Card image
Formula 1
Hamilton bate Verstappen e lidera primeiro treino para o GP da Itália

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/09/2021
  • Atualizado: 10/09/2021 às 10:41
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Itália, 14ª etapa da temporada da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (10) no Autódromo Nacional de Monza, o piloto da Mercedes mostrou força ao marcar 1min20s926 na melhor das suas voltas usando pneus médios.

Lewis Hamilton
Lewis Hamilton foi quatro décimos mais rápido que Max Verstappen. (Foto: Mercedes)

A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull e líder do campeonato que, mesmo com pneus macios, foi 0s452 mais lento em relação a Hamilton. Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, ficou com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Lance Stroll, quarto com a Aston Martin. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Pierre Gasly, da AlphaTauri.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Sebastian Vettel, companheiro de equipe de Stroll, cravou o sexto melhor tempo da atividade, sendo seguido por Carlos Sainz, sétimo com a Ferrari. Fernando Alonso colocou a Alpine no oitavo posto da folha de tempos, enquanto Daniel Ricciardo, com a McLaren, foi o nono. Sergio Pérez, com a Red Bull, fechou a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Confira a programação e onde ver na TV ao GP da Itália de F1
Kubica substitui novamente Räikkönen no GP da Itália de F1
Williams anuncia Albon para 2022 e renova contrato de Latifi
AlphaTauri renova contratos de Gasly e Tsunoda para 2022
Mercedes anuncia contratação de Russell para a temporada de 2022

Ainda nesta sexta-feira, a partir das 13h, haverá a classificação que determinará as posições de largada para a Sprint Qualifying de sábado. O BandSports mostra a atividade. O Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 será disputado no domingo (12), a partir das 10h, com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres em Monza começou com clima quente. A temperatura apontava 27°C, enquanto a umidade do ar estava em 36%. Já o asfalto tinha tem em 40°C. Logo que a pista foi liberada, os pilotos deixaram os boxes. O primeiro a registrar tempo foi Pierre Gasly, que cravou 1min25s600, usando pneus duros em sua AlphaTauri.

Sergio Pérez tomou a liderança pouco depois, mas viu Lewis Hamilton, com a Mercedes, cravou 1min23s634 com pneus macios, enquanto Lando Norris escapou da pista com a McLaren. Pouco depois, o heptacampeão do mundo melhorou ainda mais seu tempo, marcando 1min22s262, enquanto Max Verstappen passou reto em uma das curvas.

Enquanto Hamilton seguia fazendo voltas com os pneus médios, Verstappen avançou para a terceira posição usando os compostos duros. Sebastian Vettel, com a Aston Martin, pulou para a quarta posição ao final do quarto inicial da atividade em Monza, enquanto Valtteri Bottas, que anunciou no início da semana a transferência para a Alfa Romeo, vinha em quinto com a Mercedes.

A liderança do treino mudou de mãos aos 24 minutos de sessão, quando Pérez, que marcou 1min22s127, usando os pneus médios. Verstappen, por sua vez, passou a usar os médios, mas seguia em terceiro, pouco mais de quatro décimos atrás do mexicano, seu companheiro de equipe. Já Antonio Giovinazzi avançou para o quarto lugar na metade da sessão.

Charles Leclerc pulou para a segunda posição, ficando 0s049 atrás de Pérez, mas o piloto da Ferrari perdeu o tempo por ultrapassar o limite de pista. Assim, Hamilton seguia em segundo, tendo Gasly em terceiro, e Carlos Sainz em quarto. Já Daniel Ricciardo colocou a McLaren na quinta posição da folha de tempos na Itália.

Leclerc, agora com uma volta válida, apareceu na terceira colocação com a Ferrari. Já Ricciardo tomou a liderança ao cravar 1min22s003, também usando os compostos médios em sua McLaren, enquanto Gasly pulou para a segunda posição, apenas 0s025 atrás do tempo obtido pelo australiano. Pouco depois, Pérez saiu para a pista com pneus macios e marcou o terceiro tempo.

Bottas se colocou na liderança, mas logo viu Verstappen, com os pneus macios, cravou 1min21s378, tomando a liderança do treinamento. Pouco depois, Hamilton fez 1min20s926 usando os médios para assumir a primeira posição. A sessão entrou nos dez minutos finais com Alonso avançou para o quarto lugar com a Alpine equipada com pneus médios, sendo superado por Lance Stroll pouco depois.

Lando Norris pulou para a segunda posição com a McLaren, também usando os compostos médios, enquanto Ricciardo marcou o quinto tempo. Os dois, porém, perderam suas voltas, novamente por excederem os limites de pista. Assim, a sessão chegou ao final com Hamilton na frente, seguido por Verstappen e Bottas.

Comentários