Card image
Fórmula 1
Hamilton vence de ponta a ponta o GP da Estíria de F1

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/07/2020
  • Atualizado: 12/07/2020 às 11:41
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton venceu neste domingo (12) o Grande Prêmio da Estíria, segunda etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. O inglês da Mercedes largou da pole position no circuito do Red Bull Ring, na Áustria, e se manteve na primeira colocação por praticamente toda a corrida, exceção feita ao momento em que foi aos boxes. É a primeira vitória do inglês no ano.

Lewis Hamilton
Hamilton venceu pela primeira vez na temporada da F1. (Foto: LAT)

A segunda posição ficou com Valtteri Bottas, que conseguiu ultrapassar Max Verstappen na 67ª das 71 voltas, depois de passar a corrida em terceiro na maior parte do tempo, garantindo o 1-2 da Mercedes. O holandês da Red Bull completou o pódio com o terceiro lugar.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Alexander Albon, da Red Bull, terminou a corrida em quarto, suportando os ataques de Sérgio Pérez, da Racing Point, na parte final da prova. Lando Norris, da McLaren, foi o quinto, após iniciar a volta final em oitavo, e passar por Lance Stroll, Daniel Ricciardo e Pérez, que teve a asa dianteira danificada na disputa com Albon.

Pérez, que largou da 17ª posição, ainda terminou em sexto, logo à frente de Stroll, seu companheiro de Racing Point. Ricciardo ficou com a oitava colocação com a Renault, enquanto Carlos Sainz, da McLaren, foi o nono, depois de largar em terceiro. Daniil Kvyat, da AlphaTauri, completou o top-10.

A grande decepção da corrida foi a Ferrari, que viu Charles Leclerc bater com Sebastian Vettel ainda na largada. O tetracampeão do mundo abandonou a corrida depois de recolher aos boxes, enquanto o monegasco ainda tentou seguir na corrida, deixando a disputa no quinto giro.

A Fórmula 1 terá sequência já no próximo domingo, quando será disputado o Grande Prêmio da Hungria, no circuito de Hungaroring.

Confira como foi a corrida

O Grande Prêmio da Estíria começou com Lewis Hamilton mantendo a liderança, enquanto Max Verstappen precisou se defender do ataque de Carlos Sainz, mantendo a segunda posição. Valtteri Bottas seguiu em quarto, enquanto Alexander Albon apareceu em quinto.

O Safety Car foi acionado ainda na primeira volta, após Charles Leclerc atingir Sebastian Vettel, com os dois pilotos ficando com o carro danificado. O monegasco teve a asa dianteira substituída, enquanto o tetracampeão do mundo abandonou a disputa.

A relargada foi acionada na volta quatro, com Hamilton mantendo a primeira posição, seguido por Verstappen. Sainz, por sua vez, passou a enfrentar a pressão de Bottas, que brigava pela terceira posição. Na quinta volta, Leclerc recolheu aos boxes e abandonou a corrida.

Bottas deixou Sainz para trás na sexta volta, tomando a terceira colocação, enquanto Ricciardo passou a atacar Ocon, seu companheiro de equipe, pela sexta posição. Na oitava volta, foi a vez de Albon superar o espanhol da McLaren para tomar a quarta posição.

Lando Norris deixou Sergio Pérez para trás na nona volta, tomando a décima colocação. Na frente, Hamilton mantinha uma vantagem de 2s5 em relação a Verstappen, que também impedia a aproximação de Bottas. Sainz, por sua vez, viu Ocon se aproximar, mas ainda sem ameaçar sua quinta posição.

Pérez recuperou a décima posição na 14ª volta, superando novamente Norris. Hamilton começou, aos poucos, a abrir vantagem em relação a Verstappen, aumentando sua frente para 3s5. Mais atrás, Ricciardo partiu para o ataque sobre Ocon, mas não conseguiu a ultrapassagem.

