Card image
Copa Truck
Terceira etapa da Copa Truck em Interlagos exigirá atenção aos freios

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/04/2022
  • Atualizado: 26/04/2022 às 14:57
  • Por: Ana Oliveira

A Copa Truck está de volta após um agitado início de temporada em março, com duas etapas realizadas em Santa Cruz do Sul (RS), com vitórias de Wellington Cirino (Mercedes), Paulo Salustiano (Volkswagen) e Roberval Andrade (Mercedes). O segundo encontro da temporada 2022 é válido pela terceira etapa do calendário. Desta vez, o desafio é na pista que mais exige dos freios: os 4.309 metros do tradicional circuito de Interlagos, em São Paulo (SP).

É pelo traçado da capital paulistana que os caminhões atingem as maiores velocidades do ano. Foto: Vanderley Soares

São dois os pontos de mais intensa frenagem no circuito de Interlagos: a aproximação para o S do Senna, a primeira curva do traçado, que é feita a 190 km/h e o piloto percorre 210 metros freando para contornar a primeira “perna” da curva a cerca de 60 km/h; o segundo ponto é a Curva do Lago, a quarta do circuito, na qual os pilotos acionam os freios a 200 km/h e reduzem a velocidade para 90 km/h em cinco segundos e 190 metros, apenas.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

O piloto Paulo Salustiano comentou sobre um desses pontos:

Mas o circuito também representa outros desafios, como no trecho chamado de “miolo”, e que compreende as curvas do Laranjinha, Pinheirinho, Bico de Pato, Mergulho e Junção. “São curvas de baixa velocidade e muito próximas entre si, o que representa um desafio importante para a refrigeração dos componentes dos freios”, aponta Roger Lusa dos Santos, engenheiro de aplicação da Fras-le, empresa que desde 2021 é a fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck, abastecendo todas as equipes da categoria.

LEIA MAIS:
TCR South America: Pedro Aizza terá Rodrigo Sperafico como dupla em Interlagos

Depois das quatro corridas disputadas no Rio Grande do Sul, o campeonato chega empatado a São Paulo. Wellington Cirino e Beto Monteiro dividem a ponta da tabela com 67 pontos; Paulo Salustiano é o terceiro colocado, apenas dois pontos atrás da dupla, com Felipe Giaffone em quarto somando 53 e Débora Rodrigues em quinto com 49. Regis Boessio (46), Luiz Lopes (41), Roberval Andrade (38), Djalma Fogaça (30) e Adalberto Jardim (28) fecham os dez primeiros da classificação geral.

A programação prevê três treinos livres – dois na sexta-feira e um no sábado, dia em que também é realizada a classificação para definição do grid de largada, às 14h30. No domingo, 1º de maio, as largadas das duas provas acontecem às 13h35 e 14h10, com inversão dinâmica dos primeiros colocados do grid. As provas serão mostradas pela Band, pelo SporTV e também pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube.

Deixe seu Comentário

Comentários