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Super carros
Mercedes-AMG traz dois supercarros para o Brasil

10 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/08/2020
  • Atualizado: 19/08/2020 às 10:43
  • Por: Venicio Zambeli

Não é só nas pistas da Fórmula 1 e da Fórmula E que a Mercedes-AMG está voando com seus carros, como mostraram as últimas etapas destas categorias. Para as estradas aqui do Brasil, a Mercedes-Benz apresenta, neste mês de agosto, duas novidades que chegam para compor o portfólio de modelos esportivos da marca. Os modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ desembarcam no mercado brasileiro trazendo alta performance, design exclusivo e toda a emoção das pistas para as ruas. Seja oferecendo mais design em um compacto ou mais espaço interno em um coupé, os lançamentos são ideias para os apaixonados pela esportividade da marca que transitam entre o universo urbano no dia a dia, mas que não abrem mão de da possibilidade e de acelerar nas pistas.

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Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+

 

“Nosso objetivo como marca é proporcionar o máximo da exclusividade, design e performance para os clientes apaixonados pela esportividade da AMG. Trazemos para as ruas toda a emoção das pistas e cada vez buscamos oferecer modelos que atendam a todas as idades e estilo de vida. Nosso portfólio hoje conta com 24 modelos esportivos, sendo o mais completo no segmento no Brasil, e isso é motivo de orgulho para nós, da Mercedes-Benz” afirma Holger Marquardt – CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil e MBC América Latina & Caribe

Os dois lançamentos trazidos para o Brasil passam a compor o portfólio de esportivos da Mercedes-Benz no País, que passa a contar com 24 modelos, sendo a maior oferta de veículos desta categoria no País.

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Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+

 

Design exterior: traços AMG ainda mais fortes

Os modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ são facilmente identificados como membros da família de esportivos da marca por onde passam. Proporcionando mais esportividade e design moderno, eles garantem ainda mais destaque nas ruas que seus antecessores.

O exterior de ambos os modelos transmite os traços únicos da marca. Pela primeira vez, a família de compactos agora também apresenta a grade do radiador específica da AMG, como um símbolo claro da associação à família de alta performance. Ao mesmo tempo, o conhecido “cara de tubarão”, os faróis finos alongados com contornos profundos e o capô plano trazem a impressão de uma dianteira extremamente dinâmica.

A presença imponente dos dois modelos AMG também é acentuada pelos para-choques dianteiros mais largos, com alargamento da caixa de rodas. Isso cria espaço para um eixo dianteiro mais amplo e reforça a aparência atlética.

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Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+

Design de motor que carrega detalhes inteligentes

O novo motor presente nos modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ não só mantém a excelência da sua linha como passa a contar com vários recursos de design inteligente. Ao contrário das versões anteriores, o novo motor é girado em torno de seu eixo vertical em 180 graus. Isso significa que o turbo compressor e o coletor de escape agora estão posicionados na parte traseira do motor, quando vistos por trás. O sistema de admissão é, portanto, posicionado na frente. Essa configuração permite o design mais plano possível, movendo a posição do motor mais para baixo, melhorando a aerodinâmica da seção frontal. Além disso, o novo arranjo permite dutos de ar amplamente melhorados, com distâncias mais curtas e menos desvios, tanto no lado da entrada como do escape, melhorando a resposta ao pisar no acelerador.

Pressão de carga controlada eletronicamente

Com uma pressão máxima de carga de 2,1 bar, o motor turbo de 2,0 litros e quatro cilindros também é líder em seu segmento nesse aspecto. O wastegate controlado eletronicamente (válvula de alívio de exaustão) permite que a pressão de carga seja controlada de maneira ainda mais precisa e flexível, otimizando a capacidade de resposta, especialmente ao acelerar com carga parcial. Inúmeros parâmetros são levados em consideração nesse processo. Os principais sinais de entrada da unidade de controle do wastegate são a pressão de carga e a posição da aba do acelerador. Os sinais de modificação incluem a temperatura do ar de admissão, temperatura do motor, velocidade do motor e pressão atmosférica. Isso também possibilita o aumento temporário da pressão de carga (overboost) sob aceleração.

Além de óleo e água, é usado ar fresco para resfriar o turbo compressor. Isso é direcionado especificamente para o carregador a partir da grade do radiador, através da tampa do motor projetada como um defletor de ar e dutos sob o capô. O conceito é baseado nos princípios e na experiência adquirida com o resfriamento dos turbo compressores montados internamente nos atuais motores V8 AMG de 4.0 litros, começando com o AMG GT em 2014. Além disso, o alojamento da turbina possui isolamento integral.

