Card image
Competições
Gasly lidera TL2 atrapalhado pela chuva na Hungria

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/08/2019
  • Atualizado: 02/08/2019 às 11:42
  • Por: Leonardo Marson

Pierre Gasly foi o piloto mais rápido do segundo treino livre para o Grande Prêmio da Hungria, 12ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. Na atividade realizada no final da manhã desta sexta-feira (2) no circuito de Hungaroring, o piloto da Red Bull aproveitou instantes antes de a chuva atingir a região do autódromo em Mogyorod para anotar 1min17s854, garantindo o melhor tempo.

Pierre Gasly
Gasly foi o mais rápido usando pneus macios ainda com a pista seca. (Foto: Red Bull Content Pool)

Com pouco mais de 20 minutos de treinamento, a chuva atingiu o circuito húngaro e fez com que a maior parte dos pilotos ficasse nos boxes, já que não havia condições de se andar com pneus slicks, mas também não havia água suficiente que justificasse o uso de pneus intermediários. Apenas na meia hora final do treinamento é que, com o aumento da chuva, os pilotos passaram a andar na pista com os intermediários.

A segunda posição ficou com Max Verstappen, que acabou 0s055 atrás do tempo de Gasly, seu companheiro de equipe. O holandês, porém, usou pneus médios, enquanto o francês andou com os macios. Lewis Hamilton apareceu na terceira posição, sendo seguido por Valtteri Bottas, com a outra Mercedes. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Daniel Ricciardo, da Renault.

LEIA MAIS:
Hamilton comanda primeiro treino da F1 na Hungria

Kimi Räikkönen fechou a sessão com a sexta posição andando com a Alfa Romeo, sendo seguido por Charles Leclerc, sétimo melhor com a Ferrari. Nico Hülkenberg, com a outra Renault, fechou o treinamento com a oitava posição, ficando à frente de Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo. A lista dos dez mais rápidos foi completada por Daniil Kvyat, da Toro Rosso. Já Sebastian Vettel foi apenas o 13º com a Ferrari.

A sessão ainda foi marcada por uma bandeira vermelha provocada por Alexander Albon ainda nos minutos iniciais. O piloto da Toro Rosso perdeu o controle do carro e acertou a barreira de proteção, danificando a parte traseira do equipamento. Depois do acidente, o tailandês não retornou mais à pista, terminando a atividade sem nenhum tempo registrado.

As atividades da Fórmula 1 em Hungaroring terão prosseguimento no sábado (3) com a realização de mais um treino livre, este marcado para 7h, e a classificação, que terá início às 10h, ambas as atividades com transmissão dos canais Sportv. O Grande Prêmio da Hungria será disputado no domingo (4), com largada marcada para 10h10, e transmissão da TV Globo, do portal GloboEsporte.com e da rádio BandNews FM.

Confira como foi o treino

A segunda sessão de treinos livres foi iniciada com a ameaça de chuva novamente presente ao circuito de Hungaroring. Assim, os pilotos trataram de ir à pista rapidamente. Valtteri Bottas, que não andou na primeira atividade por conta de problemas de motor, foi o primeiro a registrar volta rápida, com 1min19s416. O piloto da Mercedes logo foi superado por Pierre Gasly, da Red Bull, e Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo.

A primeira bandeira vermelha do final de semana foi acionada após cinco minutos de atividade, após Alexander Albon perder o controle de sua Toro Rosso e acertar o muro no segundo setor. O piloto tailandês, que faz sua temporada de estreia na principal categoria do esporte a motor mundial, não teve problemas, mas o carro teve danos da suspensão traseira, e precisou ser rebocado.

Após quatro minutos de interrupção, a sessão recomeçou novamente com Bottas tomando a liderança, agora com 1min18s289, enquanto Daniel Ricciardo colocou a Renault na segunda posição, três décimos atrás do finlandês da Mercedes. Neste momento, a chuva passou a atingir o circuito húngaro a partir da curva cinco. Apesar disso, os pilotos seguiram acelerando com pneus para pista seca.

Lewis Hamilton tomou a primeira colocação do treino com 18 minutos de atividade, quebrando a barreira de 1min18s ao marcar 1min17s985, sendo batido na sequência por Max Verstappen, piloto da Red Bull. Pouco depois, Pierre Gasly assumiu a liderança com 1min17s854, enquanto Sebastian Vettel escapou da pista quando buscava uma volta rápida com a Ferrari.

A partir do 20º minuto da sessão, o que se viu foi um aumento da chuva, que molhou a pista e fez com que os pilotos recolhessem os carros para os boxes. A partir daí, houve pouca ação de pista, com um ou outro piloto andando com os pneus intermediários. Restando 33 minutos para o encerramento da atividade, Carlos Sainz foi à pista com pneus médios em sua McLaren, mas escapou da pista e retornou aos boxes.

A chuva aumentou na meia hora final do exercício, e Räikkönen foi à pista com os pneus intermediários, novamente retornando aos boxes após uma única volta. A partir daí, os pilotos passaram a fazer long runs com os pneus intermediários, obviamente, sem conseguir melhorar os tempos obtidos com pista seca. Melhor para Gasly, que fechou a sessão com o melhor tempo.

Deixe seu Comentário

Comentários