Card image
Fórmula 1
Na Espanha, Hamilton fatura 100ª pole da carreira na F1

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/05/2021
  • Atualizado: 08/05/2021 às 11:26
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton conquistou neste sábado (8) a pole position para o Grande Prêmio da Espanha, quarta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no Circuito de Barcelona, o piloto da Mercedes anotou na melhor das suas voltas 1min16s741, garantindo a centésima posição de honra da carreira.

Lewis Hamilton
Hamilton conquistou a sexta pole position da carreira em Barcelona. (Foto: Jiri Krenek)

A segunda colocação ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que acabou 0s036 atrás de Hamilton. Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, foi o terceiro, e dividirá a segunda fila do grid de largada com Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Esteban Ocon, francês que defende a Alpine.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Carlos Sainz, da Ferrari, terminou a classificação com a sexta colocação, enquanto Daniel Ricciardo, com uma McLaren, e Sergio Pérez, da Red Bull, formarão a quarta fila da corrida deste domingo. Lando Norris, com a outra McLaren, ficou com a nona colocação, enquanto Fernando Alonso, da Alpine, fechou a lista dos dez primeiros.

LEIA MAIS:

Verstappen bate Hamilton e lidera terceiro treino na Espanha
Hamilton puxa 1-2 da Mercedes no segundo treino em Barcelona
Bottas lidera primeiro treino livre da F1 na Espanha
O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 será disputado neste domingo (9), a partir das 10h, com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A sessão classificatória começou com temperatura em 25°C, enquanto o asfalto tinha 44°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para a pista para iniciar a atividade. O primeiro a registrar tempo foi Nicholas Latifi, que cravou 1min20s241 com a Williams, sendo seguido por Mick Schumacher e Nikita Mazepin, ambos da Haas.

Logo depois, Mercedes e Red Bull mandaram seus pilotos à pista. Valtteri Bottas, com os pneus médios, marcou 1min18s005, sendo 0s085 mais rápido em relação a Max Verstappen, que fez seu tempo com pneus macios. Na sequência vieram Lewis Hamilton e Sergio Pérez. Pouco depois, Carlos Sainz tomou a terceira posição com a Ferrari.

Pierre Gasly, com a AlphaTauri, tomou a terceira colocação. Pouco depois, os pilotos foram aos boxes para colocar pneus novos. Restando três minutos para o final da sessão, as equipes liberaram seus pilotos para a pista. Nos instantes finais do Q1, Lando Norris, que fora atrapalhado pelo trânsito minutos antes, tomou a liderança com 1min17s821.

Ao final do Q1, Norris foi o mais rápido, sendo seguido por Bottas e Leclerc. Os eliminados foram Yuki Tsunoda, Kimi Räikkönen, Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Nikita Mazepin.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos permanecendo nos boxes por alguns instantes. Apenas depois de quase três minutos que Hamilton foi à pista, marcando 1min17s632, marca superada por Bottas, que cravou 1min17s400. Ambos fizeram suas voltas rápidas usando os pneus macios. Lance Stroll se colocou em terceiro, sendo batido por Norris pouco depois.

Verstappen foi à pista e, com oito minutos para o encerramento da sessão, tomou a ponta com 1min16s922, também usando os pneus macios. Sainz avançou para o quinto lugar, deixando Leclerc em sexto, e Fernando Alonso em sétimo. Daniel Ricciardo, com a McLaren, aparecia na décima colocação restando seis minutos para o final da atividade.

George Russell foi à pista e, restando três minutos para o final, avançou ao 14º lugar. Pouco depois, os outros pilotos retornaram à pista para suas últimas tentativas de voltas rápidas. Sainz avançou para a quarta colocação, sendo seguido por Pérez, que estava na zona de eliminação até marcar a volta que lhe garantiu no Q3.

A sessão terminou com Verstappen na ponta, com Bottas e Hamilton na sequência. Lance Stroll, Pierre Gasly, Sebastian Vettel, Antonio Giovinazzi e George Russell foram os eliminados.

Q3
A rodada decisiva da classificação começou com os pilotos aguardando por alguns instantes nos boxes. O primeiro a marcar volta foi Lando Norris, que logo foi superado por Charles Leclerc, que fez 1min17s708. Carlos Sainz e Esteban Ocon se colocaram na ponta, enquanto Sergio Pérez rodou quando tenava sua volta rápida.

Hamilton se colocou na ponta com 1min16s741, marca 0s036 melhor em relação a Verstappen, o segundo colocado. Bottas se colocou em terceiro. Depois disso, os pilotos foram aos boxes para trocar os pneus e fazerem ajustes no carro para uma última tentativa de volta rápida.

Os pilotos deixaram os boxes quando restavam menos de dois minutos para o final da classificação. O que se viu, porém, foi nenhum dos pilotos melhorando seus tempos. Melhor para Hamilton, que ficou com a pole position número 100 da carreira. Verstappen e Bottas completam o top-3.

Deixe seu Comentário

Comentários