Card image
MotoGP
Quartararo toma a liderança no início e vence na Inglaterra

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/08/2021
  • Atualizado: 29/08/2021 às 9:57
  • Por: Leonardo Marson

Fabio Quartararo venceu neste domingo (29) o Grande Prêmio da Inglaterra, 12ª etapa da temporada da MotoGP. O piloto da Yamaha largou da terceira posição, caiu para o quarto posto na primeira volta, mas tomou a liderança ainda na quinta das 20 voltas da corrida, disparando na liderança no circuito de Silverstone para sair com a vitória.

Fabio Quartararo
Quartararo disparou no campeonato. (Foto: Yamaha)

A segunda posição ficou com Álex Rins, piloto da Suzuki que fez uma corrida de recuperação, terminando pouco mais de três segundos atrás do vencedor. Aleix Espargaró completou a corrida com a terceira posição, garantindo o primeiro pódio da Aprilia na história da MotoGP, após suportar ao ataque de Jack Miller, que foi o quarto com a Ducati. Pol Espargaró, que largou da pole position, foi o quinto com a Honda.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Brad Binder levou a KTM ao sexto lugar ao final das 20 voltas de disputa, sendo seguido por Iker Lecuona, que correu com uma KTM da Tech3. Álex Márquez completou a corrida com a oitava posição com uma Honda preparada pela LCR. O grupo dos dez melhores em Silverstone ainda contou com Joan Mir, da Suzuki, e Johann Zarco, com uma Ducati da Pramac.

LEIA MAIS:

Pol Espargaró fatura pole em classificação apertada em Silverstone

Após a disputa do GP da Inglaterra, Fabio Quartararo mantém a liderança do campeonato, agora com 206 pontos, contra 141 de Joan Mir, segundo colocado na classificação. Johann Zarco aparece na terceira posição, somando 137 pontos, um a mais em relação a Francesco Bagnaia, quarto colocado com 136.

A próxima etapa da MotoGP está marcada para o dia 12 de setembro, com a disputa do Grande Prêmio de Aragón, no circuito de MotorLand, na Espanha.

Confira como foi a corrida

O Grande Prêmio da Inglaterra começou com Pol Espargaró mantendo a primeira posição nos metros iniciais, sendo seguido por Fabio Quartararo e Aleix Espargaró, que superaram Francesco Bagnaia. O italiano da Ducati chegou a recuperar o segundo lugar, mas viu o adversário da Aprilia retomar o segundo posto. Marc Márquez e Jorge Martín se acharam na curva 9 e caíram, deixando a disputa.

Um pouco mais atrás, na terceira volta, Joan Mir e Álex Rins passaram por Valentino Rossi, que caiu para a oitava colocação. Na volta seguinte, Quartararo começou a escalar o pelotão: passou por Bagnaia e Aleix no mesmo giro, e tomou a liderança na quinta volta, superando Pol Espargaró. Já o atual campeão do mundo entrou no top-5 ao ultrapassar Jack Miller, que despencou para sétimo, superado também por Rins.

Aleix Espargaró passou o irmão, Pol, para tomar a segunda posição da corrida na sexta volta, enquanto Quartararo abria um segundo para os rivais. O francês da Yamaha aumentou o ritmo e disparou mais um segundo em duas voltas. Bagnaia, por sua vez, errou o traçado e foi superado pelos dois pilotos da Suzuki, caindo para o sexto lugar. Rins, por sua vez, passou pelo piloto da Honda e tomou a terceira posição.

Miller deixou Bagnaia para trás e tomou o sexto lugar, enquanto Rins passou a se aproximar rapidamente de Aleix, em disputa pelo segundo lugar. Com 11 voltas, o líder da prova alcançou três segundos de frente para o segundo colocado, que passou a ser Rins, que passou por Aleix após o espanhol errar o traçado em uma das curvas. No mesmo momento, a Aprilia passou a seu piloto uma ordem de mudança de mapa de potência.

Miller passou a se aproximar rapidamente de Pol Espargaró, ganhando a quarta posição na 15ª volta. Bagnaia, sem rendimento, despencou para o décimo lugar ao ser ultrapassado por Brad Binder e Iker Lecuona. Na penúltima volta, o espanhol da Tech3 deixou Mir para trás e assumiu o oitavo posto. Na frente, Quartararo seguiu para vencer em Silverstone.

Comentários