Card image
Formula 1
Hamilton voa no Q3 e garante a pole position na Inglaterra

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/08/2020
  • Atualizado: 01/08/2020 às 11:20
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton conquistou neste sábado (1) a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no circuito de Silverstone, o piloto da Mercedes anotou 1min24s303 na última volta rápida, usando pneus macios para quebrar o recorde da pista. É a sétima pole do inglês no traçado, e a 91ª vez em que o hexacampeão largará da posição de honra.

Lewis Hamilton
Hamilton conquistou sua 91ª pole position na F1. (Foto: LAT)

A segunda posição no grid ficou com Valtteri Bottas, que acabou com um tempo 0s313 mais lento em relação ao companheiro de Mercedes. Max Verstappen, com a Red Bull, ficou com a terceira posição, 1s022 atrás do tempo de Hamilton, e dividirá a segunda fila com Charles Leclerc, da Ferrari. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Lando Norris, da McLaren.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Lance Stroll, com a Racing Point, ficou com a sexta posição, sendo seguido por Carlos Sainz, da McLaren, e Daniel Ricciardo, da Renault, que formarão a quarta fila do grid. Esteban Ocon, com a outra Renault, garantiu a nona posição, enquanto Sebastian Vettel, com a Ferrari, completou o grupo dos dez melhores da classificação.

LEIA MAIS:

Bottas lidera TL3 dominado pela Mercedes em Silverstone
Stroll lidera segundo treino livre para o GP da Inglaterra de F1
Verstappen lidera primeiro treino da F1 em Silverstone

O Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1 será disputado neste domingo (2), a partir das 10h10, com transmissão ao vivo da TV Globo, da rádio Band News FM e do site GE.com.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação começou com clima um pouco mais quente em Silverstone, que tinha 22°C de temperatura ambiente, e 40°C. Os primeiros a visitarem a pista foram os pilotos da Alfa Romeo, que viu Kimi Räikkönen marcar 1min27s941, sendo superado na sequência por seu companheiro de equipe, Antonio Giovinazzi.

Romain Grosjean tomou a liderança, mas foi superado na sequência por Kevin Magnussen, seu companheiro de equipe Haas. Pierre Gasly assumiu a melhor marca com a Alpha Romeo, antes de ver Lance Stroll tomar a ponta com a Racing Point. A alternância na primeira posição seguiu e Charles Leclerc colocou a Ferrari na frente com 1min26s550.

Lewis Hamilton tomou a dianteira ao marcar 1min26s431, mas acabou batido por Valtteri Bottas, que fez 1min26s092. Max Verstappen colocou a Red Bull na segunda posição pouco depois, enquanto Alexander Albon subiu para a sexta posição. Restando seis minutos para o encerramento da fase inicial, Bottas quebrou a barreira de 1min26s ao cravar 1min25s801.

A sessão chegou ao minuto final com uma rodada de Nicholas Latifi, que conseguiu retornar à pista. Nico Hülkenberg colocou a Racing Point na quarta posição, sendo seguido por Gasly. George Russell avançou para a nona colocação. O mais rápido foi Bottas, enquanto Magnussen, Giovinazzi, Räikkönen, Grosjean e Latifi.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos ficando por alguns instantes nos boxes. O silêncio em Silverstone foi quebrado por Albon e Hülkenberg, que levaram 1min30s para sair à pista. O tailandês foi o primeiro a marcar tempo, com 1min26s580, usando pneus médios. Logo depois, Verstappen tomou a ponta ao cravar 1min26s144.

Bottas tomou a ponta na sequência, com 1min25s015, novo recorde da pista obtido com pneus médios. Leclerc, por sua vez, subiu para o terceiro lugar. Restando nove minutos para o final da sessão, Hamilton rodou e deixou a pista suja, provocando o acionamento da bandeira vermelha na sessão momentos depois.

A sessão foi retomada minutos depois, com Hamilton sendo o primeiro a sair para a pista, marcando o segundo tempo, 0s332 atrás do tempo de Bottas. Com três minutos para o final da atividade, muitos pilotos foram à pista para tentar melhorar seus tempos. Apesar disso, praticamente ninguém melhorou seus tempos.

Bottas acabou com o melhor tempo novamente, seguido por Hamilton e Verstappen. Gasly, que fez o mesmo tempo de Stroll, foi eliminado, assim como Albon, Hülkenberg, Kvyat e Russell.

Q3
A fase decisiva da classificação começou com os pilotos indo à pista para a primeira tentativa de volta rápida. Norris foi o primeiro a registrar tempo, com 1min26s456, mas logo foi superado por Hamilton, que cravou 1min24s616, recorde da pista. Bottas se colocou em segundo, seguido por Verstappen, Stroll e Leclerc.

Os pilotos retornaram aos boxes e fizeram os últimos ajustes para a última tentativa de volta rápida. Hamilton melhorou ainda mais seu tempo, marcou 1min24s303 e garantiu sua 91ª pole position na carreira. Bottas foi o segundo, seguido por Verstappen.