Card image
Super carros
Conheça a segunda geração do Toyota Hilux GR-S Gazoo Racing

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/04/2020
  • Atualizado: 15/04/2020 às 14:07
  • Por: Venicio Zambeli

A Toyota considera o automobilismo como uma maneira essencial de comunicar os sonhos e emoções que os carros geram. Desde abril de 2015, a TOYOTA GAZOO Racing é a marca que abrange todas as atividades de automobilismo da Toyota, a fim de herdar a filosofia fundamental da Toyota de desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e da competição, para continuar criando veículos cada vez melhores. Sob essa marca, a TOYOTA GAZOO Racing disputa provas no WRC, WEC, 24 horas de Nürburgring, Rally Dakar, Super GT (GT500 e GT300), Super Formula japonesa, Campeonato de Rally do Japão, entre outras competições.

Toyota
Foto: Divulgação/Toyota

No Brasil, a GAZOO Racing começará a desenvolver atividades ligadas ao automobilismo competindo na Stock Car, tendo como pilotos Rubens Barrichello e Ricardo Zonta. Já na Argentina, a Toyota regional se alinhou a essa estratégia global da marca em 2017 e passou a chamar sua equipe de corrida TOYOTA GAZOO Racing Argentina, participando do Super TC200 e Top Race.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Aproveitando toda a experiência e conhecimento das pistas, a Toyota tem uma linha de carros de rua que utiliza inovações e preparação provenientes do automobilismo, que são desenvolvidas pela GAZOO Racing, divisão esportiva da marca. Dentre eles está a nova Toyota Hilux GR-S segunda geração, que já está disponível no mercado brasileiro.

LEIA MAIS:
Conheça o carro de rua concebido por Bruce McLaren

Devido ao sucesso da primeira geração, lançada em setembro de 2019, os modelos 2020 chegam ainda mais exclusivos. Projetada para uso preferencialmente fora de estrada, como vias de terra e cascalho, o utilitário é o modelo topo de linha da marca.

Hilux
Foto: divulgação/Toyota

Com base na filosofia GAZOO Racing, que tem como lema “pushing the limits for better” – ou em tradução livre “indo ao limite em busca do melhor” -, a nova Hilux GR-S chega ao Brasil com duas opções de motorização: com um potente motor a diesel de 177 cv a 3.400 rpm e torque de 45,9 kgfm de 1.600 a 2.400 rpm, e a versão V6 a gasolina equipada com o motor 1GR 4.0L V6 24V DOHC, com duplo VVTi de 234 cv, capaz de gerar 38,3 kgfm de torque máximo a 3.800 rpm.

Toyota
Foto: Divulgação/Toyota

Ambos os modelos utilizam uma transmissão automática de seis velocidades com acionamento sequencial. E mais: esse conjunto proporciona aceleração mais enérgica, com reações mais rápidas, dando à picape um caráter esportivo típico dos veículos que levam a insígnia GR.

Com visual agressivo e detalhes exclusivos, marcas da identidade GAZOO Racing, a nova Hilux GR-S foi desenvolvida para aqueles que buscam dirigibilidade mais emocionante, com respostas mais diretas e precisas, principalmente em altas velocidades, tanto na estrada quanto principalmente fora dela. Para isso, o utilitário, em sua versão a gasolina, teve sua suspensão recalibrada com um novo conjunto de molas e amortecedores monotubo com configuração específica pintados em vermelho, que proporcionam conforto de condução sem afetar a capacidade de carga. A versão diesel também possui o conjunto pintado nesta cor.

Toyota
Foto: divulgação/Toyota

As duas novas versões da Hilux GR-S já estão disponíveis na rede de concessionárias Toyota de todo o País em edições limitadas a 400 unidades para o modelo a diesel e apenas 100 unidades para o modelo V6 a gasolina. Os preços sugeridos são R$ 204.990,00 para a Hilux GR-S V6 e R$ 220.090,00 para a Hilux GR-S diesel.

EXTERIOR
O exterior da nova Hilux GR-S apresenta imagem mais esportiva e exclusiva, ao mesmo tempo, mais sofisticada, mantendo o espírito distintivo de outros modelos da marca GAZOO Racing.

Na imagem frontal, o símbolo “GR” é adicionado à grade com o emblema “Toyota”, enquanto o protetor frontal aumenta a robustez do modelo Hilux.

