Card image
MotoGP
Dovizioso bate Márquez e vence na Áustria

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/08/2017
  • Atualizado: 13/08/2017 às 11:40
  • Por: Leonardo Marson
Dovizioso travou grande disputa com Márquez e venceu após segurar um ataque no giro final. (Foto: Ducati)

Andrea Dovizioso venceu na manhã deste domingo (13) um emocionante Grande Prêmio da Áustria, 11ª etapa da temporada 2017 da MotoGP. O italiano da Ducati protagonizou um duelo com Marc Márquez ao longo de toda a corrida no Red Bull Ring, e conquistou seu terceiro triunfo no ano após dar o X no líder do campeonato e piloto da Honda na última curva da volta final.

Márquez teve de se contentar com o segundo lugar ao final das 28 voltas da prova, enquanto Dani Pedrosa, com a outra Honda, completou o pódio com o terceiro lugar. Jorge Lorenzo, que liderou a corrida até a 12ª volta, completou em quarto com a sua Ducati, enquanto Johann Zarco foi o melhor piloto da Yamaha e terminou em quinto com a moto preparada pela Tech3.

Maverick Viñales fechou a corrida na sexta posição com a Yamaha, e foi seguido por Valentino Rossi, que chegou a ocupar o quarto posto, mas caiu para sétimo após um erro. Álvaro Bautista foi o oitavo ao final da prova com a Ducati da Aspar, enquanto Loris Baz levou a Ducati da Avintia ao nono posto. O top-10 teve ainda Mika Kallio, da KTM.

Após o Grande Prêmio da Áustria, Marc Márquez continua na liderança do campeonato, agora com 174 pontos, 16 a mais em relação ao vice-líder Andrea Dovizioso, que aparece com 158. Maverick Viñales caiu para o terceiro lugar com 150, e é seguido por Valentino Rossi, que aparece em quarto com 141 pontos.

A MotoGP segue daqui duas semanas, quando será disputado o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone.

Confira como foi a corrida

A largada da prova teve Jorge Lorenzo tomando a primeira posição na primeira curva, relegando Marc Márquez ao segundo lugar. Andrea Dovizioso pressionou o piloto da Honda, mas caiu para terceiro, seguido por Maverick Viñales e Valentino Rossi, que avançou do sétimo ao quinto posto. Cal Crutchlow teve péssimo início e despencou oito posições.

Ainda na primeira volta, Rossi passou por Viñales para assumir a quarta posição. Na sequência, o piloto da Yamaha tentou, sem sucesso, superar Dovizioso. Na terceira volta, o vice-líder do campeonato tentou passar por Valentino, mas tomou o X do companheiro de equipe. Pior, o espanhol errou na curva 1 e foi superado por Dani Pedrosa e Johann Zarco.

Zarco entrou no grupo dos cinco primeiros ao ultrapassar Pedrosa na quarta volta, enquanto Jonas Folger, seu companheiro na Tech3 Yamaha, abandonou a disputa. Na quinta volta, Mika Kallio assumiu a décima posição com a KTM, enquanto Márquez descontou a diferença para Lorenzo, que viu os cinco primeiros ficarem muito próximos.

Danilo Petrucci abandonou a corrida na sétima volta, enquanto Márquez tentou um ataque sobre Lorenzo, mas acabou superado por Dovizioso na abertura do giro seguinte. O troco do atual campeão veio duas voltas depois, e o piloto da Honda rapidamente descontou a vantagem de Lorenzo, que tinha aberto diferença após seu companheiro de equipe.

A prova ganhou em emoção a partir da volta 12, quando Lorenzo cometeu um erro e Márquez tentou a ultrapassagem, mas viu Dovizioso assumir a primeira colocação. Alguns metros depois, o piloto da Honda finalmente assumiu a liderança, e passou a protagonizar com o piloto da Ducati número 04 a briga pela vitória.

Na volta 14, Zarco partiu para o ataque sobre Rossi, conseguindo a ultrapassagem sobre o italiano após uma boa disputa. Porém, ambos acabaram superados por Dani Pedrosa, que assumiu a quarta posição. O “Doutor” cometeu um erro na sequência e caiu para o sétimo posto ao ver Viñales o ultrapassar.

Sofrendo com o desgaste dos pneus, Lorenzo viu Pedrosa se aproximar e conseguir a ultrapassagem, caindo para o quarto lugar. Na frente, Márquez cometeu um erro e viu Dovizioso recuperar a primeira colocação. O piloto da Honda, porém, voltou a pressionar o italiano e recuperou o posto de líder duas voltas depois.

A corrida esquentou de vez quando restavam sete voltas para o final, quando Dovizioso retomou o primeiro posto. No miolo do circuito austríaco, Márquez chegou a recuperar a liderança, mas tomou o X do representante da Ducati. Quem se aproveitou disso foi Pedrosa, que encostou nos dois primeiros colocados e chegou a tentar a ultrapassagem, sem sucesso.

A prova seguiu com Dovizioso à frente de Márquez, nunca com mais de dois décimos de frente. Sem conseguir acompanhar o ritmo dos ponteiros, Pedrosa ficou para trás, sem ser ameaçado por Lorenzo, que viu Zarco se aproximar, trazendo consigo Viñales e Rossi. A corrida seguiu com essas duas disputas até a última volta.

Márquez arriscou tudo no giro final e partiu para o ataque sobre Dovizioso. O espanhol tentou tomar a liderança na penúltima curva com uma manobra pela linha de fora, sendo fechado pelo italiano, que abriu sua trajetória. O piloto da Honda conseguiu a ultrapassagem, mas deu espaço para o troco do competidor da Ducati, que retomou a posição e seguiu para a vitória.

Foto: Ducati

Deixe seu Comentário

Comentários