Card image
Fórmula 1
Fórmula 1 anuncia novas regras e mostra carro para 2021

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/10/2019
  • Atualizado: 31/10/2019 às 16:46
  • Por: Leonardo Marson

A Fórmula 1 anunciou nesta quinta-feira (31), após reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, as novas regras que serão adotadas pela categoria a partir de 2021. De acordo com os organizadores do principal campeonato do automobilismo mundial, o novo regulamento tem como objetivo facilitar as disputas na pista, melhorando as corridas para o público que acompanha aos Grandes Prêmios em casa e nos autódromos em todo o planeta. Além disso, um teto de gastos foi aprovado.

Fórmula 1
Eis o carro para a temporada de 2021. (Foto: F1)

As propostas foram debatidas ao longo de meses entre a FIA, o Liberty Media e as equipes, e anunciadas nesta quinta-feira no Circuito das Américas, local que recebe neste final de semana o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Estiveram no anúncio Chase Carey, CEO do Liberty Media, Ross Brawn, diretor esportivo da Fórmula 1 e Nikolas Tombazis, diretor técnico da categoria. Jean Todt, presidente da FIA, participou por vídeo.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

O visual do carro está mais futurista, em que pese ter clara inspiração no passado. Os carros terão pneus aro 18 desenvolvidos pela Pirelli, e os aquecedores de pneus seguirão permitidos. Apesar de toda a reformulação, a expectativa dos dirigentes da categoria é de que os carros sejam entre 3s e 3s5 mais lentos em relação aos modelos que são usados atualmente.

LEIA MAIS:
Veja a programação para o GP dos Estados Unidos de F1

Em termos técnicos, o principal destaque é o retorno do “efeito solo”, que, na teoria, facilitará as disputas por posições por deixar o carro mais “preso” ao chão. Também neste sentido, a aerodinâmica do carro se tornará mais simples, já que o regulamento limita a quantidade de apêndices e outros elementos nas asas, bem como a proibição de bargeboards, aletas laterais.

“O objetivo foi melhorar a competição na pista e tornar o esporte um negócio mais saudável e atraente para todos. A aprovação das regras é um momento decisivo e ajudará a proporcionar corridas mais emocionantes para todos os nossos fãs. As novas regras surgiram de um processo detalhado de dois anos de análise de questões técnicas, esportivas e financeiras, a fim de desenvolver um pacote de regulamentos”, disse Carey.

“Pela primeira vez, abordamos os aspectos técnicos, esportivos e financeiros de uma só vez. Os regulamentos de 2021 foram um esforço verdadeiramente colaborativo, e acredito que seja uma grande conquista. O que a FIA publica hoje é a melhor estrutura que poderíamos ter para beneficiar concorrentes e partes interessadas, garantindo um futuro emocionante para o nosso esporte”, analisou Todt.

Outro ponto importante diz respeito ao limite de gastos. Cada equipe poderá gastar em torno de 175 milhões de dólares, o equivalente a 700 milhões de reais por temporada. A medida visa acabar com o abismo atual entre Mercedes, Ferrari e Red Bull e as outras equipes, que não conseguem lutar por vitórias ou mesmo lugares no pódio, dado o domínio das atuais melhores equipes do grid.

Veja abaixo imagens do novo carro da F1:

Deixe seu Comentário

Comentários