Card image
Formula 1
Pérez vê Verstappen e Hamilton terem voltas excluídas e lidera TL3 em Austin

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/10/2021
  • Atualizado: 23/10/2021 às 16:13
  • Por: Leonardo Marson

Sergio Pérez foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, 17ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O mexicano da Red Bull, melhor do segundo treino do final de semana no Circuito das Américas, em Austin, viu Max Verstappen e Lewis Hamilton terem voltas excluídas, e liderou a sessão com 1min34s701, usando pneus macios.

Sergio Pérez
Pérez liderou dois dos três treinos do final de semana. (Foto: Getty Images)

A segunda posição acabou nas mãos de Carlos Sainz, piloto da Ferrari que acabou superado em 0s104 pelo mexicano. Max Verstappen, que faria o melhor tempo caos não tivesse a volta excluída, foi o terceiro com a outra Red Bull, sendo seguido por Lando Norris, quarto com a McLaren. Valtteri Bottas, com a Mercedes, completou o grupo dos cinco melhores.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lewis Hamilton, outro piloto que perdeu volta por superar os limites de pista, foi o sexto com a outra Mercedes, sendo seguido por Daniel Ricciardo, sétimo com a Mercedes. Pierre Gasly levou a AlphaTauri ao oitavo lugar da folha de tempos, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, foi o nono. Esteban Ocon, com a Alpine, completou o treinamento com o décimo tempo.

LEIA MAIS:

Pérez coloca Red Bull na frente no TL2 para o GP dos Estados Unidos
Bottas lidera 1-2 da Mercedes no primeiro treino nos Estados Unidos

A partir das 18h será realizada a classificação que determinará as posições de largada, com transmissão da Band e do BandSports. O Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 será disputado neste domingo (24), a partir das 16h, com exibição ao vivo da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi o treino

O terceiro treino livre do final de semana começou com calor em Austin. A temperatura apontava 28°C, com umidade em 61%. A pista estava em 36°C, um pouco mais baixa em relação ao segundo treino da sexta-feira. O primeiro a visitar a pista foi Sebastian Vettel, um dos pilotos que largará do final do grid, com a Aston Martin, retornando aos boxes na sequência.

O primeiro a registrar tempo foi Fernando Alonso, que marcou com a Alpine 1min40s977, marca bastante alta. A partir dos dez minutos de sessão os pilotos passaram a deixar os boxes, entre eles Lewis Hamilton. O inglês registrou em sua primeira volta rápida 1min35s814, usando os pneus macios, com 15 minutos de sessão.

Nikita Mazepin apareceu na segunda posição, muito distante do tempo de Hamilton, mas à frente de Fernando Alonso e Kimi Räikkönen. Pouco depois, o russo foi batido pelo companheiro de Haas, Mick Schumacher. O segundo lugar seguiu trocando de mãos, e ficou com Antonio Giovinazzi no 18º minuto da sessão, com o italiano da Alfa Romeo ainda 1s798 atrás do heptacampeão.

A Red Bull mandou Sergio Pérez à pista com 19 minutos de treino, e viu o mexicano marcar 1min35s633, tomando a liderança da sessão. Pouco depois, foi a vez de Valtteri Bottas recolocar a Mercedes na frente, agora com 1min35s556. Charles Leclerc, com a Ferrari, avançou para a terceira posição no mesmo momento.

Bottas teve a volta excluída por passar por fora dos limites de pista, mas a Mercedes voltou à ponta com Hamilton, que fez 1min35s571. Com 23 minutos de treino, a Red Bull mandou Max Verstappen para a pista, e o holandês tomou a ponta da classificação com 1min35s207 logo em seu primeiro giro. Pouco depois, Pérez avançou para o segundo lugar, 0s001 atrás do líder do campeonato.

Com 33 minutos para o final da sessão, Bottas rodou na curva 9, o que aconteceu também com George Russell, pouco depois. Na abertura da segunda metade do treinamento, Verstappen melhorou seu tempo, agora com 1min34s912, novamente com pneus médios. O finlandês da Mercedes finalmente conseguiu registrar tempo, e avançou para a segunda posição.

Com 19 minutos para o encerramento da sessão, Carlos Sainz colocou a Ferrari na liderança ao marcar 1min34s805. Já Lando Norris pulou para a terceira posição com a McLaren. No início do quarto final do treinamento, Pérez voltou a pontear a sessão, agora com 1min34s701, marca pouco mais de um décimo melhor que a obtida pelo espanhol da Ferrari.

Verstappen voltou à pista nos dez minutos finais e tomou a liderança do treinamento, agora com 1min34s383. O holandês, porém, teve a volta deletada por sair do traçado na curva 19, o que fez com que Pérez retomasse a ponta do treino. Na sequência, foi a vez de Hamilton bater o tempo do mexicano, mas também ter a volta excluída.

O líder do campeonato partiu para mais uma volta rápida, mas acabou enfrentando trânsito. Melhor para Pérez, que terminou com o melhor tempo. Sainz foi o segundo, seguido por Verstappen. Hamilton foi o sexto.

Comentários