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Fórmula E
Nyck de Vries é campeão da Fórmula E; Norman Nato vence em Berlim

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  • Publicado: 15/08/2021
  • Atualizado: 15/08/2021 às 11:56
  • Por: Leonardo Marson

Nyck de Vries conquistou neste domingo (15) o título da Fórmula E, ao terminar a segunda corrida do ePrix de Berlim, disputada no circuito do aeroporto de Tempelhof na oitava posição. O piloto da Mercedes escalou o pelotão e contou com abandonos de rivais para conquistar seu primeiro título na categoria dos carros elétricos, logo em sua segunda temporada.

Nyck de Vries
Foto: Mercedes

A vitória ficou com Norman Nato, piloto da Venturi que tomou a ponta antes da metade da corrida, e conseguiu se manter na primeira colocação, vencendo pela primeira vez na Fórmula E. A segunda posição da corrida ficou com Oliver Rowland, da Nissan e.dams, enquanto Stoffel Vandoorne, com a Mercedes, foi o terceiro. André Lotterer, da Porsche e Alexander Sims, da Mahindra, fecharam o top-5.

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Pascal Wehrlein terminou a prova com a sexta posição, com o outro carro da Porsche, enquanto Sam Bird cruzou a linha de chegada em oitavo com a Jaguar. De Vries foi o oitavo com a outra Mercedes, enquanto René Rast, da Audi Sport, foi o nono. O grupo dos dez melhores ainda contou com Tom Blomqvist, piloto da NIO.

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A corrida ainda contou com uma bandeira vermelha por conta de um acidente logo na largada. Mitch Evans, que se colocou como favorito ao título após a classificação desta manhã, viu seu Jaguar se apagar, e acabou atingido por Edoardo Mortara. Os dois abandonaram a corrida imediatamente, e a corrida foi paralisada. Depois, Jake Dennis bateu na relargada, também abandonando.

Os brasileiros tiveram uma corrida para se esquecer. Sérgio Sette Câmara cruzou a linha de chegada na 18ª posição com o carro da Dragon/Penske, enquanto Lucas Di Grassi, que entrou na decisão com chances de título, não entrou na zona de pontos em momento algum, foi punido por um incidente com António Félix da Costa, e acabou em 20º com a Audi Sport.

Confira como foi a corrida

A largada teve Stoffel Vandoorne mantendo a liderança nos metros iniciais, com Oliver Rowland permanecendo em segundo. Mitch Evans ficou parado no grid e acabou atingido com força por Edoardo Mortara, com os dois abandonando a corrida. O Safety Car foi acionado imediatamente. Alexander Sims apareceu em terceiro. Sérgio Sette Câmara pulou para nono, e Lucas Di Grassi, em 16º.

Quando restavam 42min59s para o final da prova, a direção de prova acionou a bandeira vermelha. Após uma interrupção de praticamente 30 minutos, os carros voltaram a andar com o Safety Car à frente do pelotão. Na abertura da terceira volta, a relargada foi acionada com os carros em movimento e em fila indiana. Jake Dennis, porém, parou no muro e abandonou a disputa. Uma volta depois, o Full Course Yellow foi acionado.

Antes da neutralização, Nyck de Vries passou por Alex Lynn e assumiu a décima posição, posto que lhe garantiria o título àquela altura. A prova recomeçou quando restavam 36 minutos para o encerramento, e o holandês passou por Sette Câmara, tomando a nona posição. Na frente, Rowland passou a atacar Vandoorne pela liderança.

Com a disputa dos dois primeiros colocados, um pelotão de quatro pilotos se formou. Na oitava volta, Norman Nato acionou o primeiro dos dois modos ataques a que tem direito na corrida. Pascal Wehrlein, que aparecia na nona posição, passou a ser investigado por fazer uma ultrapassagem em bandeira amarela.

Rowland acionou o modo ataque e caiu para quarto, sendo superado por Nato e Sims. Pouco depois, o francês da Venturi passou por Vandoorne e tomou a liderança da corrida. O belga, aliás, foi ultrapassado também por Sims e Rowland, despencando para o quarto lugar. De Vries, também com a potência extra acionada, avançou para o sexto posto.

Na 12ª volta, Vandoorne acionou seu modo ataque, caindo para o quinto lugar. Mais atrás, Lucas Di Grassi seguia na 14ª posição, mas sem usar a potência extra. Sims partiu para o segundo uso do modo ataque na volta 13, seguindo na terceira posição. Wehrlein, por sua vez, viu a investigação que tinha contra si não resultar em punição.

Sims partiu para o ataque sobre Rowland, conseguindo a ultrapassagem na 16ª volta para tomar o segundo lugar. Di Grassi acionou a potência extra pela primeira vez no 17º giro, e superou Sette Câmara para tomar o 13º posto. Na frente, Rowland passou por Vandoorne e tomou o terceiro posto que havia perdido voltas antes. O belga foi superado também por André Lotterer e por De Vries, que pulou para o quinto lugar.

O holandês da Mercedes passou por Lotterer, tomando o quarto lugar, enquanto António Félix da Costa abandonou a disputa com problemas em sua Techeetah, após ser prensado no muro por Di Grassi. O Safety Car foi acionado por conta do acidente com o português. Nato seguia na liderança, seguido por Rowland, Sims, De Vries e Lotterer.

A relargada veio na volta 25, e a direção de prova passou a investigar Di Grassi pelo acidente com Félix da Costa. Na frente, De Vries passou por Sims para tomar a terceira posição, mas acabou recebendo um toque e caiu para o sétimo lugar. O brasileiro da Audi Sport foi punido com um drive through quando o relógio baixou de dez minutos para o final da corrida.

Nato abriu um segundo de frente para Rowland, enquanto Di Grassi caiu para o 20º lugar e acionou o modo ataque. Na frente, De Vries sossegou na sétima colocação, conquistando pontos que lhe garantiriam o título. No minuto final, Lotterer passou por Sims para tomar a quarta posição. Ainda houve tempo para que Bird passar por De Vries. O holandês, porém seguiu para conquistar o título da Fórmula E, que viu Nato sair com a vitória em Berlim.

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