Card image
Fórmula 1
Leclerc vence com facilidade o GP da Austrália. Verstappen abandona

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/04/2022
  • Atualizado: 10/04/2022 às 3:37
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc venceu neste domingo (10) o Grande Prêmio da Austrália, terceira etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Ferrari se mostrou muito rápido desde o início da corrida no circuito de Albert Park, em Melbourne, e garantiu com alguma facilidade sua segunda vitória no atual campeonato, depois de liderar todas as 58 voltas da prova.

Charles Leclerc
Foto: Ferrari

A segunda posição acabou nas mãos de Sergio Pérez, piloto da Red Bull que se aproveitou do abandono de Max Verstappen, seu companheiro de equipe, e de uma ultrapassagem sobre Lewis Hamilton para terminar apenas atrás de Leclerc. George Russell, com a Mercedes, foi o terceiro, sendo seguido por Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe, e Lando Norris, da McLaren.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Daniel Ricciardo, companheiro de Norris, completou a corrida com a sexta colocação, sendo seguido por Esteban Ocon, sétimo com a Alpine. A oitava posição ficou com Valtteri Bottas, piloto da Alfa Romeo, enquanto Pierre Gasly, com a AlphaTauri, foi o nono. Alexander Albon, que foi aos boxes na penúltima volta, completou o top-10 com a Williams.

LEIA MAIS:

Martin supera Miller e conquista pole do GP das Américas

A Fórmula 1 terá prosseguimento no dia 24 de abril, com a disputa do Grande Prêmio da Emilia Romagna, no circuito de Imola, na Itália.

Confira como foi a corrida

O Grande Prêmio da Austrália começou com Charles Leclerc mantendo a primeira colocação, se defendendo bem de Max Verstappen, o segundo colocado. Lewis Hamilton tomou a terceira posição ao superar Sergio Pérez e Lando Norris. O mexicano apareceu em quarto, seguido por George Russell, enquanto o inglês da McLaren era o sexto. Carlos Sainz despencou para 14º.

Na segunda volta, Sainz errou ao tentar passar por Mick Schumacher, rodou e abandonou a disputa ao ficar parado na brita. A direção de prova acionou o Safety Car. Lance Stroll aproveitou para visitar os boxes em duas oportunidades, colocando os pneus duros.

A relargada foi acionada na sétima volta com Leclerc mantendo a primeira posição. O monegasco e Verstappen abriram vantagem sobre Hamilton rapidamente, enquanto o heptacampeão do mundo passou a ser pressionado por Pérez. O mexicano se aproveitou das diversas zonas de ativação da asa móvel para tomar a terceira posição na décima volta.

Sebastian Vettel passeou pela brita, caindo da 16ª para a 19ª posição. Na frente, Leclerc disparou quatro segundos de frente para Verstappen na volta 12. Dois giros depois, Nicholas Latifi passou pelos boxes e recebeu da Williams os pneus duros, enquanto Valtteri Bottas errou ao tentar passar por Yuki Tsunoda, então 11º colocado. Mick Schumacher foi aos boxes na volta seguinte.

No 16ª giro, Bottas tomou a 11ª posição de Tsunoda, enquanto Kevin Magnussen escapou da pista quando tentava superar o japonês, despencando para a 14ª colocação. Na 18ª volta, Esteban Ocon foi aos boxes e recebeu pneus duros da Alpine, enquanto a Red Bull chamou Verstappen aos boxes na volta seguinte, colocando os pneus de faixa branca no carro do holandês.

Alonso passou por Gasly para tomar a oitava posição, enquanto Hamilton passou a pressionar Pérez pelo segundo lugar. A Red Bull, por sua vez, chamou o mexicano aos boxes na volta 21, colocando pneus duros, o mesmo que a McLaren fez com Norris na mesma passagem, e com Ricciardo no giro seguinte. O australiano teve que se defender de Latifi e Stroll.

Leclerc foi aos boxes na volta 23, e seguiu na liderança, já que Hamilton também foi chamado para sua parada. Ambos receberam pneus duros. O piloto da Mercedes foi atacado por Pérez, que ganhou a quinta posição. No mesmo giro, Vettel acertou o muro e causou o segundo acionamento do Safety Car na corrida em Melbourne. Russell aproveitou para trocar pneus.

A relargada veio na volta 27, com Verstappen pressionando Leclerc pela ponta, enquanto Russell e Alonso se aproximaram dos dois. O monegasco rapidamente voltou a abrir vantagem, enquanto Russell segurava um pelotão com alguns carros. Três giros depois, Alonso acabou superado por Pérez e Hamilton, caindo para o sexto lugar.

Leclerc seguiu abrindo vantagem sobre Verstappen, chegando aos quatro segundos na volta 33, enquanto Norris passou a pressionar Magnussen pela sétima posição, conseguindo a manobra na passagem seguinte. Um pouco mais na frente, Russell passou a ser pressionado por Pérez, em disputa valendo a terceira posição.

De tanto forçar, Pérez conseguiu a ultrapassagem sobre Russell, tomando a terceira colocação. Na volta 39, Verstappen abandonou a disputa com problemas em sua Red Bull. O Safety Car Virtual foi acionado para que o carro do holandês fosse retirado da pista. A relargada veio no 40º giro com Hamilton tentando se aproximar de Russell.

Stroll foi punido em cinco segundos por ziguezaguear à frente de Bottas para defender posição. O canadense da Aston Martin passou a ser pressionado por Pierre Gasly, enquanto Schumacher errou e foi superado por Alonso, que tomou a 12ª colocação. Hamilton, por sua vez, passou a se aproximar de Russell, o terceiro colocado.

Gasly conseguiu a ultrapassagem sobre Stroll na volta 51, e viu o canadense passar a ser pressionado por Bottas, que também superou o rival da Aston Martin. Alonso perdeu desempenho e começou a ser escalado, despencando na classificação. Algumas voltas depois, o espanhol foi aos boxes e recebeu pneus médios da Alpine.

Alexander Albon foi aos boxes para sua primeira parada no complemento da penúltima volta da prova, enquanto Leclerc venceu na Austrália, seguido por Pérez e Russell.

Deixe seu Comentário

Comentários