Card image
Fórmula 1
Verstappen supera Hamilton na penúltima volta e vence na França

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/06/2021
  • Atualizado: 20/06/2021 às 11:55
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (20) o Grande Prêmio da França, sétima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O holandês travou um duelo tático com Lewis Hamilton na corrida disputada no circuito de Paul Ricard, e conseguiu a ultrapassagem que valeu a vitória na penúltima das 53 voltas, triunfando pela terceira vez no ano.

Max Verstappen
Verstappen venceu pela terceira vez na temporada. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Hamilton, que apostou em uma estratégia de apenas uma parada nos boxes, ante duas de Verstappen, terminando pouco mais de dois segundos atrás do holandês. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, foi o terceiro, sendo seguido por Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton. Lando Norris, da McLaren, foi o quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Daniel Ricciardo, com a outra McLaren do grid, terminou a prova em sexto, sendo seguido por Pierre Gasly, sétimo com a AlphaTauri. A oitava posição ficou com Fernando Alonso, com o carro da Alpine. Sebastian Vettel, que retardou ao máximo sua parada nos boxes, levou a Aston Martin ao nono lugar, enquanto Lance Stroll, seu companheiro de equipe, foi o décimo.

LEIA MAIS:

Márquez impede aproximação de Oliveira e vence o GP da Alemanha

A Fórmula 1 dá sequência à temporada 2021 já no próximo domingo (27), com a realização do Grande Prêmio da Estíria, marcado para o Red Bull Ring.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Max Verstappen mantendo a primeira posição nos metros iniciais. Porém, o holandês escapou em uma das curvas ainda no primeiro setor, e viu Lewis Hamilton tomar a primeira colocação. Valtteri Bottas seguiu na terceira posição, logo à frente de Sergio Pérez, que se defendeu de um ataque de Carlos Sainz.

No meio do pelotão, Sebastian Vettel superou Esteban Ocon para tomar a 11ª colocação logo na segunda volta, enquanto Hamilton se mantinha na liderança com pouco mais de um segundo de frente em relação a Verstappen. Na quarta volta, Nikita Mazepin e Mick Schumacher se estranharam, com o alemão saindo da pista.

Bottas tentava se aproximar de Verstappen, que por sua vez buscava aproximação de Hamilton. O líder da corrida começou a reclamar do desgaste dos pneus a partir da oitava volta, falando em superaquecimento. Apesar disso, o heptacampeão abriu dois segundos em relação ao holandês da Red Bull na décima volta.

Quem perdeu rendimento foi Fernando Alonso, que acabou superado por Daniel Ricciardo e Lando Norris na 11ª volta, caindo para o décimo lugar, enquanto Bottas escapou da pista no giro seguinte. Pouco depois, na volta 14, Vettel entrou na zona de pontos ao ultrapassar Alonso, tomando a décima posição do espanhol da Alpine, enquanto Ricciardo passou Leclerc no mesmo momento, tomando o sétimo lugar.

A janela de paradas nos boxes foi aberta por Leclerc na volta 15, colocando pneus duros. Yuki Tsunoda, que largou dos boxes, fez sua parada no giro 16, enquanto Ricciardo trocou pneus uma volta depois. Entre os líderes, o primeiro a parar foi Bottas, na volta 18, com Verstappen fazendo seu pit stop no giro seguinte, mantendo a posição. Todos colocaram pneus de faixa branca.

Hamilton fez a troca de pneus no 20º giro, também colocando pneus duros, e viu Verstappen tomar a segunda posição. Pérez tomou a liderança da corrida por não ter feito a parada nos boxes. Duas voltas depois, Leclerc voltou à zona de pontos ao superar Kimi Räikkönen. Na volta 25, a Red Bull chamou o mexicano aos boxes, colocando pneus duros. Verstappen reassumiu a liderança.

Esteban Ocon e Antonio Giovinazzi pararam nos boxes na volta 29. A partir da 30ª volta, Norris passou a escalar o pelotão, passando por Gasly e Leclerc, tomando a nona posição. O monegasco da Ferrari, porém, deixou a zona de pontos ao ser superado pelo francês da AlphaTauri no mesmo giro. Norris ainda tomou o oitavo lugar de Sainz na volta 32.

Verstappen fez uma segunda parada nos boxes na volta 33, colocando pneus médios e caindo para quarto na classificação. Mais atrás, Norris seguiu avançando, tomando a sexta posição na volta 34, após passar por Ricciardo e por Lance Stroll, que fez sua primeira parada no complemento do giro. Na volta 35, o holandês da Red Bull passou por Pérez, tomando o terceiro posto.

O líder do campeonato passou a descontar a diferença para Hamilton, tirando quase dois segundos por volta. Vettel foi o último a fazer sua primeira parada, trocando pneus na volta 38. Alonso avançou para a oitava posição ao passar por Sainz na volta 39, enquanto Leclerc partiu para sua segunda parada no mesmo momento.

Verstappen chegou em Bottas na volta 44, conseguindo a ultrapassagem após um erro do finlandês. Pouco depois, foi a vez de Pérez se aproximar do rival da Mercedes. Hamilton, por sua vez, conteve por algumas voltas a aproximação de Verstappen, que voltou a reduzir a distância para o inglês a partir da volta 48, quando restavam cinco voltas para o final.

Pérez passou por Bottas na volta 49, tomando a terceira posição. Hamilton abriu a volta 51 com uma vantagem de 1s5 para Verstappen, mas viu o holandês baixar a diferença para menos de um segundo na mesma volta. Na penúltima volta, Verstappen tomou a liderança, enquanto a direção de prova passou a investigar Pérez e Bottas.

Verstappen seguiu para vencer a prova em Paul Ricard, sendo seguido por Hamilton e Pérez.

Deixe seu Comentário

Comentários