Card image
Formula 1
Toro Rosso confirma Yamamoto para o TL1 do GP do Japão

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/10/2019
  • Atualizado: 07/10/2019 às 18:57
  • Por: Leonardo Marson

A Toro Rosso confirmou na manhã desta segunda-feira (7) a presença do japonês Naoki Yamamoto no primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, marcado para a noite desta quinta-feira no Brasil, manhã de sexta-feira no Japão, no circuito de Suzuka, substituindo Pierre Gasly. O piloto foi campeão do Super Fórmula e do Super GT, principais campeonatos do esporte a motor daquele país, em 2018, e é apoiado pela Honda, fornecedora de unidades de força da equipe de Faenza.

Naoki Yamamoto
Yamamoto será o primeiro japonês a participar de um final de semana de GP de F1 desde Kamui Kobayashi, em 2014. (Foto: divulgação)

Yamamoto corre ao lado do campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button no Super GT, onde defende o título de 2018 correndo pelo Team Kunimitsu, pilotando um Honda NSX-GT. Com 32 pontos ganhos, o japonês aparece na oitava posição do campeonato, e tem como melhor resultado um segundo lugar em Fuji. Já no Super Fórmula, o piloto que defende a Dandelion Racing aparece próximo do bicampeonato, já que lidera a tabela de classificação restando uma etapa.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

“Primeiramente, gostaria de agradecer a Toro Rosso, a Red Bull e, claro, a Honda por me darem esta oportunidade. Estou orgulhoso por pilotar um Fórmula 1 neste final de semana, algo com que eu sempre sonhei desde criança. Ter esta chance em Suzuka, um circuito muito importante para todos os pilotos japoneses, em frente a uma grande massa de fãs, fará dessa experiência mais especial”, disse Yamamoto.

LEIA MAIS:
Crivella pede urgência para concessão de autódromo no RJ
Fórmula 1 nega conversas sobre nova equipe para 2021
Campos revela plano para ter equipe na F1 em 2021
Ferrari e Red Bull optam por pneus iguais para o GP do Japão

“Me preparei o máximo possível para isso, passei muito tempo como parte da Toro Rosso em muitos finais de semanas de GPs e também trabalhei no simulador da Red Bull. Meu principal objetivo no TL1 será fazer um bom trabalho para a equipe, adquirindo informações que serão úteis para eles durante o final de semana”, seguiu o japonês, admitindo que será especial correr em um dos treinos da etapa japonesa da F1.

“Pessoalmente, quero aproveitar a experiência de pilotar um Fórmula 1 o máximo possível, e farei meu melhor para mostrar isso na pista. Será um momento especial e estou orgulhoso por compartilhar isso com os fãs nesta pista incrível, onde assisti pela primeira vez os carros de F1 há 27 anos”, completou Yamamoto, que foi elogiado por Franz Tost, chefe da Toro Rosso.

“Estamos orgulhosos por ter um piloto japonês aqui em Suzuka pilotando para a Toro Rosso, e estamos certos de que Naoki aproveitará cada volta no TL1 em uma das melhores pistas do mundo”, disse Tost, antes de reconhecer a capacidade de Yamamoto, destacar as conquistas do piloto e o conhecimento que o atleta tem da pista e da equipe, com quem passou parte da temporada junto.

“Ele é um piloto talentoso, atual campeão dos dois campeonatos mais importantes do Japão, e ele também conhece muito bem o circuito de Suzuka. Naoki esteve em muitas das corridas na Europa como parte de nossa equipe neste ano, conhecendo os engenheiros com quem ele trabalhará neste final de semana e também trabalhando em nosso simulador. Tenho certeza de que os fãs curtirão ver um piloto japonês no GP do Japão”, completou Tost.