Card image
Fórmula 1
Verstappen vence de ponta a ponta o GP da Estíria de F1

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/06/2021
  • Atualizado: 27/06/2021 às 11:26
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (27) o Grande Prêmio da Estíria de Fórmula 1, disputado no Red Bull Ring, na Áustria. O piloto da Red Bull largou da pole position e não foi ameaçado em momento algum pelos adversários, seguindo com tranquilidade para triunfar pela quarta vez na atual temporada da mais importante categoria do automobilismo mundial.

Max Verstappen
Verstappen venceu pela quarta vez na temporada 2021. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes que em momento nenhum ameaçou Verstappen durante as 71 voltas da prova. Valtteri Bottas terminou em terceiro com a outra Mercedes, completando o pódio, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a Red Bull depois de tentar uma segunda parada para superar o finlandês. Lando Norris, da McLaren, foi o quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Carlos Sainz, da Ferrari, ficou com a sexta posição com a Ferrari, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, que teve que trocar a asa dianteira após um toque com Pierre Gasly na largada. Lance Stroll levou a Aston Martin ao oitavo lugar, enquanto Fernando Alonso terminou em nono. Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, completou a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Quartararo dispara na frente e vence GP da Holanda de MotoGP

A Fórmula 1 dá sequência à temporada 2021 já no próximo domingo (4), novamente no Red Bull Ring, que receberá o Grande Prêmio da Áustria.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Max Verstappen mantendo a primeira posição nos metros iniciais, sendo seguido por Lewis Hamilton, que se defendeu de um ataque de Lando Norris. Sergio Pérez aparecia em quarto, seguido por Valtteri Bottas. Charles Leclerc tocou com Pierre Gasly e danificou a asa dianteira. O francês também teve danos, ficou lento e tocou Antonio Giovinazzi, que rodou.

No complemento da primeira volta, Leclerc e Nicholas Latifi se dirigiram aos boxes para troca da asa dianteira, enquanto Gasly recolheu o carro e abandonou a disputa. Verstappen rapidamente abriu vantagem em relação a Hamilton, alcançando os dois segundos de frente. Pérez atacava Norris pela terceira posição, sempre com Bottas próximo.

Na oitava volta, Daniel Ricciardo perdeu rendimento e despencou da nona para a 13ª colocação. Duas voltas depois, foi a vez de Norris perder rendimento, sendo superado por Pérez e por Bottas, caindo para o quinto lugar. Vindo de trás após o problema na largada, Leclerc passou por Nikita Mazepin para tomar a 16ª colocação na volta 14.

Verstappen passou a reclamar dos pneus de sua Red Bull, mas abriu 4s5 em relação a Hamilton na volta 19. Pouco depois, Mick Schumacher e Nikita Mazepin se estranharam na pista, e o alemão conseguiu a ultrapassagem. Na volta 23, o russo foi aos boxes para sua troca de pneus. Leclerc passou por Giovinazzi, tomando a 15ª posição.

Leclerc seguiu escalando o pelotão e passou por Esteban Ocon, tomando a 14ª posição na volta 25. Russell, que vinha em oitavo, foi para seu pit stop na volta 27, mas com problemas na Williams, perdendo muito tempo. Pérez parou nos boxes na volta 27 e recebeu pneus duros. Na volta seguinte, Bottas fez sua troca de pneus, passando a usar os duros, e voltou à frente do mexicano.

Hamilton foi para o pit stop na volta 29, enquanto Verstappen trocou pneus no giro seguinte, com ambos ganhando jogos de pneus duros. Norris, foi mais um a visitar os boxes, parando na volta 32, e passando Kimi Räikkönen no giro seguinte, tomando a sexta posição. Na frente, o holandês da Red Bull mantinha uma vantagem de quatro segundos para o heptacampeão do mundo.

Kimi Räikkönen e Esteban Ocon fizeram seus pit stops na volta 37, enquanto Leclerc fez uma segunda troca de pneus na passagem seguinte, recebendo pneus médios. Na volta 42, o monegasco passou por Kimi Räikkönen em uma disputa que durou por algumas voltas. O finlandês perdeu um pedaço da asa dianteira após um toque.

Sainz e Ricciardo, que não haviam feito paradas nos boxes, partiram para suas trocas na volta 42. Três giros depois, Verstappen aumentou sua vantagem para a casa de cinco segundos para Hamilton, enquanto Leclerc passou por Giovinazzi no giro 46, pulando para o 11º lugar. Duas voltas depois, o líder do campeonato aumentou sua frente para seis segundos sobre Hamilton.

Leclerc entrou na zona de pontuação na volta 50, passando por Vettel para assumir a décima posição. Enquanto Verstappen disparou 7s5 para Hamilton, o monegasco partiu para o ataque sobre Tsunoda, conseguindo a ultrapassagem na volta 56, mesmo momento em que Pérez foi para os boxes pela segunda vez, recebendo da Red Bull pneus médios.

O monegasco da Ferrari passou por Alonso ainda na volta 56, tomando o oitavo lugar. Mais na frente, Pérez começou a descontar rapidamente a diferença para Bottas, se aproveitando dos pneus novos. Na volta 60, Leclerc passou por Stroll para avançar ao sétimo lugar. Na volta 64, Verstappen ampliou a frente para Hamilton para 12 segundos.

Verstappen passou a abrir um segundo por volta para Hamilton, enquanto Pérez seguia se aproximando de Bottas. O inglês da Mercedes foi aos boxes na penúltima volta para receber pneus macios e tentar a volta mais rápida, enquanto Räikkönen passou Vettel para ganhar a 11ª posição. Verstappen seguiu para vencer, enquanto Hamilton fez a melhor volta.

Deixe seu Comentário

Comentários