Card image
Super carros
Caminhão mais rápido do mundo usa pneus Goodyear

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/09/2019
  • Atualizado: 27/09/2019 às 18:03
  • Por: Leonardo Marson

Considerado o caminhão mais rápido do mundo, o Volvo Iron Knight esteve no campo de provas da Goodyear, localizado na cidade de Americana, no interior de São Paulo, onde foi testado com pneus da marca americana. O modelo, que alcança a impressionante velocidade de 276 km/h e tem nada menos do que 2.400 cv de potência, será uma das atrações da marca sueca no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que acontece entre os dias 14 e 18 de outubro, em São Paulo (SP).

Goodyear
Volvo Iron Knight foi testado no campo de provas da Goodyear, em Americana. (Foto: Goodyear)

O caminhão utiliza pneus Goodyear desenvolvidos para ele, o Iron Knight, e quebrou os recordes de velocidade em percursos de 500 metros de de 1.000 metros. Em teste supervisionado pela FIA na base aérea de Fällfors, na Suécia, o modelo percorreu um quilômetro em 21s142, com uma velocidade média de 170,277 km/h, enquanto em 500 metros, o caminhão levou 13s673 para percorrer o trajeto, com média de 131,646 km/h.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

O Iron Knight usa no eixo direcional pneus de medida 315/ 70R22.5 e no eixo de tração a medida 495/ 45R22.5, desenvolvidos a partir de carcaças que fazem parte do portfólio e baseado na experiência adquirida pela Goodyear nas estradas. As bandas de rodagem possuem desenhos e compostos desenvolvidos especialmente para suportar grandes velocidades e altas temperaturas.

LEIA MAIS:
Kia anuncia novo Cerato com motor 2.0
Audi apresenta nova geração do A6 e do A7 no Brasil
McLaren F1 restaurado recebe prêmio no Reino Unido
Veja a nova geração do Renault Captur, mostrada em Frankfurt

“Estamos felizes em contribuir com a história do Iron Knight e dar continuidade a essa parceria de sucesso com a Volvo na quebra de recordes, que começou em 2012. Esse projeto nos dá muito orgulho por confirmar a qualidade dos pneus de caminhão que produzimos para nossos clientes, sejam montadoras ou frotas, já que o pneu Iron Knight é baseado nos modelos de carcaça comercializados todos os dias pela Goodyear”, explica Eduardo Gualberto, diretor da unidade de pneus comerciais da Goodyear Brasil.