Card image
Super carros
O retorno do Volkswagen ID.R elétrico!

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/09/2020
  • Atualizado: 01/09/2020 às 23:51
  • Por: Venicio Zambeli

Exatos 411 dias depois da prova que rendeu o recorde pela montanha de Tianmen, na China, o carro de corrida totalmente elétrico da marca alemã retornará à ação no tradicional festival de corridas da Inglaterra, o Goodwood SpeedWeek, entre os dias 16 e 18 de outubro de 2020.

Volkswagen ID.R
Volkswagen ID.R no Festival de Goodwood em 2019 – Foto: VW

 

Depois que a pandemia de coronavírus causou o cancelamento do Goodwood Festival of Speed ​​(FoS) e do Goodwood Revival, os organizadores lançaram um novo evento: Goodwood SpeedWeek, no qual carros de corrida históricos encontrarão veículos atuais e novidades automotivas do futuro.

Como o festival de três dias acontecerá a portas fechadas, haverá uma extensa cobertura online, incluindo várias transmissões ao vivo. Tendo conquistado a vitória no Festival of Speed ​​nos últimos dois anos com o ID.R de 500 kW (680 cv de potência), a Volkswagen Motorsport viajará para o sul da Inglaterra com um novo desafio, pois o SpeedWeek não acontecerá aos arredores de Goodwood Hill, mas sim no circuito fechado Goodwood Motor, de 3,809 quilômetros.

Volkswagen ID.R
O Volkswagen ID.R espera bater mais um recorde em Goodwood este ano – Foto: VW

 

“Por décadas, Goodwood tem sido uma verdadeira atração para os entusiastas do automobilismo em todo o mundo, e estamos muito satisfeitos que os organizadores tenham lançado a SpeedWeek nestes tempos tão desafiadores”, disse o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets. “Como um dos poucos eventos automobilísticos deste ano, o SpeedWeek oferece ampla cobertura. Dessa forma, podemos mais uma vez demonstrar o fantástico desenvolvimento da eletromobilidade da Volkswagen para um público de milhões, mesmo que infelizmente só possa ser na TV e via transmissão online desta vez. ”

Volkswagen ID.R
O piloto Romain Dumas (esq.) é o piloto da Volkswagen – Foto: VW

 

Como a figura emblemática esportiva da família ID. da Volkswagen, o ID.R acompanhará o lançamento do ID.31 e a estreia mundial do ID.42, os dois primeiros modelos de produção totalmente elétricos da Volkswagen. A entrega do ID.3 primeira edição, limitada a 30.000 carros, terá início em setembro. O ID.3 está disponível para encomenda em muitos países europeus desde 20 de julho. A estreia mundial do ID.4 acontecerá em breve. Isso vê a Volkswagen sublinhar sua ambição de se tornar a líder global no campo da eletromobilidade. A marca prevê que 1,5 milhão de e-cars serão produzidos até 2025.

Volkswagen ID.R
Confira acima o gráfico com dados do Volkswagen ID.R

 

Para o ID.R, a demonstração no SpeedWeek é uma ponte entre o passado e o presente. O recorde de volta atual para o Goodwood Motor Circuit remonta a 1965 – estabelecido pelos pilotos de Fórmula 1 Jim Clark e Jackie Stewart, que estabeleceram tempos de 1min 20s4 em uma corrida de Fórmula 1 não oficial. Se o ID.R, que já detém o recorde de todos os tempos em Goodwood Hill, estabelecer um novo recorde durante o SpeedWeek, será o carro mais rápido em ambas as pistas de Goodwood (na traçado de Hill, e no Motor Circuit). No total, o ID.R detém atualmente quatro recordes em três continentes: além dos recordes de todos os tempos em Goodwood Hill, Pikes Peak no Colorado (EUA) e Tianmen Mountain em Zhangjiajie (China), também detém o recorde de volta para elétrica carros na Nürburgring-Nordschleife (Alemanha).