Card image
Formula 1
Bottas herda pole position na Turquia após Hamilton liderar classificação

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/10/2021
  • Atualizado: 09/10/2021 às 10:14
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas garantiu a pole position para o Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1. Na classificação realizada na manhã deste sábado (9) no circuito de Istanbul Park, o finlandês da Mercedes marcou 1min22s998, foi superado por Lewis Hamilton, seu companheiro, por 0s130, mas contou com a punição de dez posições contra o líder do campeonato por troca de motor para ficar com a posição de honra.

Valtteri Bottas
Bottas não ganhou, mas levou a pole na Turquia. (Foto: LAT)

A segunda posição no grid ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que acabou 0s198 atrás do tempo obtido por Bottas. Charles Leclerc, com a Ferrari, largará da terceira posição, sendo seguido por Pierre Gasly, quarto com o carro da AlphaTauri, após liderar o terceiro treino do final de semana. Fernando Alonso, com a Alpine, completa a lista dos cinco primeiros.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Sergio Pérez, com a Red Bull, largará da sexta posição neste domingo, enquanto Lando Norris, da McLaren, se colocou em sétimo, e dividirá a quarta fila com Lance Stroll, piloto da Aston Martin. Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, parte em nono, enquanto Sebastian Vettel, que não avançou ao Q3, completa o top-10. Punido, Lewis Hamilton larga do 11º lugar.

LEIA MAIS:

Gasly lidera TL3 realizado com pista molhada na Turquia
Hamilton lidera com sobras primeiro treino para o GP da Turquia
Hamilton perde dez posições no grid na Turquia por troca de motor
Red Bull exibe layout especial em homenagem à Honda na Turquia
Hamilton bate Leclerc e lidera segundo treino na Turquia
Confira a programação e onde ver na TV o GP da Turquia de F1

O Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1 será disputado neste domingo (10), a partir das 9h, com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação em Istambul começou com tempo muito fechado e temperatura em 18°C, com a umidade do ar em 83%. A temperatura da pista estava em 22°C, e os pilotos deixaram os boxes usando pneus macios. O treino começou com Carlos Sainz rodando com a Ferrari, retornando à pista pouco depois. Nicholas Latifi foi o primeiro a marcar tempo, com 1min30s251 com a Williams.

Pierre Gasly tomou a liderança da sessão, enquanto Max Verstappen rodou com a Red Bull. Lando Norris e George Russell apareceram na frente antes de Lewis Hamilton assumir a primeira posição com 1min27s085 com a Mercedes. Verstappen chegou a pontear rapidamente a sessão, mas viu o líder do campeonato recuperar a ponta com 1min26s520.

Em que pese uma garoa começar a cair em Istambul, os tempos seguiram caindo Bottas tomou a ponta da classificação, enquanto Yuki Tsunoda escapou do traçado. Pouco depois, Charles Leclerc passou a liderar o treino, mas acabou superado por Gasly, que cravou 1min25s486 com a AlphaTauri. Na sequência, Hamilton retomou a ponta com 1min25s050, enquanto Bottas pulou para a segunda posição.

A sessão se aproximou do final com Sergio Pérez avançando para o quarto lugar, depois de estar na zona de eliminação, enquanto Verstappen retomou a liderança com 1min25s033. Sebastian Vettel, por sua vez, aparecia entre os eliminados. Restando um minuto para o encerramento da sessão, Hamilton voltou para a liderança, agora com 1min24s585.

Nos instantes finais, Gasly avançou para a segunda posição, enquanto Verstappen teve seu melhor giro excluído por não respeitar os limites de pista. O holandês marcou uma nova volta e ficou com o segundo tempo, 0s007 atrás do inglês da Mercedes. Mick Schumacher avançou para o 11º lugar e garantiu a Haas no Q2.

Os eliminados da primeira rodada da classificação foram Daniel Ricciardo, da McLaren, Nicholas Latifi, da Williams, Antonio Giovinazzi e Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, e Nikita Mazepin, da Haas.

Q2
A segunda fase da classificação começou com os pilotos novamente partindo para a pista logo que os boxes foram abertos, exceção feita a Carlos Sainz, que largará da última posição por troca da unidade de força. Hamilton foi o primeiro a marcar tempo, com um altíssimo 1min29s687, marca que foi logo superada por Bottas, que cravou 1min24s142 com pneus médios.

Fernando Alonso tomou a segunda posição com a Alpine, 0s476 atrás do tempo do finlandês da Mercedes, enquanto Gasly apareceu em terceiro. Verstappen tomou a liderança da sessão, mas logo foi batido por Hamilton, que marcou 1min23s595. Bottas avançou para a segunda posição, batendo o tempo do holandês da Red Bull.

Leclerc rodou no terceiro setor da pista, enquanto Russell marcou o 11º tempo quando restavam três minutos para o encerramento da sessão. Pérez avançou para a terceira posição, ficando uma posição à frente de Verstappen. O mexicano, porém, acabou superado por Alonso pouco depois, enquanto Lance Stroll escapou da pista na primeira curva.

Hamilton melhorou seu tempo para 1min23s082, enquanto Bottas tomou a segunda posição, deixando Verstappen em terceiro. Os eliminados foram Sebastian Vettel, da Aston Martin, Esteban Ocon, da Alpine, George Russell, da Williams, Mick Schumacher, da Haas, e Carlos Sainz, da Ferrari.

Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos partindo para a pista imediatamente, exceção feita a Verstappen, que esperou alguns instantes para deixar os boxes. Hamilton foi o primeiro a completar volta, com 1min23s093, mas logo se viu superado por Bottas, que marcou 1min23s071. Verstappen se colocou em terceiro, dois décimos atrás do tempo do finlandês.

Todos os pilotos se dirigiram aos boxes quando o relógio apontava seis minutos para o encerramento da sessão, para troca de pneus e ajustes para a última saída para a pista. Hamilton melhorou seu tempo e tomou a liderança com 1min22s868. Gasly avançou para a quarta posição, ficando atrás de Verstappen. Bottas ficou com a pole position, se valendo da punição contra Hamilton, o mais rápido.

Comentários