Card image
Fórmula E
Mortara conquista segunda pole da Fórmula E em Berlim

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/05/2022
  • Atualizado: 15/05/2022 às 10:01
  • Por: Ana Oliveira

Edoardo Mortara conquistou novamente a pole position em Berlim. O piloto da Venturi obteve bons tempos no circuito, que está sendo disputado em sentido horário neste domingo (15). Mortara vai em busca da dobradinha após vencer a prova anterior na cidade alemã.

Mortara conquistou segunda pole da carreira em Berlim. Foto: Venturi

O segundo lugar ficou com Robin Frijns da Envision, seguido pelo atual campeão da Mercedes, Nyck DeVries. Andre Lotterer colocou a Porsche na quarta posição, enquanto Antonio Felix Da Costa foi o quinto melhor posicionado no grid deste domingo.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

O brasileiro Lucas Di Grassi vai largar da sexta colocação, com a do líder do campeonato, Stoffel Vandoorne, logo atrás. Jean-Éric Vergne foi o oitavo melhor posicionado. A nona posição ficou com Mitch Evans, da Jaguar. O top 10 para a segunda prova em Berlim foi concluído por Oliver Rowland.

LEIA MAIS:
Mortara defende liderança e vence prova em Berlim

A largada da segunda prova no aeroporto de Tempelhof está marcada para as 10h00 deste domingo. A transmissão no Brasil é dos canais SporTV e da TV Cultura.

Confira como foi a classificação:

Grupo A

O primeiro grupo foi para a pista com o sol banhando o circuito do aeroporto de Tempelhof. Os pilotos aproveitaram os primeiros minutos para circularem pelo traçado, que desta vez foi utilizado em sentido contrário ao original.

Faltando cerca de cinco minutos para o fim da sessão, os pilotos foram aos boxes para preparar os carros para as últimas voltas rápidas. Neste momento, Lucas Di Grassi liderava o pelotão com 1m07s356.

Os carros voltaram para a pista com menos de dois minutos no relógio. Sergio Sette Câmara foi o primeiro a melhorar sua volta, mas não conseguiu tempo suficiente para alcançar os quatro melhores.

Vandoorne assumiu a liderança com 1m07s115. Além do alemão da Mercedes, se classificaram para as quartas de finais os pilotos Robin Frijns, Lucas Di Grassi e Nick Cassidy.

Grupo B

O grupo B teve seu início no mesmo ritmo do anterior, com os pilotos saindo apenas para uma sequência de voltas e retornando aos boxes nos minutos finais. No momento da pausa, Edoardo Mortar, vencedor da primeira corrida em Berlim, liderava com 1m07s098.

Os pilotos retornaram para a pista para a última volta de classificação. Nyck DeVries assumiu a ponta, mas logo foi superado por Mortara com 1m06s753. Além deles, Antonio Felix da Costa e Andre Lotterer se classificaram para a próxima fase.

Quartas de Final

O primeiro embate aconteceu entre Lotterer e Vandoorne. O piloto da Porsche saiu na frente e fez o melhor primeiro setor, mas o belga da Mercedes deu o troco no setor 2. Mesmo assim, Lotterer fechou a volta com bom tempo e se classificou para a semifinal.

Frijns e Da Costa protagonizaram o segundo duelo, com Frijns avançando.

O terceiro duelo foi de Di Grassi e DeVries. O piloto da Mercedes conseguiu os melhores primeiro e segundo setores, garantindo também o terceiro e superando o brasileiro.

O último embate foi entre Cassidy e Mortara. O piloto da Venturi avançou.

Semifinais

No primeiro duelo, Lotterer e Frinjs disputaram uma vaga na final. O piloto da Envision veio forte no primeiro setor, e mesmo com Lotterer melhorando na segunda parte da pista, Frinjs conseguiu avançar de fase.

Mortara e DeVries disputaram o segundo duelo. O piloto da Venturi arrancou uma vpçta na casa de 1m05s e foi para mais uma disputa de pole position.

Final

Frijns foi o primeiro a abrir volta, mas Mortara começou bem superando o piloto da Envision por quase três décimos no primeiro setor. Mortara pulverizou o tempo final de Frijn em mais de 0s400 e garantiu sua segunda pole position na carreira.

Comentários