Card image
Fórmula 4
Na F4 Brasil, Aurelia Nobels quer igualdade com pilotos nas pistas

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/05/2022
  • Atualizado: 13/05/2022 às 11:11
  • Por: Leonardo Marson

O final de semana no Velocitta, autódromo localizado em Mogi Guaçu (SP), terá a etapa de abertura da temporada da Fórmula 4 Brasil. O campeonato, que reúne jovens pilotos saídos do kart e que dará pontos para a Super Licença, documento necessário para correr na Fórmula 1, conta entre seus 16 competidores uma mulher: Aurelia Nobels.

Aurelia Nobels
Aurelia foi a segunda melhor na abertura do final de semana da etapa de Mogi Guaçu. (Foto: Luca Bassani)

Nascida nos Estados Unidos e criada no Brasil, a jovem de 15 anos não foge da responsabilidade de ser a única mulher do grid, e mostra que pode enfrentar em pé de igualdade seus adversários homens. Prova disso foi o desempenho na primeira sessão do final de semana, quando marcou o segundo tempo, apenas 0s082 do piloto mais rápido.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

“Eu fico muito feliz em representar as mulheres, pois é um esporte muito machista, que a gente não vê muitas meninas”, inicia Aurelia, em entrevista exclusiva para RACING. “E eu gosto de correr contra os meninos, pois dá mais vontade de mostrar para eles que a gente pode estar na pista, e quando fechamos a viseira, é a mesma coisa”, segue a competidora

LEIA MAIS:

Clerot supera Nobels e lidera primeiro treino da F4 Brasil no Velocitta

Aurelia ainda rechaça o uso do termo “pilota”, que representa mulheres que correm no esporte a motor. A justificativa da atleta em nada tem a ver com a negação do termo, que é correto gramaticalmente, mas sim para se colocar em igualdade aos outros competidores. “Eu sempre falo que prefiro ser chamada de ‘piloto’, que é para realmente mostrar que não tem diferença”, segue.

Aurelia Nobels
Aurelia defende a TMG na categoria de Fórmulas. (Foto: Luca Bassani)

Perguntada sobre os ídolos no esporte, Aurelia destaca pilotos do passado, do grid atual da Fórmula 1, e também Bia Figueiredo, pilota brasileira com mais destaque no esporte a motor mundial, com passagens pela Indy e anos correndo na Stock Car. A novata ainda revelou ter recebido mensagens da veterana, que atualmente corre no TCR Sul-Americano.

“Gosto muito do Ayrton Senna. E gosto do (Charles) Leclerc, que é um ótimo piloto dentro e fora das pistas. Como mulher, gosto muito da Bia Figueiredo. A conheci no começo da carreira na Granja Viana, e ela me mandou mensagem, pois já trabalhou com o Thiago (Meneghel), dizendo que vai torcer por mim e tentará vir aqui me assistir”, explica Aurelia.

A F4 Brasil terá corridas neste sábado, às 9h40 e 14h40, e no domingo, às 12h10, com transmissão do canal BandSport.

Comentários