Card image
Competições
Leclerc domina classificação e é pole do GP da Bélgica

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/08/2019
  • Atualizado: 31/08/2019 às 11:43
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc conquistou neste sábado (31) a pole position para o Grande Prêmio da Bélgica, 13ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. O monegasco, que dominou os treinos livres ao longo do final de semana, liderou as três fases da classificação realizada nesta manhã no circuito de Spa-Francorchamps, marcou 1min42s519, e garantiu a posição de honra pela segunda vez na carreira.

Leclerc foi sete décimos mais rápido que Vettel, e garantiu a segunda pole position da carreira. (Foto: Ferrari)

A segunda posição ficou com Sebastian Vettel, que chegou a ameaçar a pole de Leclerc ao marcar o melhor primeiro setor no Q3, mas perdeu ritmo e acabou 0s748 atrás do companheiro de Ferrari. Lewis Hamilton partirá da terceira posição com a Mercedes, dividindo a segunda fila com Valtteri Bottas, seu parceiro no time alemão. Max Verstappen, da Red Bull, partirá em quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!

Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, partirá da sexta posição, já que se beneficiou das punições contra Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg, ambos pilotos da Renault que trocaram o ICE da unidade de força, perdendo cinco posições cada. Sergio Pérez, da Racing Point, ficou com o sétimo lugar, e dividirá a quarta fila com Kevin Magnussen, da Haas. Completam o top-10 Romain Grosjean, da Haas, e Lando Norris, da McLaren.

LEIA MAIS:
Leclerc lidera TL3 da F1 na Bélgica. Hamilton bate
Racing Point renova contrato com Sergio Pérez até 2022
Spa-Francorchamps: uma volta no circuito
Leclerc marca melhor tempo da sexta-feira na Bélgica no TL2

A atividade contou com duas bandeiras vermelhas, ambas ainda na fase inicial da classificação. Logo no início da definição do grid, o motor da Williams de Robert Kubica explodiu, provocando a primeira paralisação da definição do grid. Depois, no minuto final, foi a vez de o motor de Antonio Giovinazzi deixar o italiano da Alfa Romeo na mão, causando nova interrupção.

O Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 acontece neste domingo (1), a partir das 10h10, com transmissão ao vivo da TV Globo, do portal GloboEsporte.com, e da rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1

A classificação começou pontualmente às 10h, com 29°C de temperatura ambiente, e 41°C na pista. George Russell saiu para a pista, mas abortou a volta com problemas com a Williams. Depois, com o outro carro do time de Grove, Robert Kubica viu o motor Mercedes explodir, provocando um princípio de incêndio no carro e a bandeira vermelha na pista.

Após alguns minutos, a pista foi liberada e os pilotos partiram rapidamente para a pista, inclusive Lewis Hamilton, que viu a Mercedes reparar seu carro após o acidente no terceiro treino livre. O inglês, porém, reclamou de vibração em uma das rodas do carro. Max Verstappen abriu volta rápida, mas acusou um problema de perda de potência na Red Bull, algo que aconteceu ao longo do final de semana.

Restando oito minutos, Nico Hülkenberg anotou a primeira volta rápida da sessão, com 1min45s899. O piloto da Renault logo foi superado por Antonio Giovinazzi e Daniel Ricciardo, até que Hamilton cravou 1min45s260. O inglês foi superado por Valtteri Bottas, mas Charles Leclerc fez 1min43s587, garantindo o melhor tempo do final de semana com a Ferrari.

Verstappen voltou à pista quando restavam três minutos para o final do Q1, marcando o terceiro tempo, um segundo atrás de Leclerc. No minuto final, Antonio Giovinazzi chamou a segunda bandeira vermelha por conta de problemas no motor do carro da Alfa Romeo. Como o relógio tinha ainda 43s, o Q1 foi encerrado com Pierre Gasly, da Toro Rosso, Carlos Sainz, da McLaren, Daniil Kvyat, da Toro Rosso, George Russell e Robert Kubica, ambos da Williams, foram eliminados.

Q2

Após algum atraso, o Q2 começou com os pilotos partindo à pista imediatamente. Com dez minutos para o encerramento da atividade, Kimi Räikkönen cravou 1min44s140, colocando a Alfa Romeo na liderança. A marca do finlandês foi batida em oito milésimos por Verstappen, que pouco depois foi superado por Hamilton. Então, Leclerc marcou 1min43s376, tomando a primeira posição.

Depois de alguns instantes com os pilotos nos boxes, a movimentação na pista voltou a acontecer. Leclerc melhorou ainda mais seu tempo, cravando 1min42s938, ampliando a liderança. Na parte de baixo da folha de tempos, além de Giovinazzi, que abandonou a classificação com o problema no motor, e Alexander Albon, que largará da última posição, foram eliminados Romain Grosjean, da Haas, Lando Norris, da McLaren, e Lance Stroll, da Racing Point.

:Q3

Os pilotos deixaram os boxes tão logo a pista foi liberada, com Räikkönen sendo o primeiro a registrar volta, com 1min44s978, marca logo batida por Ricciardo. Hamilton, então, registrou 1min43s282 com a Mercedes, tempo imediatamente batido por Leclerc, que anotou 1min42s644. Vettel, por sua vez, se colocou na terceira posição, sendo seguido por Bottas e Verstappen. Hülkenberg não anotou tempo.

Após um curto período nos boxes, os pilotos voltaram à pista para a última tentativa de volta rápida, e Leclerc melhorou seu tempo para 1min42s519. Vettel ainda tomou a segunda posição para garantir uma primeira fila vermelha na Bélgica. Hamilton e Bottas partem da segunda fila, enquanto Verstappen e Ricciardo fecham o top-6.

Deixe seu Comentário

Comentários