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Começa a temporada de 15 anos da Porsche Cup

13 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/03/2020
  • Atualizado: 16/03/2020 às 13:48
  • Por: Redação

Racing

Texto: Luis Ferrari/divulgação
Edição: Venício Zambeli
Fotos: Luca Bassani e Victor Eleutério

O mesmo palco da primeira corrida da história da Porsche Cup em 2005 recebeu, 15 anos depois, os carros de competição da marca alemã para a etapa inaugural da temporada 2020: o circuito de Interlagos, SP, marcou a primeira etapa do campeonato que marca o 15º aniversário da maior categoria de Gran Turismo das Américas.

Porsche Cup
Foto: Luca Bassani

A primeira reunião do ano aconteceu com a abertura do Campeonato de Sprint, certame de seis etapas com rodadas duplas e inversão do grid nas segundas corridas. Mais uma vez haverá um campeonato para a versão mais recente dos Porsche 911 GT3 Cup, que correm com motor 4.0 litros, e outra para os carros de motor 3.8 litros. Assim foram quatro provas em Interlagos.

Porsche Cup
Largada da categoria 3.8. (Foto: Luca Bassani)

Além de São Paulo, o certame tem programação para passar por Goiânia, Estoril (Portugal) e Velo Città antes de ser decidido em novembro (tudo dependendo de confirmações devido à pandemia mundial do Corona Vírus).

Os campeonatos

A temporada da Porsche Cup tem dois campeonatos. Nas provas de Sprint, os competidores correm individualmente. São seis etapas ao longo do ano, sempre com rodadas duplas. Já no campeonato de Endurance, acontecem três corridas, sempre com revezamento entre os pilotos de cada carro.

Porsche Cup
Paludo mantém a liderança na largada em Interlagos (Foto: Luca Bassani)

Há ainda o simbólico título “overall”, conferido ao piloto de maior pontuação nas nove etapas, combinados os resultados de Sprint e Endurance.

Miguel Paludo
Paludo vence primeira corrida da 4.0. (Foto: Luca Bassani)

Novidades no pacote técnico

Após bem-sucedidos testes na pré-temporada, os carros usaram na abertura do campeonato novos apêndices aerodinâmicos: “gurneys” sobre as asas traseiras e “flaps” na parte dianteira dos carros.

Porsche

O principal efeito deles é aumentar a carga aerodinâmica sobre os carros, trazendo mais estabilidade nas curvas e nas freadas de alta velocidade. Com isso pretende-se aumentar a vida útil dos pneus Michelin, o que pode proporcionar mais disputas em todos os pelotões das corridas até as voltas finais.

Miguel Paludo
Foto: Luca Bassani

É grande a expectativa do corpo técnico da Porsche Cup para avaliar como se comportarão os desempenho dos carros nas corridas com os novos componentes aerodinâmicos. Se apresentarem resultados satisfatórios para pilotos e engenheiros, devem permanecer ao longo do ano.

Pódio
Foto: Luca Bassani

As categorias em disputa

São duas categorias, cada qual com sua classe de entrada. Os carros de motor 4.0 litros disputam a Carrera Cup, mesma nomenclatura das categorias profissionais da Porsche Cup ao redor do mundo. A critério da organização, os pilotos podem ser inscritos também na classe Sport, divisão com pontuação e pódio separados.

Pódio
Foto: Luca Bassani

Os carros de motor 3.8 litros disputam a Porsche GT3 Cup, categoria que também tem sua divisão Sport, estabelecida pelos mesmos parâmetros.

Pódio
Foto: Luca Bassani

Todos os competidores da classe Sport pontuam e concorrem nos campeonatos gerais.

Duração das provas de Sprint

Em Interlagos a primeira corrida de cada categoria teve duração de 30 minutos mais uma volta – um aumento em cinco minutos em relação à duração das corridas dos últimos campeonatos. A exemplo do uso do gurneys e flaps, o corpo técnico da Porsche Cup vai avaliar os efeitos da corrida de meia hora para então definir se permanece desta forma o restante do ano.

Foto: Luca Bassani

As provas do grid invertido têm previsão de 25 minutos mais uma volta.

