Card image
Competições
Leclerc impede aproximação de Hamilton e vence na Bélgica

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/09/2019
  • Atualizado: 01/09/2019 às 12:51
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc venceu na manhã deste domingo (1) o Grande Prêmio da Bélgica, 13ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. O piloto da Ferrari liderou praticamente toda a corrida disputada no circuito de Spa-Francorchamps, exceção feita ao momento em que foi aos boxes, e manteve uma vantagem segura para os rivais, conquistando sua primeira vitória na mais importante categoria do automobilismo mundial.

Leclerc venceu pela primeira vez na F1, garantindo o primeiro triunfo da Ferrari na temporada. (Foto: Ferrari)

A segunda colocação ficou com Lewis Hamilton, que chegou a buscar aproximação sobre Leclerc nas voltas finais, sem sucesso. Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, completou o pódio ao terminar na terceira posição, sendo seguido por Sebastian Vettel, único piloto do pelotão da frente que apostou em uma estratégia de duas paradas. O grupo dos cinco primeiros ainda contou com Alexander Albon, se beneficiando de um problema com Lando Norris na volta final.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!

Sergio Pérez teve boa atuação com a Racing Point e terminou a corrida na sexta colocação, sendo seguido por Daniil Kvyat, sétimo com a Toro Rosso. Nico Hülkenberg fechou a prova na oitava colocação, enquanto Pierre Gasly foi o nono em seu retorno a Toro Rosso. O grupo dos dez primeiros foi completado por Lance Stroll, piloto que defende a Racing Point.

Max Verstappen, terceiro colocado na tabela de pontos, abandonou a corrida ainda na largada. O holandês da Red Bull se envolveu em um acidente com Kimi Räikkönen ainda na primeira volta, e bateu na Raidillon com a suspensão danificada. O finlandês da Alfa Romeo seguiu na corrida até o final, mas completou apenas com a 17ª colocação entre os 20 pilotos.

A temporada da Fórmula 1 terá prosseguimento já no próximo domingo (8), com a realização do Grande Prêmio da Itália, prova marcada para o Autódromo Nacional de Monza.

Confira como foi a corrida em Spa-Francorchamps

A largada teve Charles Leclerc mantendo a primeira colocação, enquanto Lewis Hamilton superou Sebastian Vettel para tomar a segunda posição. Valtteri Bottas manteve o quarto lugar, enquanto Lando Norris pulou para quinto se aproveitando de um contato entre Kimi Räikkönen, que quase decolou, e Max Verstappen. Na reta Kemmel, Vettel passou por Hamilton para retomar o segundo posto.

Verstappen acertou a barreira de proteção na Raidillon após danificar a asa dianteira esquerda no contato com Räikkönen, e provocou o acionamento do Safety Car ainda no giro inicial. O finlandês da Alfa Romeo foi aos boxes para trocar a asa dianteira, enquanto Carlos Sainz foi aos boxes com problemas na McLaren. Na terceira volta, o espanhol parou na área de escape, abandonando a disputa.

A relargada aconteceu na quinta volta, com Vettel travando os pneus, permitindo o ataque de Hamilton na Source. O inglês da Mercedes, porém, teve que se defender de uma tentativa de ultrapassagem de Bottas. Quem começou a avançar rapidamente foi Alexander Albon, que depois de largar da última fila, apareceu na 14a colocação em sua corrida de estreia na Red Bull.

Leclerc mantinha uma distância tranquila para Vettel, mas escapou da pista na nona volta. O resultado, porém, foi uma aproximação de Hamilton sobre o alemão da Ferrari, em disputa pela segunda colocação da prova. Um pouco mais atrás, Sergio Pérez tomou a sétima posição de Kevin Magnussn na Kemmel. Outro que vinha bem na prova era Pierre Gasly, oitavo colocado em seu retorno a Toro Rosso.

O primeiro a visitar os boxes exclusivamente para troca de pneus foi justamente Gasly, que recebeu pneus médios da Toro Rosso na volta 14. No giro seguinte, foi a vez de a Racing Point chamar Lance Stroll para a troca de pneus. Vettel foi aos boxes na volta 16, e recebeu da Ferrari pneus de banda amarela, e viu Hamilton permanecer na pista nas voltas seguintes.

Vettel passou a descontar rapidamente a diferença para os líderes da prova, que seguiam na pista, descontando em torno de um segundo por volta para Leclerc, o líder da prova. Na 19a volta da prova, o público presente ao circuito de Spa-Francorchamps protagonizou um bonito momento da corrida, ao dar uma salva de palmas para Anthoine Hubert, piloto da Fórmula 2 que morreu em um acidente na corrida da categoria no sábado.

Norris fez a sua troca de pneus na volta 20, e no giro seguinte superou Daniil Kvyat para retomar a quinta posição. Dois giros depois, foi a vez de Leclerc ir aos boxes para receber pneus médios, retornando à pista em quarto, cinco segundos atrás de Vettel. Uma volta depois, a Mercedes chamou Hamilton para a parada, também dando ao inglês compostos médios. Bottas recebeu novos pneus na volta 24. Assim, Vettel assumiu a liderança.

Albon parou nos boxes na volta 24, retornando na 15a colocação, enquanto Leclerc se aproximou de Vettel, cortando uma vantagem que era de cinco segundos para apenas um segundo na volta 26. No giro seguinte, a Ferrari ordenou a troca de posições, e o monegasco retomou a primeira posição da prova. A Mercedes, porém, mostrava um ritmo mais forte do que os dos carros vermelhos.

Hamilton passou a atacar Vettel na volta 29, mas deu uma pequena escapada, permitindo um “respiro” para o alemão da Ferrari. Um novo ataque aconteceu no giro 31, mas o tetracampeão se defendeu mais uma vez, mas não resistiu a pressão com um ataque com a asa móvel na Kemmel, onde o inglês conseguiu a manobra para assumir a segunda posição. No mesmo momento, Albon passou Gasly para tomar a décima posição.

Vettel passou a ser atacado por Bottas, mas visitou os boxes na volta 34, recebendo pneus macios da Ferrari. No giro seguinte, Albon fez linda manobra sobre Daniel Ricciardo para tomar a oitava colocação do australiano da Renault. Na frente, Leclerc seguia com uma vantagem de seis segundos em relação a Hamilton, mantendo a liderança da prova.

Albon seguiu avançando e tomou a sétima posição ao superar Daniil Kvyat, enquanto Vettel, depois de dar uma escapada da pista, começou a andar mais rápido que os rivais. Hamilton também passou a se aproximar de Leclerc, que mantinha uma vantagem de cinco segundos. Ricciardo deixou a zona de pontos ao ser ultrapassado por Pierre Gasly, caindo para o 11o lugar.

Hamilton apertou o ritmo e descontou a vantagem para Leclerc, alcançando uma diferença de três segundos na volta 41. O inglês seguiu reduzindo a vantagem do monegasco, mas não conseguiu brigar pela vitória, que ficou com o piloto da Ferrari. Ainda houve tempo para um acidente de Antonio Giovinazzi e um problema com Lando Norris.

Deixe seu Comentário

Comentários