Card image
Indy
Newgarden vê erro de Herta e vence em Indianápolis

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/10/2020
  • Atualizado: 02/10/2020 às 18:46
  • Por: Leonardo Marson

Josef Newgarden venceu nesta sexta-feira (2) a primeira corrida da penúltima etapa da temporada da Indy, disputada no circuito misto de Indianápolis. O piloto da Penske travou um bom duelo estratégico com Colton Herta, viu o rival da Andretti escapar da pista quando se aproximava para brigar pela liderança, e disparou na frente para vencer.

Josef Newgarden
Newgarden está 40 pontos atrás de Dixon no campeonato. (Foto: IndyCar)

A segunda posição ficou com Alexander Rossi, piloto da Andretti Autosport que se valeu de pneus macios no final da corrida para escalar as posições. Rinus VeeKay, que largou da pole position, levou o carro da Carpenter ao terceiro lugar, sendo seguido por Colton Herta, quarto com a Andretti depois de liderar boa parte da corrida. Felix Rosenqvist, da Chip Ganassi, foi o quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Will Power terminou a prova na sexta posição com o carro da Penske, sendo seguido por Graham Rahal, sétimo com um equipamento da Rahal Letterman Lanigan. Jack Harvey, da Meyer Shank, foi o oitavo, sendo seguido por Scott Dixon, apenas o nono com a Ganassi. Marcus Ericsson, com outro carro da Ganassi, foi o décimo. Helio Castroneves, da McLaren, foi o 20º.

A passagem da Indy por Indianápolis será encerrada neste sábado (3), quando haverá a segunda corrida do final de semana. A largada está marcada para 15h30, com transmissão ao vivo do Bandsports e do DAZN.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Colton Herta tomando a liderança ainda nos metros iniciais, sendo seguido por Rinus VeeKay, enquanto Josef Newgarden caiu para a terceira posição. Will Power e Marco Andretti completavam a lista dos cinco primeiros. Scott Dixon caiu para 13º, enquanto Helio Castroneves caiu para 23º na primeira volta.

VeeKay passou a atacar Herta, conseguindo uma manobra por fora para tomar a primeira posição, se valendo também dos pneus macios, ante os duros do adversário. O piloto da Andretti, então, passou a ser pressionado também por Newgarden, enquanto Álex Palou perdeu duas posições ao errar o contorno de uma curva na quinta volta, deixando o grupo dos 15 primeiros.

Sage Karam escapou da pista na quinta volta, quando disputava posição com Charlie Kimball. Um pouco mais na frente, Dixon acabou superado por Santino Ferrucci, voltando ao 13º lugar. VeeKay, por sua vez, abriu três segundos de vantagem para Herta, que seguia pressionado por Newgarden. Na sétima volta, Graham Rahal rodou, mas se recuperou e seguiu na corrida.

Simon Pagenaud foi aos boxes na nona volta, enquanto Ferrucci e Ryan Hunter-Reay rodaram após o piloto da Dale Coyne tocar o rival da Andretti. Quem se aproveitou para subir na classificação foi Dixon, que passou pelos dois e ganhou a décima colocação. Sage Karam foi aos boxes na décima volta, em atitude seguida por Marcus Ericsson e Conor Daly.

Hunter-Reay parou na volta 12, enquanto Alexander Rossi, então sexto colocado, foi aos boxes no giro seguinte, ganhando pneus macios. Herta, mesmo estando com os pneus duros, parou na volta 14, em ação seguida por Jack Harvey, Pato O’Ward e Helio Castroneves. Dixon fez seu pit stop na volta 15, ganhando pneus macios.

Sem Herta à frente, Newgarden aumentou o ritmo e passou a descontar a diferença em relação a VeeKay, que foi aos boxes na volta 18, ganhando pneus duros. O’Ward, por sua vez, retornou aos boxes para uma segunda parada. Marco Andretti trocou pneus e reabasteceu na volta 19, enquanto Felix Rosenqvist fez o mesmo no 20º giro.

