Card image
Capacete de ouro
Capacete de Ouro premia os melhores pilotos de 2019

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/11/2019
  • Atualizado: 19/11/2019 às 11:18
  • Por: Leonardo Marson

RACING e MOTOCICLISMO promoveram na noite dessa segunda-feira (18) a 23ª edição do Capacete de Ouro, principal prêmio do esporte a motor nacional. A cerimônia, realizada no São Paulo Expo, na abertura do Salão Duas Rodas, em São Paulo (SP), contou com a presença de pilotos e diversas personalidades do automobilismo e do motociclismo brasileiro.

Capacete de Ouro
Capacete de Ouro premiou os melhores pilotos de 2019.

A premiação, pelo segundo ano consecutivo, contemplou pilotos das mais variadas categorias do motociclismo brasileiro. Pedro Rehn venceu a categoria Super Moto, enquanto Jetro Salazar foi o ganhador na classe Motocross. Bruno Crivilin foi premiado na categoria Enduro, enquanto Tunico Maciel triunfou na categoria Rali. Eric Granado foi eleito o melhor do ano em Motovelocidade.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

A cerimônia ainda homenageou outras duas personalidades do motociclismo brasileiro. Diogo Moreira, que vem se destacando na European Talent Cup, e foi representado na cerimônia por Cesar Barros, irmão de Alexandre Barros, e ganhou um Capacete de Ouro, assim como Rafael Paschoalin, que venceu em sua categoria a corrida de subida de montanha Pikes Peak.

Antes do início da premiação para pilotos de carros, o Capacete de Ouro prestou homenagem a Tuka Rocha, piloto que faleceu no domingo em consequência a um acidente aéreo ocorrido na última quinta-feira. Rocha teve longa passagem pela Stock Car, entre 2011 e 2018, e se dedicava a projetos voltados para escolas de kart, visando a formação de novos pilotos.

Na categoria Copa HB20 Pro, o vencedor foi Raphael Abbate, enquanto na Copa HB20 Super, Luciano Viscardi saiu com o Capacete de Ouro. A Hyundai foi representada no evento por Jan Telecki, Diretor Geral da Hyundai no Brasil, e Camila Maluf, gerente da H-Racing, empresa responsável por preparar os carros para o campeonato, que realiza neste ano sua primeira temporada.

Na categoria Rali, que contempla pilotos de provas de velocidade, Juliano e Rafael Sartori foram os vencedores do Capacete de Ouro. Já na categoria Off Road, o troféu ficou com Cristian Baumgart e Beco Andreotti. O piloto ainda apresentou um novo UTV que vem sendo desenvolvido por sua equipe, a X Rally Team, e que estará em breve nas principais provas fora de estrada do País.

Na categoria Formação de Pilotos, João Pedro Maia, que atua na Fórmula Vee, foi o vencedor, enquanto Danilo Dirani, saiu com o prêmio na categoria Kart. Já Felipe Vriesmann, de apenas oito anos, foi eleito a revelação da temporada pelos jornalistas. Dirani e Vriesmann ainda receberam da Pirelli credenciais para acompanhar a etapa final da Stock Car, marcada para o dia 15 de dezembro, em Interlagos.

Na categoria Internacional Top, Sérgio Jimenez, campeão da Jaguar I-Pace eTrophy foi o vencedor do Capacete de Ouro, enquanto Enzo Fittipaldi, que competiu na Fórmula Regional Europeia, venceu o prêmio na classe Internacional. Lucas di Grassi, piloto da Fórmula E, venceu a categoria Fórmula Top, e faturou mais um trofeu na premiação mais importante do automobilismo brasileiro.

Beto Monteiro, que corre atualmente na Copa Truck, venceu o Capacete de Ouro na categoria Nacional, enquanto Thiago Camilo foi o vencedor entre os competidores da Stock Car. A categoria, que foi representada pelo CEO da Vicar, Carlos Col, ainda contou com um prêmio especial: um capacete pintado por Alan Mosca em alusão aos 40 anos da categoria, que será entregue ao campeão da temporada.

Outros seis pilotos receberam homenagens da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA): Celso Melo, na categoria Autocross, Felipe De Nadai, no Kartcross, Fausto de Lucca, na Turismo VNT, Fabiano Cardoso, na Turismo Nacional A, Ted Vitor Barbirato, na Turismo Nacional B, e Diego Riga, no Drift.

A cerimônia foi encerrada com a tradicional foto com todos os vencedores no palco montado na Arena RACING no São Paulo Expo.

Veja os vencedores do Capacete de Ouro:

Prêmios – Motociclismo
Super Moto – Pedro Rehn
Motocross – Jetro Salazar
Enduro – Bruno Crivilin
Rali – Tunico Maciel
Motovelocidade – Eric Granado

Homenagens
Destaque internacional – Diogo Moreira
Homenagem Pikes Peak – Rafael Paschoalin

Prêmios – Carros
Copa HB20 Pro – Raphael Abbate
Copa HB20 Super – Luciano Viscardi
Rali – Juliano Sartori e Rafael Sartori
Off-Road – Cristian Baumgart e Beco Andreotti
Formação de Pilotos – João Pedro Maia
Kart – Danilo Dirani
Revelação – Felipe Vriesmann
Internacional Top – Sérgio Jimenez
Internacional – Enzo Fittipaldi
Nacional – Beto Monteiro
Fórmula Top – Lucas di Grassi
Stock Car – Thiago Camilo

Momento CBA
Autocross – Celso Melo
Kartcross – Felipe Sanson De Nadai
Turismo VNT – Fausto de Lucca
Turismo Nacional A – Fabiano Cardoso
Turismo Nacional B – Ted Vitor Barbirato
Drift – Diego Higa