Os detalhes laterais do estilo TGR estão concentrados na área inferior das portas, deixando mais superfície livre nas laterais e na porta traseira, o que contribui para uma imagem mais robusta, sem perder o impulso esportivo do modelo. As maçanetas das portas e os espelhos contrastam com as cores da carroceria, já que são pintados de preto metálico, ressaltando ainda mais a vocação esportiva da picape.

Toyota
Foto: divulgação/Toyota

A versão V6 adota um novo estilo de rodas de liga leve exclusivo de 17″, com seis raios angulares, com o mesmo tipo de pneu, de dimensões 265/65 R17 AT. A versão a diesel mantém o design mais robusto e a cor preta das rodas.

Para completar o pacote externo, todas as versões da nova Hilux GR-S contam um novo design de santantônio, com linhas mais dinâmicas e cor cinza de maior contraste. A capota marítima de série completa o conjunto, oferecendo maior funcionalidade.

INTERIOR
O design interno da nova Hilux GR-S combina a esportividade com o conforto característico do utilitário. Os bancos são revestidos de couro preto perfurado com fundo vermelho, em sintonia com as costuras vermelhas dos braços, freio de mão e console central. O estofamento no teto e as colunas na cor preta reforçam ainda mais sua esportividade e as características da marca GAZOO Racing. O toque final fica para o botão de partida, a smart key, a placa numerada, os apoios de cabeça e os tapetes com o logo GR.

Toyota
Foto: divulgação/Toyota

Além disso, a nova Hilux GR-S incorpora uma câmera frontal no para-brisa para gravação com qualidade Full HD, ideal para ser usada como meio de segurança e registro, pois permite que seja configurada para gravar continuamente (estilo de câmera de segurança).

CONFORTO E SEGURANÇA
A nova Hilux GR-S compartilha o mesmo nível de conforto, tecnologia e equipamentos de segurança da Hilux SRX.
Os faróis de LED se destacam. Um navegador integra o sistema multimídia com tela de 8″ sensível ao toque; o Smart Key que funciona por aproximação e com apenas a chave do bolso, basta apertar o botão na maçaneta para as portas se destravarem. Além disso, dispõe de controle de velocidade de cruzeiro, bem como um comando no volante para exibição de informações múltiplas.

A nova Hilux GR-S está equipada com:
• Controle de assistência de arranque em subida (HAC – Hill Start Assist Control), sistema que facilita as manobras de subida em uso fora de estrada e urbano, atuando automaticamente nos freios ao sair da inércia.
• Controle de tração ativo (A-TRC – Active Traction Control), que funciona quando a tração 4×4 é ativada e evita derrapagem do veículo. Ele aplica automaticamente a pressão de frenagem em qualquer uma das quatro rodas que eventualmente perca a aderência e envia maior torque à roda oposta, garantindo que o veículo tracione corretamente.
• Trava do diferencial traseiro. Quando operada, permite que as duas rodas traseiras girem exatamente na mesma velocidade, aproveitando todo o torque disponível e facilitando as manobras de escape em uma situação de obstrução. Também é adicionado o assistente de descida (DAC – Downhill Assist Control), que ajuda o motorista a manter velocidade constante em declives acentuados, combinando o freio do motor e a pressão de frenagem.
• Modos de condução Eco e Power, que atuam modificando a curva do acelerador, para obter reações mais poderosas (modo Power) ou com consumo mais controlado (modo Eco).

O pacote de segurança ativa da nova Hilux GR-S inclui:
• Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD);
• Assistente de frenagem de emergência (BA);
• Controle de tração (TRC);
• Controle de estabilidade (VSC);
• Controle de balanceamento de reboque (TSC);
• Assistente de subida (HAC);
• Luzes de parada de emergência (EBS);
• Faróis de neblina dianteiros LED;
• Luz de neblina traseira.

Quanto à segurança passiva, está equipada com:
• Sete airbags: frontal para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros;
• Cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes;
• Pré-tensor e limitador de força para os cintos de segurança dianteiros;
• Indicador de cinto de segurança e alarme para todos os assentos;
• Fixações ISOFIX e fixação com suportes para a correia superior.

Do ponto de vista estrutural, a carroceria não só conta com barras de proteção lateral nas portas, mas também foi projetada para absorver impactos frontais e laterais, mantendo a integridade da cabine.

CORES
As opções externas continuam as mesmas da marca Toyota GAZOO Racing: Preto Mica, Vermelho Metálico e Branco Pérola – esta, aliás, a única de dois tons, com teto e capô na cor preta.

Deixe seu Comentário

Comentários