Válvulas de escape: dimensões maiores para ciclos de gás mais rápidos

Na cabeça do cilindro, os bocais de injeção reposicionados e o sistema de velas de ignição permitiram válvulas de escape relativamente maiores do que no motor anterior. As seções transversais de exaustão maiores permitem que os gases fluam para fora das câmaras de combustão com baixas perdas e reduzam a ação geral de ventilação do pistão.

Dois eixos de comando de válvulas controlam as 16 válvulas por meio de seguidores de cames de rolo com peso otimizado. O ajuste da árvore de cames no lado de entrada e saída permite uma excelente resposta e otimiza o ciclo do gás para cada ponto de operação.

O controle variável da válvula CAMTRONIC no lado do escapamento é outro recurso, com dois cames por válvula. As cames têm geometrias diferentes, de modo que, dependendo da sua configuração para se adequar à situação de direção, as válvulas de escape podem ser abertas por curtos ou longos períodos, para uma resposta ainda melhor em baixas rotações do motor, condução confortável e com baixo consumo de combustível em rotações médias e entrega de potência total na faixa de rpm superior.

Injeção de gasolina: dois estágios para potência otimizada

A turbo alimentação e a injeção direta com um processo de combustão guiado por spray não apenas permitem um alto rendimento de potência, mas também melhoram a eficiência termodinâmica e, portanto, reduzem o consumo de combustível e as emissões de escape.

Pela primeira vez, o novo quatro cilindros de alto desempenho possui injeção de combustível em dois estágios. No primeiro estágio, os injetores piezoelétricos de operação particularmente rápida e precisa fornecem combustível às câmaras de combustão a uma pressão de até 200 bar. Esse processo pode acontecer de forma múltipla e é controlado pelo sistema de gerenciamento do motor, conforme necessário.

No segundo estágio, há injeção adicional no coletor de admissão usando válvulas solenoides. Isso é necessário para obter a alta produção do mecanismo. O suprimento de combustível controlado eletronicamente tem uma pressão operacional de 6,7 bar.

AMG Performance 4MATIC + tração integral com AMG TORQUE CONTROL

A experiência de condução extremamente dinâmica em uma dimensão completamente nova é amplamente auxiliada pela tração integral totalmente variável trazida, nos novos modelos, como padrão. O segredo é o AMG TORQUE CONTROL no novo eixo traseiro: possui duas embreagens multidiscos controladas eletronicamente, cada uma delas conectada a um eixo de acionamento do eixo traseiro. Desta forma, a potência de tração não só pode ser completamente distribuída de forma variável entre as rodas dianteiras e traseiras, mas também seletivamente entre as rodas traseira esquerda e direita. Isso significa que, dependendo do modo de condução e da situação, o torque de tração pode ser distribuído separadamente nas duas rodas traseiras.

O resultado é uma tração sempre consistente, mesmo em condições adversas de estradas e durante manobras em curvas extremas, por exemplo, em pistas de corrida. Além disso, esta novidade permite o modo Drift, que proporciona ainda mais emoção ao dirigir, fazendo com que o motorista tenha a sensação de estar dirigindo um veículo com tração traseira.

Seis modos de condução para todo tipo de estrada

Os seis modos de condução AMG DYNAMIC SELECT “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +”, “Individual” e “RACE” permitem uma ampla variedade de características do veículo, de confortável a dinâmico.

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Detalhe do interior do Mercedes-Benz

 

Interior: relação íntima entre homem e máquina

Mantendo seu com compromisso com a esportividade e com a tecnologia, encontrada no sistema de infotainment MBUX, o interior dos novos modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ apresenta alta qualidade e cria uma conexão pessoal e íntima entre homem e máquina. O condutor e o passageiro da frente ocupam posições ativas em assentos esportivos com contornos e com apoio lateral firme. O estofamento padrão, como uma combinação de ARTICO preto e microfibra DINAMICA (material usado na Fórmula 1 para aumentar a aderência), é atemporal e cria destaques típicos da AMG com costura dupla em vermelho. O esquema de cores é ecoado pelos cintos de segurança vermelhos designo e as saídas de ar cromadas com um anel vermelho.