O quali

O treino de definição dos grids das corridas 1 acontece na sexta-feira e é dividido em duas partes. Na primeira fase, todos os carros vão para a pista apurar tempo. No Q1 são definidos os dez concorrentes à pole e a ordem de largada a partir do 11º lugar no grid. A seguir os dez mais rápidos da primeira fase voltam para disputar a posição de honra. Não há distinção entre os pilotos das classificações gerais e das classes Sport nos qualis.

Foto: Luca Bassani

Inversão de grid

Para evitar que um piloto se contente com uma posição intermediária visando a pole na prova que encerra cada etapa, não há um número pré-determinado de posições a serem invertidas no grid da segunda corrida. Assim, todos os pilotos têm motivação para avançar o máximo possível nas voltas finais das corridas 1. Logo após a cerimônia de pódio da primeira prova, o vencedor no geral sorteia na presença dos concorrentes um número que pode ser 6, 7 ou 8. O número sorteado estipula a quantidade de posições a ser invertida na corrida 2.

Foto: Luca Bassani

Pontuação nos campeonatos

As corridas 1 valem mais pontos, conferindo 22 ao vencedor. Até o 7º colocado são deduzidos dois pontos por posição. A partir daí um ponto por posição.

Nas corridas 2 a escala de pontos é igual, com o vencedor somando 20 e um decréscimo de 2 pontos por posição até o 6º colocado. Daí em diante, o decréscimo é de um ponto por posição, até 15º colocado, último competidor pontuar.

Foto: Luca Bassani

Nas classes Sport, o vencedor da corrida 1 marca 12, com dois pontos a menos por posição até o 3º e um ponto por posição, do 4º ao 8º. Na corrida 2 da classe Sport a vitória vale 10 pontos na tabela, o 2º-8, o 3º-6 e, do 4º em diante, o decréscimo de um ponto por posição, até o 8º colocado, que anota 1 ponto.

Para fazer jus aos pontos, os pilotos precisam completar 75% de cada corrida. Se não atingirem a marca, têm como resultado final “DNF”, ficando zerados.

Foto: Luca Bassani

Descartes

Há descartes dos dois piores resultados de cada piloto em todas as classes. Para a soma final do campeonato, contam apenas os 10 melhores resultados de cada competidor. Se um piloto faltar a uma etapa, ele poderá descartar os dois zeros por não ter participado naquele dia. Só não são passíveis de descartes desclassificações por atitudes antidesportivas.

Como assistir na pista

Todas as etapas da Porsche Cup são abertas ao público (desde que não haja solicitação de portões fechados por motivos de força maior, como aconteceu nesta primeira etapa de Interlagos).

Como assistir em casa

Todas as provas da Porsche Cup têm transmissão ao vivo pelos canais Sportv e pela internet. O streaming é realizado pelo site oficial da categoria e seus canais no Facebook e Youtube.

Quem são os atuais campeões

Marçal Müller, com o carro #544, é o campeão de Sprint da Carrera Cup. Rodrigo Mello e o Porsche #29 venceram a classe de acesso em 2019 com o carro 4.0.

O atual campeão com os carros 3.8 é o jovem Enzo Elias (#73), que neste ano sobe para os modelos mais potentes. Fran Lara, campeão desta classe de entrada em 2019, também sobe para os carros 4.0 em 2020.

Lista de inscritos (em ordem numérica)

Carrera Cup
#3 Fran Lara*
#7 Miguel Paludo
#8 Werner Neugebauer
#11 Pedro Boesel
#18 JP Mauro
#20 Pedro Aguiar
#27 Ricardo Baptista
#29 Rodrigo Mello*
#31 Luca Seripieri
#34 Maurizio Billi*
#52 Rodolfo Toni*
#63 Lico Kaesemodel
#73 Enzo Elias
#80 Rouman Ziemkiewicz*
#100 Alceu Feldmann
#544 Marçal Müller

*Classe Sport

GT3 Cup
#1 Urubatan Junior
#3 Cristian Mohr
#7 Lucas Salles
#14 André Gaidzinski*
#15 Leonardo Sanchez*
#18 Zeca Feffer
#26 Cesar Urnhani
#32 Guilherme Reischl
#45 Paulo Totaro*
#50 Ramon Alcaraz
#71 Sang Ho Kim*
#77 Francisco Horta
#83 Marco Billi
#85 Eduardo Menossi*
#87 Nelson Monteiro
#88 Georgios Frangulis*
#555 Ayman Darwich*

*Classe Sport

As corridas da primeira etapa em Interlagos

Miguel Paludo foi o destaque da Carrera Cup, vencendo com um “Grand Chelem” a corrida 1 e terminando a segunda prova em terceiro lugar. Com os resultados, o piloto da máquina #7 da Brandt largou na liderança do campeonato -empatado em pontos com Enzo Elias.

