Card image
Notícias
Kart terá retomada agitada até o Mundial no Brasil

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/04/2020
  • Atualizado: 17/04/2020 às 15:04
  • Por: Venicio Zambeli

O período do kart na carreira de um piloto é fundamental para a formação da personalidade do que virá a ser o competidor de automobilismo no futuro. Mesmo em um momento ainda de amadurecimento da vida e da prática deste esporte a motor, quem está na base do kartismo iniciando sua carreira sempre aprende muito na modalidade, seja perdendo ou ganhando. Aliás, o kart é uma escola que permite erros, pois só assim é que se consegue o aperfeiçoamento para chegar ao objetivo de formação de se tornar um piloto completo.

Speed Park
Foto: Speed Park

Nem todos os bons pilotos de kart tiveram a sorte e a oportunidade de seguirem suas carreiras no automobilismo de ponta e internacional. A complexidade de negociação de bastidores e de estar na hora certa e no lugar certo – e com o patrocínio e dinheiro certo também -, acabam influenciando nos passos de cada piloto. Nem sempre um campeão mundial de kart chegou à Fórmula 1. E um competidor pode ter tido uma carreira ruim no kart, mas chegado à F1, por exemplo. Mas em ambos os casos podemos ter excelentes pilotos, pois tiveram sua formação feita de maneira consistente no kart. Não é à toa que qualquer piloto, esteja ele em qual categoria for, sempre recorre ao kart para manter sua preparação.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Dentro deste universo do kartismo, as competições regionais e nacionais apresentam competitividade de alto nível e a importância de campeonatos como a Copa São Paulo da Granja Viana, as provas no Kartódromo Aldeia da Serra, SP, no Kartódromo RBC Racing, MG, o Sul-Brasileiro, o Sul-Americano, a Copa Brasil e o Brasileiro de Kart, por exemplo, viraram referência no celeiro de novas estrelas para o nosso automobilismo. Isto sem falar na força crescente das competições no Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

LEIA MAIS:
Qual F1 você prefere ver? A atual ou a antiga?

Alguns campeonatos internacionais também se destacam, mas o Mundial de Kart é um evento importantíssimo para o automobilismo mundial. É nele que, pilotos que estão em início de carreira, se apresentam pela primeira vez frente a frente com adversários variados do mundo todo. Uma forma de medir forças com estilos diferentes de competidores.

Mundial de Kart
Foto: divulgação

E o Mundial de Kart de 2020 estava programado para acontecer no Brasil pela primeira no final deste ano, em um movimento bem construído por Felipe Massa (presidente da Comissão Internacional de Kart na FIA), pela CBA/CNK (Confederação Brasileira de Automobilismo e Comissão Nacional de Kart), Federação Paulista de Automobilismo e do novo Kartódromo Speed Park, pista de altíssimo padrão em Birigui, interior de São Paulo, que receberia a competição.

Infelizmente, devido à pandemia do SARS-CoV-2, motivos que envolvem desde a complicação de logística e confirmação de novas datas, até transporte/trânsito de pessoas com as limitações sanitárias de país a país, a CIK/FIA (Comissão Internacional de Kart / Federação Internacional de Automobilismo) decidiu adiar o Mundial de Kart no Brasil de 2020 para 2021, transferindo a etapa deste ano para a Europa. A maioria das equipes que competem no mundial é europeia e isso influenciou bastante no pedido feito pela RGMMC, empresa que solicitou a mudança à CIK/FIA e é responsável pela promoção dos Campeonatos Mundial e Europeu de Kart. Um certa frustação para o Brasil e para o nosso kartismo em um primeiro momento, que já estavam se preparando para receber este importante evento por aqui de maneira inédita.

Mundial de Kart
Foto: divulgação

Mas, de toda forma, a transferência da realização do Mundial de Kart no Brasil de 2020 para 2021 foi necessária devido ao atual cenário e pode ser uma forma de manter a modalidade por aqui ainda mais em evidência neste período de tempo. A pandemia afetou também as competições no Brasil e a Comissão Nacional de Kart se reuniu com as federações estaduais, clubes e principais fornecedores de forma a redesenhar o calendário das corridas por aqui. Assim, com a expectativa da possibilidade da liberação das provas estaduais e regionais ainda este ano, foi feito um novo calendário para alocar as provas de kart geridas pela CBA. O Sul-Americano de Kart está previsto para acontecer de 2 a 5 de setembro, no Velopark, RS. Já o 55º Campeonato Brasileiro de Kart 2020 passou para 7 a 19 de dezembro, no Speed Park, SP. E a 22ª Copa Brasil de Kart 2020 ficou para 2021, de 22 a 27 de fevereiro.

Brasileiro de Kart
Foto: divulgação

Ou seja, o kart tem pela frente uma movimentada e agitada programação prevista ainda para este ano e já no início de 2021. Depois deverá emendar muitas atividades até a etapa do Mundial em nosso país.

João Doria
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Neste contexto, vale destacar a importância do kart nas plataformas da RACING, que desde o seu princípio, sempre valorizou a categoria, seus envolvidos e seus pilotos. As competições de kart e seus personagens tiveram espaço editorial por aqui, com o intuito de ajudar no retorno e na divulgação dos novos nomes que surgem no Brasil. E a prova disso foi a inclusão das categorias Kart e Kart Revelação na premiação Capacete de Ouro desde o princípio, fazendo com que os novos talentos de nosso automobilismo já fossem tratados com a mesma importância de pilotos de Fórmula 1, Fórmula Indy ou Fórmula E.

E assim, continuaremos de portas e espaços abertos para o kartismo, que faz parte da essência e DNA da RACING. Acompanhar os pilotos do início de suas carreiras até as suas consagrações é parte de nosso trabalho. Aqui vocês tem espaço!

Pilotos brasileiros campeões mundiais de Kart:
Augusto Ribas – 1986
Gastão Fráguas – 1995
Ruben Carrapatoso – 1998

Principais pilotos campeões mundiais de Kart que chegaram à Fórmula 1:
Alain Prost
Andrea de Cesaris
Stefano Modena
Bernd Schneider
Gabriele Tarquini
Jan Magnussen
Giorgio Pantano
Jarno Trulli
Fernando Alonso
Vitantonio Liuzzi
Giedo van der Garde
Alexander Albon
Charles Leclerc
Max Verstappen
Lando Norris

*Venício Zambeli é o responsável pelos textos de Supercarros da Semana e tem uma coluna em RACING às sextas-feiras.

Deixe seu Comentário

Comentários