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Pirelli inicia o programa de testes do Mundial de Rali na Sardenha

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  • Publicado: 15/07/2020
  • Atualizado: 15/07/2020 às 1:09
  • Por: Venicio Zambeli

A Pirelli começou o seu trabalho no Campeonato Mundial de Rali de 2021 com dois dias de testes particulares de pneus hoje e amanhã na Sardenha, Itália. As atividades estão divididas com o primeiro dia dedicado ao desenvolvimento no cascalho e o segundo dia no asfalto.

Pirelli Mundial de Rally
Teste da Pirelli para o WRC – Foto Pirelli / divulgação

 

Ao volante do Citroën C3 WRC de teste da Pirelli estará o norueguês Andreas Mikkelsen, com seu copiloto e compatriota Anders Jaeger. O ex-piloto de fábrica da Volkswagen, Citroën e Hyundai, estará liderando o desenvolvimento dos pneus Pirelli Scorpion de última geração para cascalho e os P Zero para asfalto, que serão fornecidos exclusivamente ao Campeonato Mundial de Rali de 2021 a 2024.

Embora o programa de testes tenha sido interrompido pela pandemia da Covid-19, a Pirelli ainda está no caminho para entregar seus novos pneus para o campeonato do próximo ano, que começará com o mundialmente famoso Rali de Monte Carlo, de 18 a 24 de janeiro.

Supervisionando o programa de testes, o gerente de atividades de rali da Pirelli, Terenzio Testoni, lidera uma equipe seleta de pesquisadores na Sardenha, desenvolvendo os pneus com o apoio de muitos outros especialistas nas instalações de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, em Milão.

O objetivo da Pirelli nesses primeiros testes será estabelecer uma linha de base e avaliar como o aumento da potência e da pressão aerodinâmica dos mais recentes carros do WRC afetam o desgaste, o desempenho e a degradação dos pneus.

“Isso será particularmente importante quando se trata de cascalho”, explicou Testoni. “No campeonato mundial, cerca de 80% dos eventos são em cascalho. Felizmente, as estradas de cascalho em que estamos testando, que antes eram usadas no Rally d’Italia, estão entre as mais exigentes do mundo”.

Pirelli Mundial de Rally
Teste da Pirelli para o WRC – Foto Pirelli / divulgação

 

O calor intenso, acima de 30 graus centígrados, aumentará o desafio. A escolha dos estágios usados anteriormente no campeonato mundial é deliberada, fornecendo um ponto de referência estabelecido quando a equipe retornar posteriormente no programa de desenvolvimento.

“É importante trabalharmos metodicamente para medir nosso progresso com precisão”, acrescentou Testoni. “Começamos com a base de um pneu testado e confiável e, em seguida, usaremos uma série de protótipos para ver onde podemos adicionar desempenho e durabilidade. A tarefa é particularmente complicada quando se trata de rali, pois, diferentemente de um circuito, as condições da estrada e da aderência estão mudando constantemente. Mas voltaremos a essas estradas no futuro para ver como as mudanças que fizemos nos protótipos de pneus melhoram seu desempenho”.

A equipe de testes da Pirelli pretende percorrer cerca de 200 quilômetros por dia, superando confortavelmente a distância diária observada em um rali do Campeonato Mundial. Após o teste de dois dias na Sardenha, os engenheiros da Pirelli analisarão os dados resultantes antes que o programa continue no próximo mês.

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