A segunda prova da Carrera Cup marcou a primeira vitória de Alceu Feldmann na categoria. O competidor do carro #100 foi preciso na largada, assumiu a dianteira e seguiu inabalável até a bandeirada.

Na GT3 Cup, categoria que compete com os carros de motor 3.8 litros, o evento conheceu dois novos vencedores depois de pegas fantásticos durante as duas provas. Urubatan Junior prevaleceu com o carro #1 na bateria de abertura do evento. E Nelson Marcondes conquistou a vitória na corrida 2, tanto no geral quanto na classe de entrada (Sport).

Foi a corrida mais movimentada do dia, com cinco concorrentes brigando pelo troféu de primeiro lugar durante a volta final.

Já a classe 4.0 Sport teve vencedores bem conhecidos do público da Porsche Cup. Rodrigo Mello, com seu novo layout inspirado nos brinquedos Lego, venceu a primeira e vinha bem posicionado para repetir na segunda corrida com o carro #29, quando foi tocado por outro competidor. Rodolfo Toni aproveitou a confusão para assumir a dianteira e levar o carro na frente para a bandeirada, depois de belas disputas com Maurizio Billi e Fran Lara.

O que eles disseram:
“Sabia que eu tinha que poupar no começo da segunda prova para ter carro em condições de brigar no final. Até que fiz uma largada boa, mas a do JP foi melhor e acabou me passando. a partir dai tentei aliar agressividade com poupar os pneus e mesmo assim cheguei em 3º, mas meus pneus já tinham ido para o espaço. Final de etapa com a liderança geral, um P1 e um P3, feliz com o resultado e pronto para as próximas.”
Miguel Paludo

“Veja que eu me preparei bastante, treinei muito. Isso ajudou, mas não resolveu. Larguei em sexto e terminei a primeira corrida em quinto. A segunda prova sai em segundo, consegui fazer uma boa largada, mantive um bom ritmo. o carro estava perfeito.”
Alceu Feldmann

“Sentimentos antagônicos para este final de semana, mas um aprendizado. Tive um desempenho parecido nas duas corridas, em uma sai com a vitória e na outra, infelizmente, com o acidente. “
Urubatan Jr

“Na primeira corrida, a intenção era ganhar na Sport e ficar entre os cinco primeiros no geral. A Sport não encaixou, mas fiquei entre os cinco primeiros. Na segunda corrida, a intenção era ganhar a Sport, e saiu muito melhor do que a encomenda. Andei atrás do Zeca a corrida inteira, não o deixei abrir, sabia que no fim os pneus iriam ficar piores para todo mundo. Ele começou a frear um pouco antes e senti que dava para mergulhar. Meu engenheiro disse que era a última volta e falei agora ou nunca. Encaixou certinho, sem encostar nele, superlimpo. Faltava meia volta para terminar e rezei para acabar logo!”
Nelson Marcondes

“Foi um final de semana muito bom! ganhei a categoria na primeira e estava bem na segunda. No momento do toque era líder e infelizmente me tirou da disputa, mas mesmo assim consegui um quarto lugar. Agora é pensar no campeonato, tem que pontuar muito para estar sempre na disputa, esse é o foco.”
Rodrigo Mello

“Foi uma corrida bem disputada! Fazia tempo que eu batia na trave, na pré-temporada eu disse que o ritmo era bom sempre acontecia alguma coisa que fazia a vitória escapar. Hoje ela veio! Veio vencida, não veio ganha, às vezes herdamos uma vitória, mas essa veio foi vencida, disputada, batalhada. Comecei com o pé direito a temporada, e agora é focar nas dez corridas seguintes e pontuar sempre para buscar o título. Foi uma corrida curta, mas bem disputada”
Rodolfo Toni

