Card image
Notícias
Sainz vence especial com Audi híbrido. Al-Attiyah dispara na liderança

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/01/2022
  • Atualizado: 05/01/2022 às 0:31
  • Por: Leonardo Marson

Carlos Sainz e Lucas Cruz colocaram seus nomes na história do Dakar mais uma vez nesta terça-feira (4). A dupla venceu a terceira especial da atual edição da prova, disputada com largada e chegada em Al-Qaisumah, na Arábia Saudita, com um Audi híbrido, faturando a primeira vitória de um carro com esta característica no rali mais importante do planeta. A dupla percorreu os 255 quilômetros do estágio em 2h26min51s.

Carlos Sainz
Sainz se tornou o primeiro piloto a vencer uma especial com um carro de motorização híbrida. (Foto: DPPI)

A segunda posição ficou com Henk Lategan e Brett Cummings, dupla da Toyota que foi 38 segundos mais lenta em relação aos espanhóis. Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger, com outro Audi, foram os terceiros, seguidos por Nani Roma e Alex Haro Bravo, com um Prodrive. Mattias Ekstrom e Emil Bergkvist completaram o top-5 do dia com outro Audi.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Yazeed Al-Rajhi e Michael Orr ficaram com a sexta colocação da especial com um Toyota, sendo seguidos por Giniel de Villiers e Dennis Murphy, com outro carro da montadora japonesa. Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel, também com um Toyota, foram os oitavos, enquanto Lucio Álvarez e Armand Monleon foram os nonos com mais um carro japonês. Orlando Terranova e Daniel Oliveras, com um Prodrive, foram os décimos.

LEIA MAIS:

Loeb vence especial nos carros, mas Al-Attiyah segue líder do Dakar
Al-Attiyah vence primeira especial do Dakar. Peterhansel e Sainz sofrem

Sébastien Loeb e Fabian Lurquin completaram o dia no 38º lugar, 33min34s atrás dos vencedores. Única dupla brasileira na disputa do Dakar nos carros, Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs ficaram com a 76ª colocação da especial nesta terça-feira. O duo, que compete com um Century, fechou o estágio com um atraso de 2h28min16s em relação a Sainz e Cruz.

Após a especial desta terça-feira, Al-Attiyah e Baumel lideram o Dakar com 9h31min22s acumulados, marca 37min40s melhor em relação a Loeb e Lurquin, os segundos colocados. Álvarez e Monleon aparecem em terceiro, seguidos por De Villiers e Murphy. Al-Rajhi e Orr fecham o top-5. Gastaldi e Sachs ocupam a 50ª posição.

Poloneses desafiam brasileiros nos UTVs

As duplas formadas por poloneses dominaram a terceira especial entre os competidores dos UTVs. Marek Goczal e Lukasz Laskawiec venceram a etapa laço ao completarem o percurso em 2h58min46s. Michal Goczal e Szymon Gospodarczyk ficaram com a segunda posição, distantes 2min50 dos vencedores. Aron Domzala e Maciej Marton foram os terceiros colocados.

O americano Austin Jones e o brasileiro Gustavo Gugelmin completaram a especial em Al-Qaisumah na quarta posição, distantes 3min48s de Goczal e Laskawiec. O grupo dos cinco melhores do dia foi completado pela dupla brasileira formada por Rodrigo Luppi e Maykel Justo.

A classificação do Dakar aponta Jones e Gugelmin na liderança entre os UTVs com 11h53min53s acumulados. Luppi e Justo aparecem na segunda posição, 5min23s atrás dos líderes. Gerard Farrés Guell e Diego Ortega Gil aparecem em terceiro, seguidos por Goczal e Gospodarczyk. Rokas Baciuska e Oriol Mena completam o top-5.

Russos vencem novamente nos caminhões

Nos caminhões, Dmitry Sotnikov, Ruslan Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov foram os vencedores do estágio, completando o percurso em 2h43min25s, sendo seguidos por Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Ivan Malkov, que foram 1min10s mais lentos. Os dois trios correm com equipamentos da Kamaz. Janus van Kasteren, Marcel Snijders e Darek Rodewald, com um Iveco, fecharam o top-3.

Dmitry Sotnikov, Ruslan Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov seguem na liderança da prova, agora com 10h42min32s, e tem 11min45s de frente para Eduard Nikolaev, Evgenii Iakovlev e Vladimir Rybakov, os segundos colocados. Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Ivan Malkov completam o top-3 geral da prova.

Dakar chega à capital saudita nesta quarta

A caravana da mais importante prova fora de estrada do planeta deixa Al-Qaisumah e segue em direção a Riad, capital da Arábia Saudita, em um percurso total de 707 quilômetros. Destes, 465 serão cronometrados.

Comentários