Card image
Fórmula 1
Verstappen voa no fim e lidera terceiro treino em Imola

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/04/2021
  • Atualizado: 17/04/2021 às 7:12
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio da Emilia Romagna de Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã deste sábado (17) no circuito de Imola, na Itália, o piloto da Red Bull, que só saiu para a pista na segunda metade do treinamento, registrou 1min14s958, usando pneus macios em sua melhor volta.

Max Verstappen
Verstappen foi para a pista apenas na segunda metade da sessão e liderou a atividade. (Foto: Red Bull)

A segunda posição ficou com Lando Norris, piloto da McLaren que acabou superado em 0s456 pelo holandês. Lewis Hamilton, com a Mercedes, foi o terceiro, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a outra Red Bull. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Charles Leclerc, monegasco que defende a Ferrari.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Pierre Gasly fez uma boa sessão com a AlphaTauri e acabou com o sexto tempo usando pneus médios, batendo Carlos Sainz, da Ferrari. Mais rápido das duas atividades da sexta-feira, Valtteri Bottas ficou com a oitava posição com a Mercedes, enquanto a dupla da Alpine completou o top-10, com Fernando Alonso à frente de Esteban Ocon.

LEIA MAIS:

Bottas lidera TL2 em Imola e é o mais rápido da sexta-feira
Pérez e Ocon batem durante primeiro treino da F1 em Imola
Bottas acerta giro final e lidera primeiro treino da F1 em Imola
Veja a programação e onde assistir na TV o GP da Emilia Romagna

A sessão livre desta manhã ainda contou com uma bandeira vermelha. No final da primeira metade do treino, Nicholas Latifi passou reto na curva 6 do circuito italiano e bateu contra a barreira de proteção. Apesar disso, o canadense da Williams apenas danificou a asa dianteira, e conseguiu deixar o local pelas próprias forças.

A próxima atividade da Fórmula 1 em Imola será a classificação, marcada para 9h, e que terá transmissão da Band, para o estado de São Paulo, e do BandSports, para todo o Brasil. O Grande Prêmio da Emilia Romagna será disputado no domingo (18), a partir das 10h, com exibição da Band.

Confira como foi o treino

A terceira sessão de treinos livres do final de semana em Imola começou às 6h, pelo horário de Brasília, com clima frio, apenas 10°C. O asfalto, por sua vez, estava em 20°C quando a pista foi liberada. Kimi Räikkönen foi o primeiro a deixar os boxes e precisou marcar três voltas – uma foi excluída – para ter seu primeiro tempo aferido, 1min17s331, com pneus médios.

Após o finlandês registrar suas voltas, foi a vez de a Haas mandar para a pista seus pilotos. Porém, tanto Mick Schumacher quanto Nikita Mazepin tiveram seus tempos deletados por não respeitar os limites de pista. No terceiro giro, o alemão se colocou em segundo, 0s538 atrás do tempo de Räikkönen. Os pilotos das equipes maiores se mantinham nos boxes ou faziam voltas de instalação.

Apenas com 15 minutos de sessão que a pista ficou mais movimentada. Primeiro, Fernando Alonso se colocou em terceiro com a Alpine, enquanto Charles Leclerc tomou a liderança da tabela de classificação com 1min17s321, também usando pneus médios. Sainz chegou a tomar a ponta, mas viu o monegasco retomar a ponta com 1min16s795.

Com 23 minutos, a Mercedes mandou seus pilotos para a pista, em ação repetida pela Red Bull com Sergio Pérez. O mexicano marcou 1min16s642 com os pneus médios, e chegou a ver o finlandês superá-lo, mas ter a volta excluída. O heptacampeão do mundo, por sua vez, vinha em volta rápida com pneus macios quando Nicholas Latifi bateu na curva 6, causando uma bandeira vermelha.

A sessão recomeçou com 30 minutos, e a Red Bull finalmente mandou Max Verstappen para a pista. O holandês chegou a marcar o melhor tempo, mas teve a volta excluída por passar além do permitido por fora da pista na curva 9. Bottas tomou a ponta com 1min15s984, já usando pneus macios, enquanto Hamilton foi mais um a ter a volta excluída.

Pierre Gasly escapou da pista e evitou uma batida contra o muro. Na volta seguinte, o piloto da AlphaTauri se colocou na ponta usando pneus médios, sendo superado por Leclerc, que fez, com os macios, 1min15s515. A liderança do monegasco, porém, durou três minutos, já que Hamilton tomou a primeira posição ao marcar 1min15s515.

Lando Norris apareceu na liderança quando restavam 12 minutos para o encerramento da sessão, mas acabou batido por Verstappen, que cravou 1min14s958 com os pneus macios. Sebastian Vettel, por sua vez, avançou para a 12ª posição em uma sessão fraca com a Aston Martin. Pouco depois, Giovinazzi escapou da pista, passeando pela brita.

A sessão chegou aos instantes finais com Pérez avançando ao quarto lugar, enquanto Verstappen fechou a sessão na liderança, sendo seguido por Norris e Hamilton.

Deixe seu Comentário

Comentários