Card image
Competições
Bottas desbanca Hamilton e Verstappen e é pole em Nürburgring

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/10/2020
  • Atualizado: 10/10/2020 às 17:12
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas conquistou neste sábado (10) a pole position para o Grande Prêmio de Eifel, 11ª etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada nesta manhã no circuito de Nürburgring, na Alemanha, o finlandês da Mercedes anotou 1min25s264, faturando sua 14ª posição de honra na carreira na categoria.

Valtteri Bottas
Valtteri Bottas conquistou sua 14ª pole position na F1. (Foto: Mercedes)

A segunda posição no grid ficou com Lewis Hamilton, que foi batido pelo companheiro de equipe por 0s256. Max Verstappen, que chegou a ter a pole provisória nas mãos, largará em terceiro com a Red Bull, enquanto Charles Leclerc colocou a Ferrari em quarto. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Alexander Albon, companheiro de Verstappen.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Daniel Ricciardo colocou a Renault na sexta colocação do grid de largada, ficando imediatamente à frente de seu companheiro de equipe, Esteban Ocon. Lando Norris colocou a McLaren na oitava posição, enquanto Sergio Pérez, da Racing Point, e Carlos Sainz, também da McLaren, fecham a lista dos dez primeiros.

LEIA MAIS:

Bottas lidera treino livre para o GP de Eifel de Fórmula 1
Chuva persiste em Nürburgring e cancela TL2 para o GP de Eifel
Chuva impede realização do TL1 do GP de Eifel
Confira a programação e onde ver na TV o GP de Eifel de Fórmula 1

Nico Hülkenberg, que disputará neste final de semana a etapa em Nürburgring no lugar de Lance Stroll, que não está passando bem, ficou apenas com a 20ª e última colocação com a Racing Point. O alemão, que faz sua terceira corrida no ano, não participou do treino livre desta manhã e partiu diretamente para a classificação.

O Grande Prêmio de Eifel de Fórmula 1 será disputado neste domingo (11), a partir das 9h10, com transmissão da TV Globo, do portal GE.Globo e da rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1

A classificação para o Grande Prêmio de Eifel de Fórmula 1 começou com clima um pouco mais quente em Nürburgring. A temperatura apontava 9°C, enquanto o asfalto tinha 17°C. O primeiro piloto a marcar tempo foi Kevin Magnussen, da Haas, que teve o giro descartado por não respeitar os limites de pista. Pouco depois, Romain Grosjean fez o primeiro tempo da sessão.

Depois de alguma alternância entre os líderes, Lewis Hamilton tomou a liderança ao marcar 1min26s703, sendo seguido por Valtteri Bottas, três décimos atrás do tempo do companheiro de Mercedes. Lando Norris aparecia em terceiro com a McLaren. Com 11 minutos para o final da sessão, Charles Leclerc colocou a Ferrari na segunda posição.

Max Verstappen se colocou na liderança ao cravar 1min26s319 com a Red Bull, enquanto Bottas subiu para o segundo lugar, distante 0s254 do tempo do holandês. Entre os pilotos do fim do grid, Nicholas Latifi avançou para a 13ª colocação, ficando à frente de George Russell. Já Nico Hülkenberg, que substitui Lance Stroll, vinha na 20ª e última colocação.

Com três minutos para o final da sessão, Pierre Gasly avançou para a quinta posição com a AlphaTauri, enquanto Hülkenberg subiu para 19º. A sessão chegou aos momentos finais com Verstappen na liderança, seguido por Bottas, Hamilton, Norris e Leclerc. Os eliminados foram Grosejan, Russell, Latifi, Räikkönen e Hülkenberg.

Q2

A segunda rodada da classificação começou com os pilotos partindo à pista após um minuto. O primeiro a registrar tempo foi Lewis Hamilton, que marcou 1min26s183 com a Mercedes com pneus médios. Bottas apareceu na segunda colocação com o outro carro do time da estrela de três pontas, enquanto Leclerc, com a Ferrari, apareceu em terceiro.

Sergio Pérez subiu para o segundo lugar, sendo superado por Norris na sequência. Verstappen, por sua vez, bateu Hamilton e marcou 1min25s720 para tomar a primeira colocação com pneus macios. Albon, por sua vez, subiu para a terceira colocação. Bottas era somente o oitavo colocado restando oito minutos para o final da sessão.

Hamilton e Bottas voltaram à pista com pneus macios, com o finlandês marcando o segundo tempo. Já o inglês tomou a liderança com 1min25s390. O tempo garantiu a primeira colocação do segmento ao inglês, sendo seguido por Verstappen e Bottas. Os eliminados foram Vettel, Gasly, Kvyat, Giovinazzi e Magnussen.

Q3

A rodada decisiva começou com praticamente todos os pilotos indo à pista logo que a atividade foi aberta, exceto Pérez. Sainz foi o primeiro a registrar tempo, sendo superado por Norris. Hamilton cravou 1min25s825, mas acabou batido por Bottas, com 1min25s812. Verstappen, pouco depois, tomou a pole provisória ao marcar 1min25s744.

Após os nove pilotos marcarem seus primeiros giros, Pérez saiu para sua volta rápida, marcando o sexto tempo. Pouco depois, os outros competidores foram para os giros finais. Hamilton tomou a primeira colocação, mas foi batido por Bottas, que fez 1min25s269. Verstappen não conseguiu melhorar, o que fez com que o finlandês ficasse com a pole position.