Card image
Fórmula E
Mortara conquista primeira pole na Fórmula E em Berlim

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 14/05/2022
  • Atualizado: 14/05/2022 às 7:10
  • Por: Ana Oliveira

Edoardo Mortara conquistou a pole position para a primeira prova do ePrix de Berlim neste sábado (14). O piloto da Venturi superou Alexander Sims, da Mahindra, no último setor do circuito durante a rodada final e conquistou sua primeira pole na categoria 100% elétrica.

Mortara conquistou sua primeira pole position na categoria elétrica. Foto: Venturi

Alexander Sims por pouco não fez história com a Mahindra. O piloto manteve um bom desempenho durante todo o classificatório e vai largar na segunda posição. Antonio Felix Da Costa é o terceiro colocado, seguido pelo companheiro de equipe Jean-Éric Vergne. André Lotterer encerra o top cinco.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

O alemão Pascal Wehrlein se classificou em sexto, seguido pelo brasileiro Sérgio Sette Câmara, que teve um de seus melhores desempenhos da temporada. Stoffel Vandoorne colocou a Mercedes em oitavo, com Sebastien Buemi logo atrás. Mitch Evans ficou com a décima posição.

LEIA MAIS:
Confira horários e onde assistir a Fórmula E em Berlim

O brasileiro Lucas Di Grassi vai largar da 13ª colocação.

A primeira corrida da Fórmula E em Berlim acontece ainda neste sábado, às 10h00, com transmissão da TV Cultura e dos canais SporTV.

Confira como foi o classificatório:

Grupo A

O treino começou com Sergio Sette Câmara sendo o primeiro piloto a ir para a pista e sentir as condições do circuito. Logo Dan Ticktum também passou a acelerar em Berlim. Os primeiros minutos foram utilizados pelos pilotos para uma sequência de voltas rápidas.

Nos últimos cinco minutos, Edoardo Mortara liderava o grupo com 1m08s900, com Pascal Werhlein logo atrás por apenas 0s038. Os pilotos retornaram aos boxes para se prepararem para as voltas voadoras no final da sessão.

Com menos de dois minutos para o fim, os carros saíram do pit lane. Sergio Sette Câmara foi o primeiro piloto a fechar volta, com 1m06s913, assumindo a segunda posição, logo sendo empurrado por Stoffel Vandoorne para a terceira posição.

O treino finalizou com apenas Pascal Werhlein conseguindo melhorar seu tempo o suficiente para ficar entre os quatro primeiros. O alemão marcou 1m06s532 e liderou o primeiro grupo da classificação.

Com isso, além de Werhlein, passaram Vandoorne, Mortara e Sette Câmara. O brasileiro Lucas Di Grassi ficou em sétimo no grupo.

Grupo B

O segundo grupo teve seu início no mesmo ritmo do primeiro, com os pilotos saindo apenas para uma sequência de voltas e retornando aos boxes nos últimos cinco minutos. Durante a parada, Andre Lotterer liderava com 1m06s767.

Com menos de dois minutos para o fim, o pelotão saiu para a pista novamente. Sims, Rowland e DeVries não conseguiram melhorar seus tempos o suficiente. Já Bergne conseguiu se encaixar entre os quatro primeiros.

Antonio Felix da Costa assumiu a liderança do grupo, passando com 1m06s739, seguido por Lotterer 0s028 mais lento. Se classificaram também Jean-Éric Vergne e Alexander Sims.

Quartas de Final

O primeiro embate foi entre Wehrlein e Sims. O piloto da Mahindra foi o primeiro a sair, e abrir volta, conseguindo se manter com tempos melhores que Wehrlein. Sims conseguiu desbancar o piloto da Porsche.

Vandoorne e Vergne protagonizaram o segundo duelo. Os pilotos alternaram a liderança nos setores, mas no final a Techeetah se saiu melhor e Vergne conseguiu superar o piloto da Mercedes.

O terceiro duelo foi de Mortara e Lotterer. Os dois mantiveram-se muito próximos durante a volta rápida, mas Mortara superou Lotterer por 0s008 e conseguiu passar de fase.

O último embate foi entre Sergio Sette Câmara e Antonio Felix da Costa. O brasileiro da Dragon/Penske saiu na frente, mas Da Costa conseguiu ser mais rápido e fechar sua volta em 1m06s064 para passar na frente.

Seminifinais

No primeiro duelo, Sims superou Vergne, apesar dos dois pilotos terem passado com tempos iguais de 1m06s050. Pela regra, o piloto que tiver entrado primeiro na pista, passa para a disputa pela pole position.

Mortara e Da Costa disputaram o segundo duelo, com o português forte nos primeiros setores. Mas Mortara conseguiu marcar 1m05s914 para disputar o primeiro lugar.

Final

No último duelo do dia, Sims saiu na frente com seu carro da Mahindra e fez o melhor primeiro setor. Mortara também não conseguiu superar Sims no segundo setor, mas arrancou os milésimos que faltavam para conquistar a pole position, sua primeira na categoria.

Comentários