Card image
Competições
Verstappen coloca Red Bull na frente no TL3 em Austin

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/11/2019
  • Atualizado: 02/11/2019 às 16:17
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, antepenúltima etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. O holandês aproveitou o quarto final da sessão realizada neste sábado (2) no Circuito das Américas, em Austin, para anotar 1min33s305 com a Red Bull, usando pneus macios em seu melhor giro no traçado americano.

Max Verstappen
Verstappen liderou dois dos três treinos livres. (Foto: Red Bull)

A segunda posição ficou com Sebastian Vettel, piloto da Ferrari que acabou 0s218 atrás do tempo obtido por Verstappen. Lando Norris, com a McLaren, foi o terceiro, sendo a principal surpresa da sessão. Valtteri Bottas, piloto que precisa vencer para seguir com chances de título, foi o quarto com a Mercedes, enquanto Lewis Hamilton, que precisa apenas de um oitavo lugar para ser campeão, foi o quinto com o outro carro prateado.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Alexander Albon, companheiro de equipe de Verstappen, fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Carlos Sainz, sétimo com a outra McLaren. Outro bom desempenho na atividade foi o de Kimi Räikkönen, oitavo com a Alfa Romeo, enquanto Pierre Gasly, da Toro Rosso, foi o nono. O grupo dos dez primeiros foi completado por Daniel Ricciardo, da Renault.

LEIA MAIS:
Hamilton lidera segundo treino da F1 nos Estados Unidos
Verstappen lidera primeiro treino da F1 em Austin
Fórmula 1 anuncia novas regras e mostra carro para 2021
Veja a programação para o GP dos Estados Unidos de F1

A sessão não contou com paralisações por conta de acidentes, mas teve uma neutralização ainda na primeira metade por conta do Safety Car Virtual, provocada por um problema de motor no carro de Charles Leclerc. O monegasco precisou estacionar a Ferrari na pista, provocando a bandeira amarela em todo o circuito, o que durou alguns minutos.

A partir das 18h acontece a classificação que definirá as posições de largada no Circuito das Américas. O Grande Prêmio das Américas de Fórmula 1 será disputado neste domingo (3), a partir das 16h10, com transmissão dos canais Sportv, do portal GloboEsporte.com, e das rádios Trânsito, de São Paulo (SP), e Band News FM, de Belo Horizonte (MG).

Confira como foi o terceiro treino livre

O terceiro treino livre para o Grande Prêmio dos Estados Unidos foi iniciado pontualmente às 15h, com clima mais quente em Austin, 18°C de temperatura ambiente e 25°C na pista. Os pilotos partiram para as primeiras voltas logo que o circuito foi liberado, mas fizeram apenas voltas de instalação. Apesar disso, os pilotos demoraram para começar a registrar tempos.

O primeiro a marcar tempo na sessão foi Romain Grosjean, que cravou 1min36s579 com 15 minutos de atividade. Na sequência, o Safety Car Virtual foi acionado por conta de problemas no motor da Ferrari de Charles Leclerc. A sessão foi retomada alguns minutos mais tarde com Kimi Räikkönen tomando a primeira colocação com 1min36s733, com a Alfa Romeo.

Sebastian Vettel passou para a ponta do treinamento ao marcar 1min34s733 com a Ferrari, enquanto Lewis Hamilton se colocou em segundo com a Mercedes. Na sequência, Valtteri Bottas apareceu na primeira posição com 1min34s558, marca que logo foi superada por Vettel, que retomou a primeira colocação ao cravar 1min34s441 na melhor volta.

Vettel melhorou seu tempo no fechamento da primeira metade da sessão, marcando 1min34s339, enquanto Max Verstappen foi para sua primeira volta rápida e apareceu em segundo com a Red Bull. Na volta seguinte, o holandês tomou a liderança da atividade com 1min34s186, usando pneus macios. Daniel Ricciardo, por sua vez, colocou a Renault na décima posição.

Alexander Albon colocou a Red Bull na quarta colocação, também marcando seu tempo com pneus macios. Pouco depois, Bottas se colocou na liderança ao quebrar a barreira de 1min34s, marcando 1min33s904 com a Mercedes. A atividade chegou ao quarto final com Vettel tomando a ponta ao marcar 1min33s523, enquanto Hamilton seguiu entre os três primeiros, mas melhorou o tempo.

Verstappen avançou para o segundo lugar, enquanto Räikkönen apareceu bem ao cravar o quinto tempo, sendo batido por Carlos Sainz, da McLaren, logo na sequência. Lando Norris, com o outro carro da McLaren, apareceu na terceira posição restando oito minutos para o encerramento do treino, ao passo que Verstappen tomou a liderança ao registrar 1min33s305.

A sessão chegou aos cinco minutos finais com Ricciardo retornando ao grupo dos dez primeiros com a Renault. A sessão chegou aos minutos finais com Hamilton se colocando em quinto, enquanto Verstappen completou o treinamento na frente.