Card image
Formula 1
Hamilton lidera primeiro treino livre para o GP de São Paulo em Interlagos

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/11/2021
  • Atualizado: 12/11/2021 às 14:38
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio de São Paulo, 19ª etapa da temporada da Fórmula 1. Na parte final da sessão realizada no início desta tarde no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), o piloto da Mercedes registrou 1min09s050, garantindo o melhor tempo do treinamento.

Lewis Hamilton
Hamilton bateu Verstappen por 0s3. (Foto: LAT)

A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que liderou a maior parte da sessão, mas que acabou superado em 0s367 por Hamilton. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, foi o terceiro, sendo seguido por Valtteri Bottas, companheiro de equipe do heptacampeão do mundo. Carlos Sainz, da Ferrari, foi o quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Charles Leclerc, companheiro de equipe de Sainz, terminou o treinamento com o sexto melhor tempo, sendo seguido pela dupla da Alpine, time que viu Esteban Ocon ser o sétimo, seguido por Fernando Alonso. Lance Stroll, com a Aston Martin, foi o nono, enquanto Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, completou a lista dos dez mais rápidos.

LEIA MAIS:

Confira a programação e onde ver na TV ao GP de São Paulo de F1
Prefeito de São Paulo celebra impacto econômico da F1 na cidade
Governo anuncia esquema de policiamento para o GP de São Paulo

A partir das 16h haverá a realização da classificação que definirá o grid de largada para a Sprint Qualifying. A Band e o BandSports mostram a atividade.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres em Interlagos começou às 12h30, com clima nublado, temperatura ambiente em 18°C, e umidade em 77%. O asfalto estava em 37°C quando os pilotos partiram para a pista. O primeiro a registrar tempo foi Kimi Räikkönen, que marcou um alto 1min14s960 com a Alfa Romeo, marca que foi superada logo depois por Fernando Alonso, da Alpine.

Valtteri Bottas foi o primeiro piloto da Mercedes a visitar a pista, e marcou 1min12s666, marca que logo foi batida por Max Verstappen, que colocou a Red Bull na frente ao marcar 1min11s482, usando compostos médios. Pouco depois, Sergio Pérez avançou para o segundo lugar, enquanto Lewis Hamilton avançou para o quarto lugar.

Bottas chegou a avançar para o segundo lugar, mas logo viu Verstappen melhorar sua marca, agora com 1min10s189, enquanto Pérez pulou para a segunda posição. Hamilton, que vinha em terceiro, oito décimos distante do tempo do holandês. Räikkönen, por sua vez, escapou da pista no segundo setor, retornando à pista sem problemas.

Lance Stroll passou a reportar para a Aston Martin um início de garoa em Interlagos, o que também foi dito por Fernando Alonso para a Alpine. Apesar disso, Hamilton seguiu na pista e melhorou um pouco seu tempo, ainda seguindo oito décimos distante de Verstappen. Esteban Ocon, com a Alpine, aparecia em quarto no fechamento da primeira metade da sessão.

Charles Leclerc pulou para a segunda posição na folha de tempos com 28 minutos para o encerramento da sessão, apenas 0s005 atrás de Verstappen. Mais atrás, Sebastian Vettel se colocou em sexto com a Aston Martin, ficando imediatamente atrás de Hamilton, que foi superado por Carlos Sainz anteriormente.

A Red Bull mandou seus pilotos à pista com os pneus macios, e viu Verstappen marcar 1min09s417, enquanto Pérez pulou para o segundo lugar, 0s075 atrás do companheiro de equipe, enquanto Alonso avançou para o quarto lugar. Com 20 minutos para o final da sessão, Bottas avançou para o terceiro lugar, sendo superado por Hamilton pouco tempo depois. O finlandês, depois, retomou o terceiro tempo.

Na abertura dos dez minutos finais, Hamilton avançou para a liderança da atividade, cravando 1min09s348 com os pneus macios. Sainz, por sua vez, subiu para o quinto lugar. Pouco depois, o inglês melhorou ainda mais seu tempo, alcançando 1min09s050.

Comentários