Card image
Fórmula 1
Bottas lidera 1-2 da Mercedes no primeiro treino da F1 na Itália

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/09/2020
  • Atualizado: 04/09/2020 às 7:36
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Itália, oitava etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (4) no Autódromo Nacional de Monza, o piloto da Mercedes marcou no melhor de seus giros 1min20s703, usando pneus macios.

Valtteri Bottas
Bottas foi dois décimos mais rápido em relação a Hamilton. (Foto: Mercedes)

A segunda posição na folha de tempos ficou com Lewis Hamilton, que acabou o treino com um tempo 0s245 mais lento em relação a Bottas. Alexander Albon, com a Red Bull, foi o terceiro melhor, sendo seguido por Daniil Kvyat, quarto com o equipamento da AlphaTauri. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Max Verstappen, com a outra Red Bull.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Pierre Gasly, com a AlhaTauri, ficou com o sexto melhor tempo, enquanto Sergio Pérez, da Racing Point, fechou o treinamento com a sétima melhor marca. Lando Norris, com a McLaren, anotou o oitavo tempo, ficando Daniel Ricciardo colocou a Renault na nona posição. Carlos Sainz, companheiro de Norris, fechou a lista dos dez primeiros.

LEIA MAIS:

Claire deixa chefia da Williams após o GP da Itália
Veja curiosidades do GP da Itália de Fórmula 1
Confira a programação para o GP da Itália de Fórmula 1
Hamilton vence com tranquilidade o GP da Bélgica de Fórmula 1

A atividade ainda contou com uma bandeira vermelha provocada por um acidente com Verstappen. O piloto da Red Bull perdeu o controle do carro na Ascari, rodou e bateu contra a barreira de proteção. Apesar disso, o holandês teve apenas danos na asa dianteira, o que permitiu o retorno aos boxes e a retomada da sessão rapidamente.

A segunda sessão de treinos livres para a oitava etapa da temporada 2020 da Fórmula 1 está marcada para 10h, com transmissão dos canais Sportv. O Grande Prêmio da Itália será disputado no domingo (6), a partir das 10h10, com exibição ao vivo da TV Globo, da rádio Band News FM e do portal GE.Globo.

Confira como foi o treino

O final de semana do Grande Prêmio da Itália começou com temperatura amena em Monza, 23°C ambiente e asfalto em 32°C. Logo que a pista foi liberada, diversos pilotos, incluindo Sebastian Vettel, deixaram os boxes para fazer voltas de instalação. Nenhum deles, porém, partiu para registrar tempo, deixando o traçado na sequência.

Após longo período sem pilotos na pista, Alexander Albon deixou os boxes e registrou o primeiro tempo da sessão, ao marcar 1min24s88 usando pneus médios em sua Red Bull. Pouco tempo depois, com a Alfa Romeo, Kimi Räikkönen tomou o melhor tempo do tailandês, sendo superado por Esteban Ocon, da Renault.

Albon voltou a pontear a sessão com 1min22s280, enquanto Valtteri Bottas se colocou na segunda posição, sendo seguido por Lance Stroll e Lewis Hamilton. No fechamento do primeiro terço da atividade, Sebastian Vettel perdeu o ponto de frenagem de uma das curvas e passou reto, sem causar problemas para a atividade.

Max Verstappen, em seu primeiro giro rápido, se colocou na segunda posição com a Red Bull. Logo depois, Hamilton assumiu a liderança com 1min21s676, enquanto Stroll avançou para a segunda posição, sendo seguido por Daniel Ricciardo, da Renault. Pouco depois, Bottas tomou a ponta da folha de tempos com 1min21s657.

A bandeira vermelha foi acionada quando restavam 53 minutos para o encerramento da atividade. Verstappen saiu rodando na Ascari, batendo contra a barreira de proteção. A Red Bull do holandês teve apenas a asa dianteira danificada, e o piloto conseguiu levar o carro aos boxes. Ainda assim, a paralisação aconteceu.

A bandeira verde reiniciou o treino após quatro minutos, mas as equipes optaram por manter os pilotos nos boxes para ajustarem os carros para a sequência da sessão. A ação na pista só voltou a acontecer quando restavam 37 minutos para o encerramento da atividade, quando Räikkönen, Romain Grosjean e Kevin Magnussen deixaram os boxes.

Pouco depois, Bottas e Hamilton foram à pista com pneus macios, e o finlandês marcou 1min20s703, sendo seguido pelo companheiro de equipe e líder do campeonato. Albon apareceu em terceiro, sendo seguido pelos dois pilotos da AlphaTauri, com Daniil Kvyat à frente de Pierre Gasly. Ricciardo, com a Renault, avançou para o sexto lugar.

Verstappen, de volta à pista, subiu para a quinta posição, enquanto Lando Norris, apagado no treinamento, entrou no grupo dos dez mais rápidos pela primeira vez, tomando a oitava colocação. Após novo período dos carros nos boxes, a sessão entrou nos 15 minutos finais com o trabalho nas simulações de corrida, o que fez com que os tempos de volta não baixassem.

Ainda houve tempo para Bottas ser bloqueado por Nissany e, em outro momento, escapar da pista, repetindo Vettel na sequência. Gasly rodou, mas conseguiu retornar à pista. O finlandês completou o treinamento com a melhor volta, sendo seguido por Hamilton e Albon.

Deixe seu Comentário

Comentários