Card image
Coluna
Toyota GAZOO Racing: Stock Car e outras novidades

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/05/2020
  • Atualizado: 29/05/2020 às 17:52
  • Por: Venicio Zambeli

A Toyota GAZOO Racing, marca que abrange todas as atividades relacionadas ao esporte a motor da fabricante japonesa, entrou oficialmente no automobilismo brasileiro este ano. Por meio da Stock Car, ela terá participação com o modelo Novo Toyota Corolla. Para saber mais sobre a iniciativa e as novidades que envolvem a GAZOO Racing no automobilismo, marketing e lançamento de produtos, a Toyota do Brasil respondeu a algumas perguntas para a RACING.

Toyota
Arte: Thomas Bento

Qual a importância para a Toyota trabalhar aqui no Brasil a marca GAZOO Racing nas ruas e nas pistas?
A Toyota considera o automobilismo uma forma essencial de comunicar os sonhos e a emoção que os automóveis geram. Desde abril de 2015, a Toyota GAZOO Racing é a marca que engloba as atividades de esportes a motor da Toyota no mundo, visando herdar a filosofia fundamental da Toyota de desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e seguir criando veículos cada vez melhores por meio da competitividade. E agora chegou a hora do Brasil também conhecer esse lado Toyota mais emocional e de “sangue quente” que temos.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Como as ativações da Toyota GAZOO Racing no Brasil podem contribuir para a troca de experiências e o desenvolvimento de inovações no Centro de Pesquisa Aplicada e no Centro de Design que a marca possui no país?
A Toyota GAZOO Racing, além de englobar as atividades de automobilismo, é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos de comercialização, derivados de melhorias que são aplicadas a partir dos aprendizados e experiências do mundo da competição e alta performance. Dentro do pilar “produto” da Toyota GAZOO Racing, existem diferentes categorias que seguem uma evolução lógica crescente de acordo com o nível de desenvolvimento e engenharia implementados no veículo final.

LEIA MAIS:

Automobilismo: uma nova Fórmula
Espaço aberto para pilotos e convidados na RACING
Games: a chance de pilotar os F1 de Schumacher, Senna e Prost
Ayrton Senna e todos os acidentes de Ímola em 1994

O primeiro passo neste sentido foi o lançamento regional da Hilux GR-S, que não foi desenvolvida localmente, mas vem fazendo muito sucesso e já está em sua segunda geração aqui no Brasil. Além disso, no Salão do Automóvel de 2018, exibimos o Yaris GR-S Concept, um carro conceito da Toyota GAZOO Racing desenvolvido pelo Centro de Design da Toyota do Brasil.

O Yaris GR-S Concept não tem previsão de comercialização e serve de inspiração para projetos futuros, séries especiais e desenvolvimento de acessórios em âmbito local. Ele é mais um fruto do Centro de Design de produto da marca, instalado na planta industrial de São Bernardo do Campo. Inaugurado em agosto de 2016, foi concebido para integrar atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e fornecedores.

Com a entrada da Toyota na Stock Car – uma das categorias de turismo mais conceituadas no mundo – qual a imagem a marca quer passar e qual público espera impactar utilizando o modelo Novo Toyota Corolla, carro que sempre figura entre os mais vendidos e desejados do seu segmento?

O esporte a motor representa a atividade essencial do desenvolvimento da GAZOO Racing para criar carros cada vez melhores, por isso, quando decidimos entrar no Brasil, foi natural a escolha pela Stock Car, o mais popular campeonato de automobilismo do País e que reúne os melhores pilotos. Acreditamos que os excelentes e experientes pilotos que competirão pilotando o Toyota Corolla, como Rubens Barrichello, Nelson Piquet Jr., Rafael Suzuki e o argentino Matías Rossi, tenham tanto sucesso nas pistas como o Corolla tem no mercado.

Outro objetivo da Toyota GAZOO Racing é se aproximar dos fãs mais novos da modalidade e com estes pilotos a bordo dos nossos automóveis temos certeza que teremos sucesso nessa jornada.

Dentro do plano para atrair novos fãs do automobilismo, um dos pilares que estamos desenvolvendo na Toyota GAZOO Racing é o e-motorsports. Por meio de um acordo com a Sony Playstation e a plataforma Gran Turismo Sport, desde 2019 está sendo desenvolvida uma competição virtual da Copa Supra, onde os melhores pilotos virtuais de todo o mundo competem por sete rodadas para definir, num evento presencial dentro do Campeonato mundial da FIA  GT, quem é o melhor piloto virtual de Supra do mundo. A plataforma de e-motorsport está sendo essencial para atrair novas gerações para o automobilismo.

No mundo todo vemos a Toyota participar de eventos de automobilismo de alto nível e performance, como ocorre atualmente no Mundial de Rali, o WEC (Mundial de Endurance), o Rally Dakar, e como já aconteceu também até na Fórmula 1 e na Indy, por exemplo. Como a marca enxerga a transferência de tecnologia das soluções aplicadas em carros de corrida para seus projetos de mobilidade urbana que chegam aos consumidores?

Esse é um dos objetivos da existência da GAZOO Racing. Essa marca engloba todas as atividades de esportes a motor da Toyota ao redor do mundo, visando herdar a filosofia fundamental de nossa marca de desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e seguir criando veículos cada vez melhores por meio da competitividade.
Participar de competições como o campeonato mundial de Endurance, por exemplo, nos permite aprender muito sobre o desempenho da tecnologia híbrida contra as altas exigências, que depois aplicamos ao desenvolvimento dos veículos de rua. O mesmo acontece com a nossa Toyota Hilux que roda no Dakar. É uma competição única que nos permite levar nossas picapes ao limite para continuar melhorando sua qualidade, durabilidade e confiabilidade.

Outros projetos que a TOYOTA GAZOO Racing está realizando é o “5 Continent Drive”, uma experiência única que viaja pelo mundo desde 2014 a bordo de nossos veículos, dirigindo em estradas reais e em situações reais que nossos clientes fazem todos os dias. O projeto vem percorrendo mais de 150 mil kms em todas as condições climáticas e superfícies de estradas possíveis, e depois esses aprendizados serão aplicados em nossas linhas de produção, o que nos permitirá fabricar veículos cada vez melhores

Além da versão de rua da Toyota Hilux GR-S, desenvolvida pela Gazoo Racing com base no sucesso obtido pelo carro em provas de rali mundo afora, existem planos ou estudos de aplicar o desenvolvimento de sua marca esportiva em outros carros e modelos aqui para o nosso país?

Temos alguns estudos de produto e viabilidade de mercado em andamento, mas nada concreto até o momento, por isso, prefiro não fazer comentários mais profundos nesse sentido.

Deixe seu Comentário

Comentários