Card image
Super carros
Brabham e Goodyear anunciam parceria global

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/09/2019
  • Atualizado: 11/09/2019 às 12:22
  • Por: Leonardo Marson

A Brabham terá como parceira a Goodyear para o desenvolvimento de carros de rua e também veículos de competição, retomando uma colaboração conjunta que foi iniciada em 1965. O anúncio da parceria, que é válida globalmente, foi feito nesta terça-feira (10). A primeira ação da marca, conhecida pela atuação como equipe de Fórmula 1, e a fabricante de pneus se dará em uma competição: o Brabham BT62 correrá em Brands Hatch nos dias 9 e 10 de novembro, na Britcar Into de Night.

Brabham
Parceria entre Brabham e Goodyear teve início em 1965. (Foto: Nick Dungan)

O evento em que o BT62 estará em ação é uma competição com veículos similares aos das 24 Horas de Le Mans. A Brabham lembra ainda que foi em Brands Hatch que Jack Brabham venceu o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, há 53 anos, com o Brabham-Repco BT19.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!

A união entre Brabham e Goodyear foi das mais bem-sucedidas no passado. Foram 26 vitórias na Fórmula 1, em um período em que Jack Brabham se tornou campeão mundial com o modelo Brabham BT19 usando pneus da marca, em 1966. Denny Hulme triunfou no ano seguinte, e a equipe seguiu vencendo provas nos anos 1970 com nomes como Carlos Reutemann, Niki Lauda e José Carlos Pace.

LEIA MAIS:
Land Rover anuncia nova versão do Defender em Frankfurt
Internazionale apresenta uniforme que remete ao automobilismo

Em 1981, a Brabham viu Nelson Piquet conquistar o primeiro de seus três campeonatos com um carro da equipe. Naquele ano, o brasileiro viu a equipe trocar de fornecedor de pneus no meio da temporada, garantiu uma vitória e três pódios com os compostos desenvolvidos pela Goodyear, e se sagrou campeão ao ser quinto colocado em Las Vegas, quando trocou de pneus nos boxes, algo incomum naquela época.

“Os sucessos que Goodyear e Brabham alcançaram juntos no mundo do automobilismo são emblemáticos. A colaboração entre as duas marcas significou uma incrível quantidade de sucessos históricos na Fórmula 1 e em provas de resistência”, diz David Brabham, filho de Jack Brabham e diretor da Brabham Automotive.

“Esperamos continuar com esse legado vencedor com a Brabham Automotive, do BT62 e de futuras versões de carros de passeio. O compromisso contínuo demonstrado pela Goodyear no mundo da competição significa que este é o momento perfeito para as duas marcas”, completou o dirigente.

O protagonista da história de retorno da parceria entre Brabham e Goodyear é o Brabham BT62, um carro de corrida sem restrições, com uma produção limitada de apenas 70 unidades. Com um peso de 972 kg e 700 cv, o esportivo conta com um motor V8 de 5,4 litros que oferece um desempenho incrível, batendo recordes de voltas rápidas na classe GT3. Com mais de 1.200 kg de carga aerodinâmica, um programa de desenvolvimento de pneus derivado de competições é fundamental para deixar o bólido competitivo.