Card image
Competições
Bottas lidera primeiro treino da F1 em Abu Dhabi

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/11/2019
  • Atualizado: 29/11/2019 às 8:41
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, etapa de encerramento da temporada 2019 da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (29) no circuito de Yas Marina, na capital dos Emirados Árabes Unidos, o piloto da Mercedes marcou 1min36s957, utilizando os pneus médios em seu melhor giro.

Valtteri Bottas
Bottas fez um tempo melhor em relação aos três treinos livres do ano passado. (Foto: Mercedes)

A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que acabou a atividade 0s535 atrás do tempo de Bottas. Lewis Hamilton, campeão da temporada e companheiro de Bottas na Mercedes, ficou com a terceira posição, sendo seguido por Alexander Albon, quarto com a outra Red Bull. Sebastian Vettel, com a Ferrari, completou a lista dos cinco primeiros, mesmo batendo a Ferrari nos instantes finais da sessão.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Romain Grosjean, com a Haas, terminou a atividade com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Charles Leclerc, sétimo mais rápido com a Ferrari. Kevin Magnussen, com o outro carro da Haas, apareceu na oitava posição, sendo seguido por Antonio Giovinazzi, piloto que defende a Alfa Romeo. O grupo dos dez primeiros foi completado por Nico Hülkenberg, da Renault.

LEIA MAIS:
Confira a programação para o GP de Abu Dhabi de F1
Williams anuncia Latifi para a vaga de Kubica para 2020
Reginaldo Leme deixa a TV Globo após mais de 40 anos

A atividade contou com duas bandeiras vermelhas, acionada quando restavam 30 minutos para o encerramento. Daniel Ricciardo, que vinha em volta rápida, viu o motor que equipava a Renault que pilotava explodir. O lance lavou a pista – e a Toro Rosso de Pierre Gasly – e forçou a direção de prova a interromper a sessão, que só foi retomada após 13 minutos. Já no fim da sessão, Vettel bateu ao perder a traseira da Ferrari.

O segundo treino livre no circuito de Yas Marina acontece logo mais, a partir das 10h, e contará com transmissão ao vivo dos canais Sportv. O Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 será disputado no domingo (1), às 10h10, e será exibido pela TV Globo.

Confira como foi o primeiro treino livre

A primeira sessão de treinos livres para o Grande Prêmio de Abu Dhabi começou, pelo horário de Brasília, às 6h, com 26°C de temperatura ambiente e 36ºC na pista. Logo que a pista foi liberada em Yas Marina, pilotos como Robert Kubica, da Williams, e Daniil Kvyat, da Toro Rosso, foram à pista, mas o primeiro a registrar tempo foi Sebastian Vettel, com um altíssimo 2min06s031 com a Ferrari.

Pouco depois da volta do alemão, Charles Leclerc anotou 1min40s298, tomando a liderança da sessão. Na sequência, os dois pilotos da Ferrari voltaram aos boxes, enquanto Valtteri Bottas saiu para a pista para sua primeira volta no final de semana. Com 16 minutos de treino, Alexander Albon colocou a Red Bull entre os dois pilotos da Ferrari, mas logo Bottas tomou a liderança, com 1min38s053 com a Mercedes.

O finlandês ainda baixou mais seu tempo, cravando 1min37s975, melhorando a melhor marca da atividade. Max Verstappen fez seu primeiro giro após 22 minutos de sessão, avançando para o segundo lugar, enquanto Vettel pulou para a terceira posição instantes depois. Lewis Hamilton foi para a primeira volta rápida no ensaio e já se colocou em segundo, 0s591 atrás de Bottas.

Bottas melhorou seu tempo para 1min37s939, mantendo a liderança da sessão, ao passo que Vettel superou os dois pilotos da Red Bull para avançar ao terceiro lugar. No fechamento da primeira meia hora da sessão, Verstappen se colocou na segunda posição, ficando entre os dois pilotos da Mercedes. Leclerc, por sua vez, se mantinha em quinto, à frente de Albon.

Verstappen melhorou seu tempo, mas manteve a segunda posição, passando por fora da pista na última curva. Com 53 minutos para o encerramento da sessão, Hamilton tomou a primeira colocação ao marcar 1min37s591, usando pneus macios. Após 40 minutos de treino, todos os pilotos foram aos boxes, paralisando por alguns momentos as ações de pista em Abu Dhabi.

Bottas quebrou o silêncio da pista ao deixar os boxes com pneus médios em sua Mercedes, e marcou 1min36s957, tempo mais baixo em relação aos três treinos livres do ano passado. Em sua última corrida na Fórmula 1, Robert Kubica avançou para a 17ª colocação com a Williams, quando restavam 40 minutos para o encerramento da atividade na capital dos Emirados Árabes Unidos.

Com 35 minutos para o final da sessão, Romain Grosjean colocou a Haas na quinta posição, mas o francês caiu um posto ao ver Albon subir para quarto. A atividade foi interrompida na abertura do terço final em Yas Marina por conta de Daniel Ricciardo, australiano que precisou estacionar a Renault após ter um problema na unidade de força de seu carro, espalhando óleo na pista.

Depois de 13 minutos, a sessão foi retomada em Abu Dhabi, e logo na sequência Vettel foi para a pista, mas manteve o quinto tempo. A sessão foi para o final sem que os tempos melhorassem, e acabou antes da hora, quando Vettel rodou e acertou o muro, provocando a segunda bandeira vermelha da atividade. Melhor para Bottas, que encerrou a sessão com o melhor tempo.