Card image
Notícias
Zanardi passa por cirurgia e é transferido para UTI

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/06/2020
  • Atualizado: 19/06/2020 às 21:04
  • Por: Leonardo Marson

Alex Zanardi foi operado na tarde desta sexta-feira (19) após sofrer um acidente de bicicleta nesta manhã, na cidade de Pienza. O italiano, bicampeão da CART (Indy) nos anos 1990, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva do hospital Santa Maria alle Scotte, onde passou por uma intervenção neurocirúrgica e também maxilofacial.

Alex Zanardi
Zanardi reveza sua carreira no esporte olímpico com as corridas. (Foto: BMW)

Os dois procedimentos pelos quais Zanardi passou levaram 2h30 para serem feitos, sendo encerrados às 16h30, pelo horário de Brasília, e foi considerado delicado por conta das condições em que o italiano chegou ao hospital. O estado de saúde do quatro vezes medalha de ouro no handbike é muito grave.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

“Quanto às condições clínicas de Alex Zanardi, hospitalizado em estado grave no Hospital Santa Maria alle Scotte devido a um acidente na estrada na província de Siena, a gerência de saúde informa que a intervenção neurocirúrgica e maxilofacial à qual foi submetido devido ao grave ferimento relatado em sua cabeça, foi iniciada logo após as 19h e concluída pouco depois das 22h (todos em horário local)”, diz o boletim médico.

LEIA MAIS:

Zanardi passa por cirurgia na cabeça após sofrer acidente
Zanardi sofre acidente e é levado a hospital de helicóptero

“O paciente foi transferido para a unidade de terapia intensiva, com prognóstico reservado. Seu estado de saúde é muito grave”, completa o comunicado emitido pelo hospital.

Zanardi teve duas passagens pela Fórmula 1, ambas na década de 1990. Entre elas, o italiano foi para a Indy, onde defendeu a Chip Ganassi, onde conquistou os títulos de 1997 e 1998. Após defender a Williams por duas temporadas, Alex retornou a Indy em 2001, mas teve a carreira na categoria abreviada ao sofrer um acidente em Lausitz, em que foi atingido por Alex Tagliani e teve as pernas amputadas.

Dois anos depois, Zanardi passou a correr no WTCC, e venceu a etapa da Alemanha pela BMW. Em 2005, o italiano começou sua trajetória no esporte paralímpico, competindo na handbike. O desempenho não poderia ser melhor: são quatro ouros olímpicos (dois em Londres/2012 e mais dois no Rio de Janeiro/2016), além de dez ouros em Mundiais.

Zanardi se reveza entre as competições de automobilismo e de handbike. O próximo passo do italiano nas pistas foi anunciado nesta semana: a participação na etapa de Monza do Campeonato Italiano de GT.