Card image
Nascar
Bubba Wallace se torna o segundo negro a vencer na Nascar Cup Series

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/10/2021
  • Atualizado: 05/10/2021 às 12:35
  • Por: Leonardo Marson

Não é exagero falar que Bubba Wallace colocou seu nome na história da Nascar nessa segunda-feira (4), ao vencer a etapa de Talladega da Cup Series, a principal divisão do campeonato americano. O representante da equipe 23XI, que tem como um dos sócios o astro do basquete Michael Jordan, se tornou o segundo negro a triunfar em uma corrida da mais importante categoria do esporte a motor dos Estados Unidos.

Bubba Wallace
Bubba Wallace celebra sua primeira vitória na Nascar Cup Series. (Foto: Getty Images)

Em uma corrida que foi transferida do domingo para a segunda-feira por conta das condições climáticas, Wallace se manteve entre os líderes o tempo todo, mas só assumiu a liderança na volta 115. Três voltas depois, após o acionamento da bandeira amarela por conta de um acidente, a chuva voltou a cair e fez a Nascar encerrar a disputa com a vitória do piloto do carro número 23.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

O resultado de Wallace acaba com um jejum de impressionantes 57 anos sem uma vitória de um piloto negro na divisão principal da Nascar. Wendell Scott venceu, no dia 1º de dezembro de 1963, a etapa de Jacksonville, uma corrida de 200 voltas (e que contou com um acréscimo de dois giros) numa pista de terra com 400 metros de extensão.

LEIA MAIS:

Bubba Wallace vence corrida encerrada pela chuva em Talladega
Brown vence corrida encerrada prematuramente em Talladega na Xfinity
Fogleman roda Nemechek e vence em Talladega na Truck Series

A história da vitória de Scott, porém, é cheia de controvérsias. O piloto não foi declarado vencedor em um primeiro momento, já que a direção de prova deu a vitória para Buck Baker, piloto branco que foi o segundo colocado. Apenas horas mais tarde que o resultado foi corrigido, e Wendell pôde ser declarado vitorioso, ganhando sua premiação.

Scott, porém, jamais recebeu o troféu pela vitória. O piloto morreu em 1990, aos 67 anos, vítima de câncer. Neste período, a Nascar introduziu o primeiro negro a vencer uma corrida na divisão principal ao seu hall da fama, enquanto Jacksonville presenteou a família com uma réplica do troféu que deveria ter sido entregue a Wendell, feita em madeira.

A categoria só dedicou um troféu a Scott em agosto deste ano, em cerimônia realizada antes da largada da Daytona 400. Warrick Scott, neto de Wendell, foi o responsável por receber o prêmio. Apesar da demora de 57 anos, a premiação ocorreu em uma data marcante para a família: na mesma semana em que o veterano completaria cem anos.

Bubba Wallace já havia vencido corridas por divisões nacionais da Nascar, obtendo sua primeira vitória em 2013, na etapa de Martinsville da Truck Series, terceira divisão da categoria. O resultado desta segunda-feira em Talladega o coloca definitivamente no mesmo patamar de Wendell Scott, justamente na pista onde, um ano antes, sofreu um ataque racista. Na ocasião, um nó de forca foi encontrado no box do piloto.

Em resposta, no dia seguinte, pilotos e a Nascar apoiaram Wallace, caminhando ao lado do carro do então competidor da equipe de Richard Petty.

Deixe seu Comentário

Comentários