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Há 25 anos, Mercedes imaginava o futuro dos carros em modelo conceito

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  • Publicado: 06/10/2021
  • Atualizado: 06/10/2021 às 14:07
  • Por: Leonardo Marson

A Mercedes pode dizer que, de alguma forma, antecipou o futuro da indústria automotiva. Há 25 anos, a montadora alemã apresentou no Salão do Automóvel de Paris o modelo Mercedes-Benz F 200 Imagination, conceito que apresentava diversos itens que, atualmente, podem ser vistos nos modelos de produção. O carro-conceito está em exposição no museu da fabricante, em Stuttgart.

Mercedes
Foto: Mercedes

“Os computadores controlam os movimentos de um carro”, “os sistemas eletrônicos substituem as ligações mecânicas”, “a segurança de condução ideal em todas as situações”, eram algumas frases usadas para divulgar o F 200 Imagination. A característica mais marcante do veículo era não possuir volante, mas sim joysticks, como de videogames, que permitiam a condução do motorista ou do passageiro.

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A pré-condição para tudo isso era o “drive-by-wire”: os conjuntos principais, como a direção, não eram operados por conexões mecânicas, mas por meio de atuadores eletrônicos, elétricos e mecânicos. Os comandos do motorista são reconhecidos pela eletrônica como um desejo por um determinado estado de condução – aceleração, frenagem, direção, ré – e os sistemas então decidem a melhor e mais segura maneira de cumprir os comandos do motorista. Cada ação depende da situação, pois o computador usa informações de vários sensores que fornecem detalhes sobre a velocidade do veículo, rotações das rodas e do motor, condições da estrada e movimento da carroceria, entre outras informações.

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O sistema de exibição no F 200 Imagination pode não ter sido oficialmente chamado de cockpit widescreen em 1996, mas a semelhança com o interior da Mercedes-Benz de hoje e com o MBUX é impressionante: monitores coloridos foram montados em toda a largura do cockpit. Eles exibiam os instrumentos do veículo e todas as notificações, bem como o computador de bordo. Os monitores também exibiam os sinais das câmeras de vídeo que foram instaladas no lugar dos espelhos retrovisores internos. Nos monitores eram exibidos telefone, sistema de navegação, rádio, aparelhos de CD e DVD. O som podia ser transmitido para fones de ouvido sem fio para o passageiro da frente. O nível de informatização neste carro-conceito foi significativo: até mesmo a conexão com a Internet, incluindo o telebanco e a reservas digitais de hotel.

Só com a tecnologia drive-by-wire que sistemas, como o Mercedes-Benz DRIVE PILOT, podem existir: em determinadas situações, o condutor pode relaxar e o automóvel continua a conduzir de forma altamente automatizada. Nesse sentido, o F 200 Imagination foi pioneiro na direção autônoma há 25 anos.

O F 200 Imagination ofereceu inúmeras outras inovações que agora estão bem estabelecidas. Por exemplo, o sistema de faróis com distribuição de luz variável, airbags de janela, suspensão Active Body Control, reconhecimento de voz para telefones celulares, teto panorâmico eletro-transparente e freio de mão acionado eletricamente. Todas as tecnologias mencionadas, mesmo que diferentes, estão disponíveis nos modelos de produção da Mercedes-Benz, algumas delas já há muitos anos.

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