“Estou muito satisfeito pelo resultado, não estava esperando! foi uma emoção enorme chegar na frente da GT3. Eu que sou da Sport, ficar em primeiro da categoria e em segundo na geral, para mim foi uma alegria incrível. O carro estava muito bom e a equipe trabalhou muito bem.
Uma pena essa segunda corrida, o carro estourou o câmbio e não tinha como continuar a prova. estava em um bom ritmo, segundo na Sport e quarto na geral. Acontece, é coisa de corrida, não tinha o que fazer. Esse início de temporada está “Show de bola” agora é manter esse ritmo o ano inteiro”
Ayman Darwich

“Estou muito contente, tivemos pouco tempo de treino e isso dificultou muito o final de semana. Já conhecíamos o carro da Endurance, mas o ajuste pra Sprint é completamente diferente. Trabalhamos com muito pouco tempo e mesmo assim conseguimos um ajuste médio. Fizemos um bom trabalho durante o final de semana, dois segundos lugares. Agora é trabalhar mais para ter performance e velocidade. Não tem nada melhor que sair do primeiro final de semana empatado na liderança do campeonato.”
Enzo Elias

“A primeira corrida não foi tão boa para mim, acabei me envolvendo em um acidente com o Salles e com o Urubatan. Depois disso o carro não ficou muito legal, o volante ficou torto e eu não consegui tirar a mesma performance que vinha tirando antes. Tentei recuperar, mas acabei rodando e perdendo algumas curvas. A corrida 1 foi para esquecer.
A corrida 2 larguei em 12º e viemos galgando, escalando. A corrida ficou muito aberta entre os 5 primeiros, estávamos muito próximos. Qualquer errinho para aproveitar e passar. O Billi na saída do Lago abriu um pouco e consegui passar por dentro para chegar em terceiro. Feliz com a posição e com a escalada das posições.”
Nelson Monteiro

“Minha vontade é ser combativo em toda corrida, ir pra cima. na primeira corrida foi bem, num enrosco com o Urubatan meu carro ficou um pouco danificado e o rendimento caiu bastante. já na segunda corrida estava bem também, mas tomei um toque por trás e fim de corrida. O campeonato vai ser muito bom, vamos para frente.”
Chico Horta

“Não tenho do que reclamar. Depois da posição que saímos ontem, o Wander e o Carrapo fizeram um trabalho emocional comigo muito forte para ficar em cima o final de semana inteiro, e funcionou. Conseguimos ficar entre os 6 melhores na primeira, já na segunda foi uma pena ter perdido na última volta, mas não posso reclamar. Estou muito feliz. Agora é continuar trabalhando.”
Zeca Feffer

“Muito bom para a primeira corrida, os ajustes no carro foram positivos, deram mais confiança. saio um pouco frustrado dessa última prova, estava tentando disputar, mas acabei levando a pior. Tentei ultrapassar por fora na última volta, mas acabei sendo ultrapassado. No geral foi uma boa corrida, agora é ir com tudo pro campeonato.”
Marco Billi

“Na verdade, o único momento positivo do fim de semana foi a largada da segunda corrida, quando acertei o momento e avancei muito bem. Mas no geral meu carro estava com algum problema que não conseguimos achar mesmo indo duas vezes para o box de apoio. Então saio um pouco frustrado desta etapa”
JP Mauro

“Legal estar de volta ao Sprint da Porsche Cup, estou achando que está ainda mais competitivo. O Miguel ainda está um pouco na frente de todo mundo, mas foi bom. Não tive o carro ideal em nenhuma das baterias. Na primeira ele estava muito traseiro, já pra segunda mudamos bastante as configurações para ver se melhorava, mas não resolveu a traseira e perdi um pouco a frente, então fui me segurando. Consegui uma ultrapassagem dupla que foi bacana. Deu para tirar um pódium. Ainda estamos longe do setup ideal do carro e devo um pouco de performance também.”
Lico Kaesemodel

Resultados
Carrera Cup
Corrida 1
1. Miguel Paludo 1:34s913
2. Enzo Elias +10s709
3. Werner Neugebauer +15s401
4. Lico Kaesemodel +17s935
5. Alceu Feldmann +18s438
6. Pedro Boesel +31s458
7. Luca Seripieri +35s801
8. JP Mauro +38s215
9. Pedro Aguiar +43s091
10. Rodrigo Mello* +47s746
11. Maurizio Billi* +48s223
12. Rodolfo Toni* +1:02s065
13. Fran Lara* +1:11s892
14. Rouman Ziemkiewicz* +1 volta
15. Marçal Müller +2 voltas
16. Ricardo Baptista DNF +13 voltas
(*) Sport

