Card image
MotoGP
Bastianini faz prova impecável e vence o GP do Catar

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 06/03/2022
  • Atualizado: 06/03/2022 às 13:17
  • Por: Ana Oliveira

Enea Bastianini venceu sua primeira corrida da MotoGP no GP do Catar, neste domingo (6). O italiano aproveitou erros de adversários e impôs um bom ritmo para escalar o top-5 e garantir o primeiro lugar nas voltas finais em Losail. A vitória foi importante para a Gresini, que não ganhava na categoria rainha do Mundial de Motovelocidade desde o GP de Portugal de 2006, quando Toni Elias bateu Valentino Rossi por apenas 0s002 no Estoril.

 

Bastianini quebrou jejum de 16 anos sem vitórias da Gresini. Foto: Gresini Racing

 

Brad Binder, da KTM, aproveitou um erro de Pol Espargaró, da Honda para conquistar o segundo lugar, relegando o piloto da Honda ao terceiro posto. O top-5 da prova foi completado por Aleix Espargaró, da Aprilia e Marc Marquéz, que protagonizaram um duelo pelo quarto lugar nas últimas voltas.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Joan Mir garantiu o sexto lugar, seguido por Alex Rins. O francês Johann Zarco largou em 13° e se recuperou cruzando a linha final em oitavo. Atual campeão, Fabio Quartararo, da Yamaha, conseguiu o nono lugar, com Takaaki Nakagami logo atrás fechando o top 10.

LEIA MAIS:
Migno vence e Moreira brila no GP do Catar da Moto3
Vietti domina e fatura etapa do Catar na Moto2

A próxima etapa da MotoGP será o Grande Prêmio da Indonésia, no circuito de Malika, no dia 20 de março.

Como foi a corrida

A corrida começou com Jorge Martin não fazendo uma boa largada, perdendo a primeira posição para a Honda de Pol Espargaró. Marc Marquéz aproveitou o momento ruim de Martin para ganhar a segunda posição. Brad Binder, da KTM, fez um bom início, saindo de sétimo para terceiro.

Durante a volta cinco, Enea Bastianini começou a pressionar Joan Mir até conseguir ultrapassar o piloto da Suzuki, partindo para atacar Marquez em seguida. O octacampeão havia acabado de ser superado por Brad Binder e não conseguiu segurar Bastianini.

O novato Marco Bezzechi, da VR46, caiu durante a oitava volta da prova. Enquanto o piloto se levantava, Jack Miller, da Ducati, se dirigia aos boxes para abandonar a prova. Em seguida, Alex Marquez é mais um piloto que perde o equilibro.

Na volta 11, Miguel Oliveira vai para o chão na curva 1, mesmo local em que Jorge Martin e Francesco Bagnaia colidiram na volta seguinte. Fim de prova para os dois.

Bastianini saiu em busca do segundo lugar, se aproximando de Brad Binder e fazendo uma ótima ultrapassagem na volta de número 14. O piloto italiano melhora seus tempos para alcançar Pol Espargaró, procurando a vitória.

Faltando cinco voltas para o final, Bastianini e Espargaró ficam lado a lado na reta principal e o italiano da Gresini leva a melhor. O piloto espanhol não só perdeu a primeira posição, como também cometeu um erro que custou a vice-liderança da prova, que passou a ser de Binder.

Durante as últimas voltas, os irmãos Pol e Alex Espargaró disputaram com Marc Marquéz o terceiro lugar, mas Pol levou a melhor. Enquanto isso, Bastianini abria ainda mais vantagem para concretizar sua primeira vitória na categoria rainha.

Deixe seu Comentário

Comentários