Stroll superou Gasly na volta 18, tomando a oitava posição. Pouco depois, foi a vez de Pérez passar pelo francês da AlphaTauri, avançando para o nono posto. Na volta 19, Ricciardo ganhou a sexta posição de Ocon, seu companheiro de Renault.

Hamilton abriu cinco segundos para Verstappen na volta 21, e o holandês passou a ver Bottas se aproximando. O finlandês trouxe a distância para o rival da Red Bull para dois segundos. Assim, na 25ª volta, Verstappen foi aos boxes para colocar pneus médios.

Ocon foi aos boxes com a Renault na 26ª volta, abandonando a disputa. Hamilton fez sua parada na 27ª volta, também colocando os compostos de faixa amarela, e Bottas assumiu a liderança, ainda sem visitar os boxes. Com os pneus médios desde a largada, Ricciardo passou a se aproximar de Albon.

Quinto colocado, Sainz foi aos boxes e colocou pneus médios, mas teve problemas em sua troca, demorando 7s2. Stroll trocou os pneus na volta 34, enquanto Bottas fez seu pit stop no giro seguinte, também colocando pneus médios, caindo para a terceira posição.

Stroll começou a abrir caminho, e tomou a oitava posição de Antonio Giovinazzi na volta 38. Ricciardo foi aos boxes na volta 38, colocando pneus macios, enquanto Pérez fez a troca de pneus na volta 39, passando a usar os compostos de faixa amarela.

Norris foi aos boxes na volta 40, mesmo momento em que Pérez e Sainz passaram a trocar ultrapassagens em disputa pelo oitavo lugar, com o mexicano prevalecendo na disputa. Bottas, por sua vez, passou a diminuir rapidamente a distância para Verstappen, aparecendo 6s6 atrás do holandês na volta 44.

Kimi Räikkönen foi aos boxes na volta 46, sendo o último a fazer o primeiro pit stop na corrida. Assim, Norris avançou para a nona posição. Um pouco mais na frente, Pérez superou Stroll, seu companheiro de equipe, e assumiu a sexta colocação.

Pérez seguiu avançando e tomou a quinta posição de Ricciardo na volta 49. Na sequência, foi a vez de Stroll atacar o australiano da Renault. Bottas, por sua vez, reclamou de um problema no assoalho do carro, e perdeu rendimento com a Mercedes, mantendo a terceira colocação.

Pérez se aproximou de Albon, e passou a atacar o tailandês a partir da volta 56. O tailandês, porém, passou a se valer dos retardatários para se manter na quarta posição. Um pouco mais na frente, Bottas descontava rapidamente a diferença de Verstappen, o segundo colocado.

Na volta 61, Norris passou a atacar Sainz pela oitava colocação, com o espanhol dando passagem ao inglês no giro seguinte. Bottas chegou de vez em Verstappen na volta 65, passando a atacá-lo no giro seguinte. O holandês manteve a segunda posição em um primeiro momento.

O finlandês seguiu no ataque e conseguiu a ultrapassagem na volta 67, ganhando a segunda posição. Duas voltas depois, Verstappen foi aos boxes para colocar pneus macios e tentar o ponto extra da melhor volta da corrida na Áustria.

Stroll quase acertou Ricciardo ao tentar ultrapassar o piloto da Renault na disputa pelo sexto lugar. Pérez foi para o ataque sobre Albon na penúltima volta, mas os dois se tocaram, e o mexicano danificou a asa dianteira.

Stroll tentou o ataque sobre Ricciardo e conseguiu a ultrapassagem, tomando o sexto lugar. A manobra ainda permitiu que Norris passasse pelo australiano. O piloto da McLaren ainda teve tempo de superar o rival da Racing Point para ganhar a sexta posição.

Norris ainda tomou a quinta posição de Pérez na volta final. Hamilton seguiu para vencer a corrida, seguido por Bottas e Verstappen.

Deixe seu Comentário

Comentários