Herta passou a atacar VeeKay pela sétima colocação no giro 20, e chegou a conseguir a ultrapassagem, mas levou o “X”. Na volta seguinte, o americano fez a ultrapassagem. Rahal parou na 21ª volta. Newgarden e Power trocaram pneus e reabasteceram na volta 22, cedendo a liderança para Palou, que ainda não havia feito a parada.

Palou parou na volta 23, enquanto Newgarden passou a ter a liderança virtual – Ferrucci, sem parar, era o primeiro – ameaçada por Herta, que tinha pneus macios. O piloto da Dale Coyne parou na volta 24, enquanto o filho de Bryan Herta assumiu a liderança da prova ao passar pelo rival da Penske na primeira curva do circuito.

Herta abriu três segundos de frente para Newgarden na volta 30, enquanto Rosenqvist abriu passagem para Dixon, que avançou para a quinta posição. Rahal, por sua vez, passou por Chilton para tomar a 12ª colocação. Na volta seguinte, o piloto da Rahal Letterman Lanigan passou por superou Pagenaud, ganhando mais uma posição. Na volta 33, o francês foi aos boxes.

Rahal entrou no grupo dos dez primeiros na volta 34, depois de superar Marco Andretti. Ericsson foi aos boxes pela segunda vez no giro 35. Na volta 38, foi a vez de Herta partir para seu segundo pit stop, em ação repetida por Rossi, Harvey e Castroneves. VeeKay e Dixon trocaram pneus e reabasteceram na passagem seguinte. Power parou na volta 40.

Rosenqvist entrou nos boxes na volta 42, enquanto Herta passou por Ferrucci para retomar a terceira posição. Newgarden trocou pneus e reabasteceu na volta 44, voltando à frente de Herta. Já Dixon passou por Rossi, mas quase provocou um acidente com o americano. Na volta seguinte, Power se aproveitou da briga entre os dois e avançou para quinto, enquanto Rahal foi aos boxes.

Herta, novamente na liderança, vinha dois segundos à frente de Newgarden. O piloto da Penske, porém, descontava a diferença a cada volta. Mais atrás, Rosenqvist viu Power se aproximar para ameaçar sua quarta posição. Rahal, por sua vez, passou por Dixon para tomar a sétima posição.

Newgarden diminuiu a vantagem de Herta para menos de um segundo na volta 57, enquanto os dois abriam 15 segundos sobre VeeKay, o terceiro colocado. Na volta 59, o piloto da Andretti perdeu o ponto de frenagem da primeira curva e permitiu ao atual campeão assumir a liderança da corrida. Na volta seguinte, o dono do carro número 88 foi para a última parada nos boxes, colocando pneus duros.

Na volta seguinte, Newgarden trocou pneus e reabasteceu, colocando pneus duros. VeeKay colocou pneus macios, em atitude repetida por Dixon. Na volta 63, Power e Rossi pararam pela última vez, com o australiano colocando pneus macios e o americano recebendo pneus duros. Rosenqvist parou no 64º giro em Indianápolis.

Rahal apareceu na liderança antes de fazer a última parada, mas vinha abrindo vantagem para Newgarden e Herta, que tinham pneus duros novos. Na volta 65, o piloto da Rahal Letterman Lanigan parou para colocar pneus duros e reabastecer. Newgarden reassumiu a liderança, sendo seguido por Herta, Rosenqvist, Power e VeeKay.

Power quase acertou o muro ao entrar no oval, e caiu para a sexta posição. Mais na frente, Rosenqvist, com pneus macios, passou a se aproximar de Herta, e descontava a vantagem também para Newgarden. Sem conseguir a manobra, o sueco permitiu a aproximação de Rossi, enquanto Dixon passou por Rahal para tomar a sétima posição.

Rossi passou por Rosenqvist quando restavam sete voltas para o final, tomando o terceiro lugar. No giro seguinte, o ex-Fórmula 1 passou por Herta, ganhando a segunda posição, enquanto VeeKay passou pelo sueco da Ganassi, assumindo a quarta colocação. O holandês entrou no top-3 ao passar por Herta na volta 82. Já Dixon escapou da pista e caiu para nono.

Newgarden seguiu para vencer a prova sem dificuldades, sendo seguido por Rossi e VeeKay.

Deixe seu Comentário

Comentários