Card image
Fórmula 1
Verstappen faz volta voadora e lidera terceiro treino na Holanda

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/09/2021
  • Atualizado: 04/09/2021 às 8:05
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio da Holanda, 13ª etapa da temporada da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã deste sábado (4) no circuito de Zandvoort, o piloto da Red Bull, que pela primeira vez na carreira corre “em casa”, marcou 1min09s623, usando pneus macios no melhor giro.

Max Verstappen
Verstappen quebrou a barreira de 1min10s pela primeira vez no final de semana. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Valtteri Bottas, piloto da Mercedes que foi superado em 0s556 por Verstappen. Lewis Hamilton, com o outro carro do time alemão, foi o terceiro melhor, sendo seguido por Sergio Pérez, piloto da outra Red Bull do grid. O grupo dos cinco primeiros ainda contou com Fernando Alonso, que liderou parte do treinamento com a Alpine.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lando Norris colocou a McLaren na sexta posição da folha de tempos, sendo seguido pelos dois pilotos da Aston Martin, equipe que viu Lance Stroll ficar à frente de Sebastian Vettel, que escapou da pista ao longo do treinamento. Charles Leclerc, com a Ferrari, foi o nono, enquanto Pierre Gasly completou o top-10 com a AlphaTauri.

LEIA MAIS:

Räikkönen testa positivo para Covid-19 e não corre na Holanda
Hamilton lidera treino atrapalhado por bandeira vermelha na Holanda
Räikkönen anuncia aposentadoria da F1 ao final da temporada de 2021
Confira a programação e onde ver na TV o GP da Holanda de F1

Assim como os dois primeiros treinos do final de semana, a terceira sessão também contou com uma bandeira vermelha. Com 20 minutos de treinamento, Carlos Sainz perdeu o controle de sua Ferrari e acertou a barreira de proteção da curva 3, danificando a suspensão e causando a paralisação da sessão por 11 minutos.

A partir das 10h haverá a classificação que definirá as posições de largada para a 13ª etapa da temporada 2021, com transmissão da Band e do BandSports. O Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1 tem largada marcada para 10h, e será exibido pela Band e pela rádio BandNews FM.

Confira como foi o treino

A terceira sessão de treinos do final de semana em Zandvoort começou pontualmente às 7h, pelo horário de Brasília, com clima ameno na região do circuito: 16°C de temperatura ambiente e 70% de umidade do ar. O asfalto, por sua vez, estava em 26°C. Logo que os boxes foram abertos, Robert Kubica, que substitui Kimi Räikkönen na Alfa Romeo, foi para a pista.

O polonês foi o primeiro a registrar tempo, cravando 1min15s854 com os compostos médios. Pouco depois, Mick Schumacher superou o tempo do veterano com uma Haas, mas viu Lewis Hamilton, com pneus macios, marcar 1min12s010 com a Mercedes, tomando a ponta da folha de tempos. Lando Norris, por sua vez, avançou para a segunda posição com a McLaren.

Os tempos seguiram baixando, com Fernando Alonso derrubando a melhor marca para 1min11s996. O piloto da Alpine foi superado por Hamilton, que logo viu Charles Leclerc tomar o melhor tempo. Então, o espanhol retomou a ponta da classificação ao marcar 1min11s705, ainda usando os compostos de faixa amarela.

Sebastian Vettel escapou da pista e deu um passeio pela brita com a Aston Martin, retornando ao traçado na sequência. Pouco depois, Carlos Sainz perdeu o controle de sua Ferrari na curva 3, acertando a barreira de proteção. A batida danificou a suspensão dianteira do carro do espanhol, e causou uma bandeira vermelha quando restavam 40 minutos para o final do treino.

A sessão foi retomada quando restavam 29 minutos para o final do treinamento, com os 19 pilotos saindo para a pista. Max Verstappen foi para a pista e tomou a liderança da sessão, sendo superado por Valtteri Bottas, que marcou 1min11s217 usando os pneus macios em sua Mercedes. O holandês, então, marcou 1min10s702 com os médios.

Alonso retornou à pista, agora com pneus macios, e tomou a liderança com 1min10s670. Norris avançou para o segundo lugar, mas escapou da pista momentos depois, passeando pela brita na curva 9. George Russell avançou para o sexto lugar com a Williams, caindo um posto após Daniel Ricciardo pular ao quarto lugar.

A Mercedes mandou seus dois pilotos à pista com pneus macios quando restavam 14 minutos para o final da atividade, e viu Bottas marcar 1min10s179, enquanto Hamilton ficou com o segundo tempo. Na sequência, foi a vez de a Red Bull mandar seus pilotos com os compostos de faixa vermelha. Verstappen, então, cravou 1min09s623, enquanto Sergio Pérez avançou para o quarto lugar.

Restando cinco minutos para o final da sessão, Mick Schumacher escapou da pista e passeou pela brita, retornando ao traçado na sequência. Outro que passou reto foi Leclerc, que escapou em uma área asfaltada fora da pista. O treinamento terminou com Verstappen na frente, seguido por Bottas e Hamilton.

Deixe seu Comentário

Comentários