Card image
Competições
Beto Monteiro fatura a pole da Copa Truck em Interlagos

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/12/2019
  • Atualizado: 07/12/2019 às 14:34
  • Por: Leonardo Marson

Beto Monteiro conquistou a pole position para a etapa final da Copa Truck, que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Na classificação realizada no início da tarde deste sábado (7) no circuito localizado na zona sul paulistana, o piloto pernambucano percorreu os 4.309 metros em 2min04s406 com um caminhão Volkswagen, garantindo a posição de honra pela quinta vez em nove etapas.

Beto Monteiro
Beto Monteiro foi o único a quebrar a barreira de 2min05s em Interlagos. (Foto: Vanderley Soares)

A segunda posição ficou com Roberval Andrade, piloto de um Mercedes-Benz nas cores do Corinthians que acabou 0s683 atrás do tempo obtido por Monteiro. Paulo Salustiano, com um Volkswagen, ficou com a terceira colocação, e dividirá a segunda fila na capital paulista com Wellington Cirino, piloto que corre com um caminhão da marca da estrela de três pontas.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Felipe Giaffone, com um caminhão Iveco, partirá da quinta posição na corrida deste domingo, enquanto Renato Martins, que corre com um Volkswagen, partirá em sexto. O grupo dos oito primeiros no Autódromo de Interlagos foi completado por Leandro Totti e André Marques, ambos pilotos de caminhões Mercedes-Benz.

LEIA MAIS:
Daniel Kelemen estreia na Copa Truck e terá agenda cheia em SP
Monteiro domina último treino da Copa Truck em São Paulo
Cirino comanda segundo treino da Copa Truck em Interlagos
Salustiano lidera primeiro treino da Copa Truck em Interlagos

Entre os pilotos que não se classificaram para o Top Qualifying, a melhor foi Débora Rodrigues, única mulher do grid da categoria dos caminhões, que colocou o caminhão Mercedes-Benz na nona posição. O grupo dos dez mais rápidos da classificação em Interlagos foi completado por Giuliano Losacco, que volta à categoria neste final de semana.

A rodada dupla decisiva da temporada 2019 da Copa Truck será disputada neste domingo (8), a partir das 14h, e contará com transmissão ao vivo dos canais Sportv.

Confira como foi a classificação em Interlagos

Primeira fase

A sessão classificatória no Autódromo de Interlagos começou com calor na zona sul de São Paulo e teve os pilotos partindo à pista imediatamente para os 15 minutos iniciais. Regis Boessio escapou do traçado duas vezes, mas sem causar danos ao Volvo que pilotava, nem tampouco causando a interrupção da atividade. Wellington Cirino foi o primeiro a registrar tempo, com 2min05s398.

Com cinco minutos de sessão, Luiz Lopes bateu seu Iveco ao perder o controle no miolo do circuito. Beto Monteiro pulou para a liderança com 2min04s641, sendo seguido por Felipe Giaffone e Paulo Salustiano. Pouco depois, Roberval Andrade tomou a ponta da folha de tempos ao cravar 2min04s589. Na metade da fase inicial da classificação, os seis postulantes ao título apareciam entre os oito classificados ao Top Qualifying.

Com um Mercedes-Benz, Débora Rodrigues avançou para a 13ª colocação, mas ainda não estava entre as classificadas para a fase final da definição do grid. Pouco depois, Gabriel Robe pulou para a décima posição, depois de fritar os pneus para não superar o limite de velocidade do radar colocado no meio da reta. O radar, medida de segurança para que os pilotos consigam frear no final da reta, limita a velocidade para 160 km/h.

A atividade chegou aos minutos finais com Danilo Alamini segurando o ritmo para não escapar da pista. Já Boessio tornou a “rabear” seu caminhão, desta vez na subida para a reta dos boxes. A sessão chegou ao final com Andrade na liderança, seguido por Beto Monteiro, Felipe Giaffone, Paulo Salustiano, Wellignton Cirino, Renato Martins, Leandro Totti e André Marques

Top Qualifying

A rodada decisiva da classificação começou pontualmente às 12h50 com os oito pilotos partindo à pista imediatamente para mais dez minutos de sessão. O primeiro a registrar tempo foi Salustiano, que cravou 2min05s115. Martins apareceu em segundo, mas logo foi superado por Cirino. Na sequência, Monteiro tomou a ponta da tabela de tempos com 2min04s406.

Andrade avançou para a segunda posição, mas 0s683 atrás do pernambucano líder. Giaffone, em volta rápida, pegou trânsito no final do giro, mas avançou para a quinta colocação. A sessão seguiu para os instantes finais, mas os competidores não conseguiram melhorar seus tempos. Melhor para Monteiro, que garantiu a posição de honra.