Card image
MotoGP
Quartararo vê Bagnaia cair e é campeão da MotoGP. Márquez vence em Misano

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/10/2021
  • Atualizado: 24/10/2021 às 9:56
  • Por: Leonardo Marson

Fabio Quartararo é o novo campeão do mundo de MotoGP. O piloto da Yamaha terminou o Grande Prêmio da Emilia Romagna, disputado neste domingo (24) no circuito de Misano, na Itália, na quarta posição, mas viu Francesco Bagnaia, o único piloto que ainda podia alcançá-lo, cair na 24ª das 27 voltas, quando era o líder. É o primeiro título de um francês na classe principal do Mundial de Motovelocidade em sete décadas. Marc Márquez, da Honda, venceu a corrida.

Fabio Quartararo
Quartararo garantiu seu primeiro título na MotoGP. (Foto: MotoGP)

Na corrida, a Honda ainda completou o 1-2, já que Pol Espargaró completou com a segunda posição, sendo seguido por Enea Bastianini, terceiro com uma Ducati da Avintia ao superar Quartararo na última volta. O francês, que largou da 15ª posição, chegou a cair para 17º, e escalou o pelotão para terminar em quarto, sendo seguido por Johann Zarco, da Pramac Ducati.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Álex Rins, com uma Suzuki, terminou a corrida na sexta posição, sendo seguido por Aleix Espargaró, sétimo com uma Aprilia, depois de andar boa parte da prova em quinto. Maverick Viñales, com a outra Aprilia, foi o oitavo, enquanto Luca Marini, com uma Ducati da Avintia, foi o nono. Valentino Rossi, que fez sua última corrida na Itália na MotoGP, levou a Yamaha da SRT ao décimo lugar.

LEIA MAIS:

Lowes supera batalha com Canet e vence em Misano pela Moto2
Moto3: Foggia faz corrida de recuperação e vence em Misano

A MotoGP terá sua penúltima etapa no dia 7 de novembro, com o Grande Prêmio do Algarve, corrida marcada para o Circuito de Portimão, em Portugal.

Confira como foi a corrida

A corrida em Misano começou com Francesco Bagnaia mantendo a primeira posição nos metros iniciais. Miguel Oliveira pulou para a segunda posição ao superar Jack Miller, que ficou com a terceira posição, sendo seguido por Marc Márquez. No pelotão de trás, Fabio Quartararo perdeu duas posições e ficou com a 17ª colocação.

Ainda na primeira volta, o português da KTM acabou superado por Miller e Márquez, caindo para o quarto lugar. O australiano, por sua vez, passou a se defender do piloto da Honda, enquanto Bagnaia seguia na liderança, mas sem abrir vantagem. Quartararo começou a escalar o pelotão, aparecendo na 12ª posição no segundo giro.

Joan Mir foi punido com duas voltas longas por queima de largada, mas não chegou a pagar a penalização, já que sofreu em uma queda junto de Danilo Petrucci, deixando a disputa. Na quarta volta, foi a vez de Miller cair, abrindo caminho para que Márquez partisse para o ataque sobre Bagnaia a partir daquele momento. Na sexta volta, Quartararo entrou no top-10 da prova.

Álex Rins começou a avançar na oitava volta, superando Jorge Martín para tomar a oitava posição. O espanhol da Pramac também foi superado por Quartararo, despencando para o décimo lugar. Takaaki Nakagami caiu no quarto setor, mas conseguiu retornar à corrida, enquanto Álex Márquez deixou a disputa com problemas na Honda da LCR.

As quedas continuaram na sequência da prova. Iker Lecuona caiu com a KTM da Tech3 na curva 1, deixando a disputa na 11ª volta. No mesmo local, dois giros depois, foi a vez de Jorge Martín abandonar. No pelotão intermediário, Aleix Espargaró segurava alguns adversários, e Rins se aproveitou para superar Luca Marini, tomando o sétimo posto. Já Franco Morbidelli errou e despencou na classificação.

Enquanto Bagnaia seguia muito pressionado por Márquez, Quartararo seguiu avançando, tomando o quinto lugar ao passar por Aleix Espargaró, momentos depois de passar por Rins. Na frente, a partir da 23ª volta, Bagnaia passou a abrir vantagem em relação ao espanhol da Honda, enquanto Pol Espargaró seguia em terceiro.

O campeonato acabou na 24ª volta, quando Francesco Bagnaia sofreu uma forte queda, abandonando a disputa. No mesmo momento, Miguel Oliveira também foi para o chão. Assim, Márquez to mou a liderança, seguido por Pol Espargaró e Fabio Quartararo. O francês, já campeão do mundo, passou a receber o ataque de Enea Bastianini.

Na frente, Márquez seguiu para vencer pela terceira vez no ano, sendo seguido por Pol Espargaró e Bastianini, que superou Quartararo na volta final. O francês conquistou seu primeiro título mundial.

Comentários