Card image
Super carros
Supercarros em uma superpista!

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/09/2020
  • Atualizado: 09/09/2020 às 10:04
  • Por: Venicio Zambeli

O Porsche Club Route Tour reuniu grandes modelos da marca alemã e estreou a nova pista de testes da Pirelli no Brasil. Saindo da sede Stuttgart Porsche na cidade de São Paulo, os supercarros foram até Circuito Panamericano Pirelli, em Elias Fausto, no interior do estado. O evento proporcionou emoções distintas aos associados do Porsche Club Brasil. O primeiro evento oficial realizado no novo campo de provas da marca italiana de pneus proporcionou uma oportunidade rara de conhecer algumas das pistas existentes no complexo, entre elas os circuitos de asfalto seco, de asfalto molhado, frenagens e off road.

Porsche
Porsches aceleram na pista Dry Handling – Foto: YO! Studio / divulgação

 

O dia começou com uma largada simbólica dada na Stuttgart Porsche São Paulo. O percurso válido para classificação do Route Tour foi iniciado no km 34 da Rodovia dos Bandeirantes e teve cerca de 130 quilômetros de extensão. Por ser um passeio em vias públicas, os participantes deveriam manter uma média de velocidade obedecendo aos limites de cada trecho das estradas incluídas no roteiro.

Porsche
Porsches clássicos e especiais: recriação do 911 de rali da década de 1970
– Foto: YO! Studio / divulgação

 

A chegada no Circuito Panamericano Pirelli marcou o fim do Route Tour e o início das atividades de apresentação do novo campo de provas aos participantes do Porsche Club Brasil. Divididos em três grupos, os participantes conheceram as pistas Dry Handling (traçado de asfalto seco), Wet Handling (traçado de asfalto molhado), testes especiais e Off Road, sempre orientados pela equipe de pilotos instrutores formada por Beto Gresse, Rodrigo Hanashiro, Maurizio Sala, Fábio Carbone, Alessandro Salgado e Franklin Bonacio. Nas três primeiras, cada associado pilotou seu próprio automóvel, seguindo as orientações dos pilotos instrutores e obedecendo o ritmo imposto por um carro madrinha. O conhecimento da pista de Off Road aconteceu a bordo de Porsches Cayenne e-Hybrid pilotados por instrutores que percorreram trechos de alagamento, rampas, inclinação lateral, gangorra e estrada de terra.

Porsche
Porsches clássicos e especiais: 911 Targa de 1980 acelera na pista
– Foto: YO! Studio / divulgação

 

No fim da programação, as cinco duplas mais bem colocadas (as que perderam menos pontos no Route Tour) receberam troféus. Para enfatizar o caráter amigável e familiar dos eventos do Porsche Club Brasil, o regulamento prevê pontuação da etapa em dobro para quem tiver cônjuge ou familiar como navegador. Os resultados do Route Tour acirraram a disputa pela Porsche Club Cup: a equipe Pôneis Malditos assumiu a liderança com 68 pontos, com a Porsche Virus em segundo (64) e a Gulf Eagles em terceiro (62) entre as 14 equipes inscritas na Porsche Club Cup em 2020.

Porsche
Porsche Cayenne na pista Off Road do complexo da Pirelli
– Foto: YO! Studio / divulgação

 

Toda a programação e montagem do evento foram feitas de maneira a preservar o distanciamento social e as normas de segurança determinadas pelas autoridades sanitárias. O número de inscritos foi limitado e não houve presença de convidados nem de imprensa – somente os participantes e o staff tiveram acesso ao Circuito Panamericano Pirelli. Além da obrigatoriedade de uso de máscaras e da farta disponibilidade de álcool gel nas dependências da Stuttgart e do Circuito Panamericano Pirelli, os participantes receberam instruções por meio eletrônico. A higienização dos ambientes e do mobiliário foi constante durante todo o dia e o pódio foi montado com degraus espaçados. Tudo isso deixou as pessoas presentes mais à vontade para conhecer as instalações e apreciar os carros especiais expostos no Circuito Panamericano Pirelli, como o Porsche 935 e o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport (campeão do Endurance Brasil em 2017 com Marcel Visconde e Ricardo Mauricio).

Porsche
Porsche 935 na pista Dry Handling – Foto:
YO! Studio / divulgação