Card image
Super carros
Protótipo Sigma P1: novo conjunto de motor e transmissão para 2020

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/07/2020
  • Atualizado: 29/07/2020 às 0:40
  • Por: Venicio Zambeli

Uma grande novidade da Sigma P1 para a temporada 2020 da Endurance Brasil é um novo conjunto de força, com motor e transmissão desenvolvidos pela própria empresa para protótipos de alta performance. Ela desenvolveu um carro mais leve, resistente e aerodinâmico. O motor é um 4 cilindros de 1550cc turbo, com o câmbio sequencial de 6 marchas e trocas por paddle-shift.

 

Texto: MS2 Comunicação / divulgação – Fotos: Willian Inacio / divulgação

Sigma P1
Sigma P1 2020: protótipo mais leve, resistente e aerodinâmico Foto: Willian Inacio / divulgação

 

“É um projeto feito do zero integrando todas as necessidades de um carro de corrida moderno, ao invés de ser um projeto aditivo em que se compram componentes prontos e vão se adicionando peças para completar o conjunto”, conta o engenheiro Evandro Flesch.

Sigma P1
Sigma P1 se prepara para estrear no Endurance Brasil 2020

 

O projeto busca explorar o novo regulamento 2020, que impõe limites à potência dos motores pelo consumo de combustível. “Fizemos o conjunto mais leve possível com a potência que a categoria permite. O resultado é algo como os motores turbo da Fórmula 1 dos anos 80, mas com gerenciamento eletrônico moderno”, completa Evandro. O motor entrega mais de 500 cavalos de potência, com o corte de giro acima dos 10 mil rpm.

Sigma P1
Motor 4 cilindros de 1550cc turbo, com o câmbio sequencial de 6 marchas, que entrega mais de 500 cv de potência – Foto: Sigma / divulgação

 

O novo conjunto é cerca de 180 quilos mais leve que o motor V8 turbo com câmbio Xtrac usado nas poles e vitórias da equipe em 2019, onde os pilotos Jindra Kraucher e Aldo Piedade Jr, a bordo do protótipo Sigma P1 se consagraram vice-campeões da categoria P2. “A usinagem CNC nos permite produzir peças com geometrias incríveis em muito menos tempo que por processos tradicionais. A estrutura já é feita para suportar não apenas muita potência como também todas as cargas da suspensão e da asa traseira do protótipo”, explica o engenheiro Pedro Fetter.

Sigma P1
Conjunto mecânico montado no carro Sigma P1 2020 – Foto: Sigma / divulgação

 

A estreia do novo protótipo da empresa está marcada para a etapa de abertura do Império Endurance Brasil, que acontece no próximo dia 1 de agosto no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O Império Endurance Brasil voltará a pista e seguirá um rígido protocolo de segurança, realizando a prova de Quatro Horas sem a presença do público e com portões fechados.

A confirmação aconteceu após a liberação do Governador João Dória anunciar a reabertura do automobilismo no estado de São Paulo, em coletiva no dia 17 de julho. A categoria já tinha a data em seu calendário original, que teve três etapas adiadas no primeiro semestre, em função da pandemia.

“Nosso desejo sempre foi iniciar o campeonato com a máxima segurança, preservando pilotos, equipes e profissionais envolvidos no evento. Por isso, todo o trabalho será realizado com o mais alto padrão de segurança”, explicou Henrique Assunção, presidente da APE – Associação de Pilotos de Endurance.

A prova Quatro Horas de Interlagos terá transmissão ao vivo do Sportv, com a largada às 11h30.

O Império Endurance Brasil é promovido pela Associação de Pilotos de Endurance e homologado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), e conta com patrocínio da Cervejaria Império, Stuttgart, Pirelli e Eurobike e apoio da Corsa e Vigor Saúde.