche, e no ano passado ele correu no Rally dos Sertões. E no próximo ano vai correr em Le Mans, na United Motorsports, que também é patrocinada pela Motul. Tem muito em comum entre o que o Nelsinho está fazendo e o que a Motul está procurando.

Motul, Nelsinho Piquet, Stock Car, Toyota, Le Mans
Nelsinho Piquet é embaixador da Motul no Brasil e deve correr em Le Mans no próximo ano (Foto: Divulgação)

Quais são as categorias de corridas no Brasil que a Motul tem mais ligação?

Mariano Perez: Não patrocinamos um campeonato, mas, sim, equipes que depois participam dos campeonatos. No caso da Stock Car estamos em conjunto com a equipe da Motul, do Nelsinho Piquet. Depois somos patrocinadores do Rally dos Sertões, onde também temos algumas equipes. E em competições de motos temos algumas equipes no Superbike, por exemplo. Temos equipes da KTM participando do Enduro ou no rali. 

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram e no Twitter!

Mesmo sendo Off Road, essas categorias também ajudam no desenvolvimento de produtos? É o mesmo tipo de lubrificante?

Mariano Perez: Sim, é o mesmo tipo. A gente sempre fala que vai do mundo das pistas para o mundo real. A Motul está presente no Dakar, atuando em dois times de MotoGP, que é o caso da Suzuki e Pramac Racing Ducati. Somos oficial partner do Mundial de Superbikes. Depois temos as equipes de Le Mans, do hipercar, utilizando Motul… tudo é um laboratório. Essa atuação ajuda a entender o que está acontecendo e como o seu produto está sendo utilizado em situações extremas, que depois vai obter o melhor resultado no dia a dia.

Motul, WorldSBK, Mundial de Superbikes, Toprak, Rea, Bautista, Lecuona, Van der Mark
A Motul também tem uma forte presença no Mundial de Superbike, inclusive batizando o campeonato, cujo nome oficial é Motul FIM Superbike World Championship (Foto: Divulgação)

Qual mensagem você gostaria de passar para os leitores da MOTOCICLISMO e da RACING?

Mariano Perez: A minha mensagem é: não desistam ou se esqueçam dos seus sonhos, porque sempre precisamos nos desafiar constantemente para conquistar o que a gente se propõe. Leitores, entusiastas do mundo de duas rodas ou de quatro rodas: aproveitem a vida, aproveitem o seu carro, a sua moto, porque isso faz a gente (que respira esse mundo) mais feliz. Apesar de todo contexto, devemos procurar ser felizes e buscar conquistar o que a gente quer.

Deixe seu Comentário

Comentários