Corrida 2
1. Alceu Feldmann +27:35s646
2. Enzo Elias +1s244
3. Miguel Paludo 2s657
4. Pedro Boesel +9s887
5. Lico Kaesemodel +13s581
6. Werner Neugebauer +15s545
7. Ricardo Baptista +16s177
8. Marçal Müller +20s156
9. JP Mauro +26s765
10. Rodolfo Toni* +32s751
11. Fran Lara* +33s675
12. Maurizio Billi* +34s345
13. Luca Seripieri +46s808
14. Rodrigo Mello* +1:15s057
15. Rouman Ziemkiewicz* +1:26s500
16. Pedro Aguiar DNF +7 voltas
(*) Sport

GT3 Cup
Corrida 1
1. Urubatan Junior 31:56s545
2. Ayman Darwirch* +8s720
3. Francisco Horta +8s845
4. Marco Billi +11s499
5. Nelson Marcondes* +13s092
6. Zeca Feffer +13s301
7. Paulo Totaro* +18s408
8. Eduardo Menossi* +18s765
9. Ramon Alcaraz +22s446
10. SangHo Kim* +26s966
11. Georgios Frangulis +27s989
12. Nelson Monteiro +28s072
13. Lucas Salles +50s531
14. Cesar Urnhani DNF +9 voltas
15. Cristian Mohr DNF +10 voltas
16. André Gaidzinski* DNF +12 voltas
17. Guilherme Reischl DNF +13 voltas
18. Leo Sanchez DNF +13 voltas
(*) Sport

Corrida 2
1. Nelson Marcondes* 27:59s785
2. Zeca Feffer +0s424
3. Nelson Monteiro +1s517
4. Lucas Salles +2s332
5. Marco Billi +2s449
6. Paulo Totaro* +11s193
7. Ramon Alcaraz +13s426
8. Leo Sanchez DNF +14s659
9. Eduardo Menossi* +15s537
10. SangHo Kim* +16s803
11. Guilherme Reischl 24s162
12. André Gaidzinski* 39s636
13. Cesar Urnhani DNF 1:01s530
14. Ayman Darwirch* + 4 voltas
15. Georgios Frangulis DNF +5 voltas
16. Francisco Horta DNF +10 voltas
17. Urubatan Junior DNF +10 voltas
18. Cristian Mohr DNF +13 voltas
(*) Sport

Campeonatos
Carrera Cup
1. Miguel Paludo 38
2. Enzo Elias 38
3. Alceu Feldmann 34
4. Werner Neugebauer 28
Lico Kaesemodel 28
6. Pedro Boesel 26
7. JP Mauro 16
8. Luca Seripieri 13
9. Rodolfo Toni 11
10. Maurizio Billi 10
Marçal Muller 10
12.Rodrigo Mello 9
Fran Lara 9
Ricardo Baptista 9
13. Pedro Aguiar 8
14. Rouman Ziemkiewicz 4

GT3 Cup
1. Nelson Marcondes 34
2. Zeca Feffer 30
3. Marco Billi 28
4. Urubatan Jr 22
5. Ayman Darwich 22
6. Nelson Monteiro 21
7. Paulo Totaro 20
8.Francisco Horta 18
Lucas Salles 18
10.Ramon Alcaraz 17
11. Eduardo Menossi 16
12. SangHo Kim 13
13. Leonardo Sanchez 8
14. Georgios Frangulis 6
15. Guilherme Reischl 5
16. André Gaidzinski 4
17. Cesar Urnhani 3
18. Cristian Mohr 0

Sport 4.0
1. Rodolfo Toni 18
2. Rodrigo Mello 17
3. Maurizio Billi 16
4. Fran Lara 15
5. Rouman Ziemkiewicz 10

GT3 3.0
1. Nelson Marcondes 20
2. Paulo Totaro 16
3. Ayman Darwich 14
4. Eduardo Menossi 12
5. SangHo Kim 10
6. Leonardo Sanchez 9
7. André Gaidzinski 7
8. Georgios Frangulis 5

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